A ZonXplorer

Em 14 de agosto de 2012

Interfaces de som AY já não são novidade desde a "época de ouro" dos TKs, porém alguns aficionados recentemente começaram a produzir "demos" que utilizam duas interfaces AY combinadas, num total de 6 canais de som. Essas interfaces usadas são uma expansão da ZXpand combinada com uma MrX, uma outra placa AY para o ZX81. Apesar de funcional, o conjunto peca em alguns pontos, na minha opinião:

- Grande demais e "pendurado" demais. Lembrando que estamos falando de 3 interfaces juntas.
- Precisa necessariamente da ZXpand pra funcionar
- Preço! Encarar a compra das 3 interfaces e ainda correr o risco de ficar no imposto da Aduana, não é mole.

Com isso em mente, eu estava disposto a fazer uma interface que já tivesse os dois AY combinados e principalmente, fosse stand-alone e pudesse ser usada inclusive com um ZX81-compatível sem absolutamente nada extra.

Após os estudos iniciais resolvi fazê-la usando uma GAL, um chip de lógica programável, que iria simplificar o layout e a quantidade de peças. Desenvolvido o código do chip, sobraram pinos e ainda bastante espaço para mais algumas idéias e pensei:
- Por que não criar uma interface híbrida, que funcionasse no ZX81 e no ZXSpectrum?

Estava lançada a idéia, mas eu tinha apenas imaginado de usar uma única placa, apenas mudando o conector. A solução que adotei no entanto foi a sugerida pelo amigo Daniel Viana: ele teve a brilhante idéia de adicionar um segundo conector na outra extremidade da placa, então a interface poderia ser conectada num ZX81 de um lado e, quando girada 180 graus, conectada num ZX-Spectrum compatível. Nascia então a ZonXplorer, nome combinado da "Zonx", a placa AY original do ZX81, com a "Explorer", nome das nossas interfaces nacionais para o TK90X.













Notem que existe dois pequenos jumpers "de solda" num dos cantos da placa. Esses jumpers quando fechados permitem que a ZonXplorer seja conectada junto com uma ZonX original, ou mesmo o AY montado internamente no TK85, ficando com um total de 9(!) canais de som.




Video em 12 de Julho de 2012



(Todas as músicas ouvidas nesse vídeo são composições do usuário Yerzmyey compostas num ZX81.)

Fotos de 5 de Julho de 2012





Voltar - Home


Comente



Nome:

E-Mail: (não será divulgado)

Mensagem:


 Quero ser notificado por e-mail quando houver respostas nesse artigo


Trocar imagem
 
Quais as letras mostradas ao lado?



Em 18/8/2012 15:31:00 por Wagner
Olá! Tudo bem? Ótimos trabalhos e um grande site! Eu trabalho com desenhos e ilustrações vetoriais em Corel Draw e Illustrator. Se vc necessitar, posso ilustrar desenhos de circuitos elétricos, placas e trilhas com ótima arte final e com qualquer espessura de linhas, à partir de qualquer desenho rudimentar com lápis ou caneta comum. Dependendo do tamanho e da complexidade do desenho, podemos combinar valores justos e com resultado profissional e satisfatório. Quem sabe poderemos fazer uma grande parceria? Boa sorte! Sds!
Em 2/9/2012 16:14:00 por SirMorris
Bravo!
Em 2/9/2012 19:35:00 por Marco
Hi from Italy ! Nice project im a Spectrum fan and i like to see new things for the Speccy. Your proyect is very close to the one that the italian magazine Elettronica 2000 printed in 1986, if you whant you can see the magazine at this address: http://speccybits.altervista.org/scansioni/ (see nr.81 febb.86) Bye
Em 5/9/2012 16:38:00 por tuna
Bem legal, vc tem materias ou já fez conversão de TK-95 para usar placa mini itx ? Tenho um inteiro que não uso e gostaria de converter para PC e usar linux (ou trocar com alguem q tem o chassis e teclados bons e a placa ruim, etc). []s
Em 17/6/2013 11:08:00 por Ricardo Santos
Olá, necessito da sua ajuda!!! Tenho um zx81 que recuperei, no entanto qui em Portugal não encontro nenhuma expansão de memória para 16K... Qual a maneira mais facil de aumentar a RAM? tenho visto alguns esquemas na internet mas queria algo mais simples e detalhado... pode ajudar-me? Um Abraço Ricardo http://zx48.blogspot.pt/