A ZonXplorer

Em 14 de agosto de 2012

Interfaces de som AY já não são novidade desde a "época de ouro" dos TKs, porém alguns aficionados recentemente começaram a produzir "demos" que utilizam duas interfaces AY combinadas, num total de 6 canais de som. Essas interfaces usadas são uma expansão da ZXpand combinada com uma MrX, uma outra placa AY para o ZX81. Apesar de funcional, o conjunto peca em alguns pontos, na minha opinião:

- Grande demais e "pendurado" demais. Lembrando que estamos falando de 3 interfaces juntas.
- Precisa necessariamente da ZXpand pra funcionar
- Preço! Encarar a compra das 3 interfaces e ainda correr o risco de ficar no imposto da Aduana, não é mole.

Com isso em mente, eu estava disposto a fazer uma interface que já tivesse os dois AY combinados e principalmente, fosse stand-alone e pudesse ser usada inclusive com um ZX81-compatível sem absolutamente nada extra.

Após os estudos iniciais resolvi fazê-la usando uma GAL, um chip de lógica programável, que iria simplificar o layout e a quantidade de peças. Desenvolvido o código do chip, sobraram pinos e ainda bastante espaço para mais algumas idéias e pensei:
- Por que não criar uma interface híbrida, que funcionasse no ZX81 e no ZXSpectrum?

Estava lançada a idéia, mas eu tinha apenas imaginado de usar uma única placa, apenas mudando o conector. A solução que adotei no entanto foi a sugerida pelo amigo Daniel Viana: ele teve a brilhante idéia de adicionar um segundo conector na outra extremidade da placa, então a interface poderia ser conectada num ZX81 de um lado e, quando girada 180 graus, conectada num ZX-Spectrum compatível. Nascia então a ZonXplorer, nome combinado da "Zonx", a placa AY original do ZX81, com a "Explorer", nome das nossas interfaces nacionais para o TK90X.













Notem que existe dois pequenos jumpers "de solda" num dos cantos da placa. Esses jumpers quando fechados permitem que a ZonXplorer seja conectada junto com uma ZonX original, ou mesmo o AY montado internamente no TK85, ficando com um total de 9(!) canais de som.




Video em 12 de Julho de 2012



(Todas as músicas ouvidas nesse vídeo são composições do usuário Yerzmyey compostas num ZX81.)

Fotos de 5 de Julho de 2012





Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE