Capacitor Invertido no TK90X

Em 19 de Maio de 2011

O Flávio Matsumoto descobriu uma falha na linha de montagem da Microdigital e ensina como resolvê-la. A foto e texto abaixo são do Flávio, reproduzidas aqui com autorização dele.



SUBSTITUIÇÃO DE CAPACITORES ELETROLÍTICOS

Os capacitores eletrolíticos são os componentes de menor vida útil de aparelhos eletrônicos. A solução de eletrólito contido pode secar ou vazar, alterando as características do capacitor a ponto de comprometer seu funcionamento. O problema é maior para capacitores mais antigos, que foram fabricados com alumínio de menor pureza. Entretanto há capacitores atuais de baixo custo, com vida útil bem curta.

Há poucos capacitores eletrolíticos no TK90X, usados como filtragem para as tensões de alimentações. Apesar de não serem componentes muito criticos nesta linha de computadores (os usuários de Amiga são mais paranóicos nesse sentido), após algumas décadas torna-se recomendável efetuar sua substituição. Se você não sabe como fazer, deixe o trabalho para um técnico em eletrônica, o qual certamente não encontrará dificuldades para tal. Advertência: eu não me responsabilizo por qualquer problema surgido na tentativa mal sucedida de troca de capacitores. Apesar de não ser um procedimento muito difícil, quem não possui experiência pode acabar cometendo erros.

Além dos capacitores que estão visíveis na placa de circuito impresso, há um que fica oculto dentro da caixa de modulador de RF. Para ter acesso a ele, deve-se abrir a tampa metálica soldada.

CAPACITOR ELETROLÍTICO INVERTIDO (!)

Ao contrário de capacitores com dielétrico de cerâmica ou de filme de polímero, os eletrolíticos são polarizados. O dielétrico deste tipo de capacitor é uma finíssima camada de óxido de alumínio, formado quando a superfície do alumínio é eletrolisado com a aplicação de uma tensão elétrica.

Se a tensão for invertida, a reação inversa ocorre, isto é, o óxido de alumínio é reduzido para o metal, destruindo o dielétrico e podendo deixar os eletrodos em curto-circuito. Pode ser que capacitor possa até resistir sob polarização errada, porém não terá desempenho satisfatório.

Entretanto há um erro no TK90X, o capacitor C1 está ligado invertido! Na foto abaixo, este capacitor é o que está à direita, abaixo do integrado regulador 7805.
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function imagecreatetruecolor() in /home/victortrucco/funcoes.php:91 Stack trace: #0 /home/victortrucco/funcoes.php(1205): CriarThumb_ShotGraph('', 'Capacitores1e2....', 400, false) #1 /home/victortrucco/TK/CapacitorInvertido/CapacitorInvertido.php(79): Print1Foto('Capacitores1e2....') #2 {main} thrown in /home/victortrucco/funcoes.php on line 91