Emulador de Cartuchos: Odyssey

Em 31 de janeiro de 2009.




Aqui explicarei passo a passo como montar um cartucho para o vídeo game Odyssey para ser usado em conjunto com o Emulador de Cartuchos.

Material necessário:
1 cartucho de Odyssey
1 Cabo de Floppy já modificado veja o tutorial
1 pedaço de placa universal
1 parte de barra de pinos dupla, com 34 pinos
Fio fino para as ligações ou um pedaço de flat cabe

Dremel, Ferro de Solda, Solda de boa qualidade, lima
Chave de fenda, estilete, sugador de solda

Etapa 1
Comece escolhendo um cartucho que você não queira mais. Pode ser qualquer um, até mesmo o Formula 1, que se vê aos montes por ai.



Etapa 2
O Cabo é o mesmo do outro tutorial.



Etapa 3
Comece cortando um pedaço da barra dupla. Meça a parte a ser cortada com o próprio cabo. Veja a segunda foto.
Basta fazer uma leve força com um estilete que o plástico é cortado na posição exata.



Etapa 4
Abra o cartucho, retirando os dois parafusos frontais, próximo a parte de baixo. Tenha cuidado ao abrir, para a mola e a lingueta metálica não saírem voando... ;)


Etapa 5
Com a placa em mãos deveremos retirar o chip do jogo original. A retirada de CIs requer certa dose de prática. Para facilitar as coisas, você poderá usar um pequeno alicate e cortar todos os terminais do CI e depois ir retirando os pinos um a um dos furos.



Etapa 6
Com o chip removido, temos a placa que será usada como base do cartucho do emulador.

Dependendo do jogo escolhido, a placa será ligeiramente diferente. Apesar dos modelos diferentes, todas podem ser usadas. A diferença está nos pads das trilhas A11 e A12, que às vezes não tem ligação até lá.

O que interessa para nós no momento é a pinagem que sai no slot do vídeo game. Compare a placa que você escolheu com as duas fotos, e observe o caminho das trilhas até os furos do CI.



Etapa 7
Na parte de cima, onde estava o CI, temos todos os sinais necessários para o funcionamento do emulador. Note que no meu caso não existe um furo para a linha A12, estão terei q soldar o pino diretamente no pad.

As três placas diferentes que comentei, são justamente por causa do tamanho do jogo. Esta é uma de 4K do Come-Come. Não era usada a última linha, A12, então deixaram a trilha de fora.

Nos jogos de 2k, tanto a trilha do A11 como a do A12 deverão ser soldadas diretamente no pad.

Nos jogos de 8k, isso não será problema, porque todas as linhas estão presentes.



Etapa 8
Você poderá soldar os fios pela parte de baixo da placa, mas a linha do A12 não está presente aqui, devendo ser soldada na parte de cima.

Note que se você escolheu um cartucho de 2k, o segundo pino da direita para esquerda estará ligado à terra. Use um estilete ou a Dremel para cortar a ligação.




Etapa 9
Com a Dremel ou outra ferramenta de corte, corte um pedaço de placa padrão de 4 linhas de furos. Veja a terceira foto.



Etapa 10
Coloque o conector bem no centro da placa e solde pino a pino.



Etapa 11
Primeiramente devemos fazer uma adaptação física no cartucho, para comportar o conector. Corte os lados da placa padrão até caberem dentro da parte plástica da metade traseira do cartucho.

Com a ponta de um estilete, risque o plástico para marcar o corte. Meça um pouco menos, para dar acabamento depois. É melhor ir tirando o excesso do que ficar um rombo sem tamanho para fechar.



Etapa 12
Com a Dremel ou outra ferramenta, vá cortando o plástico aos poucos, dando acabamento com a lima. Meça o conector novamente a cada poucos segundos, para não passar do ponto. Com um pouco de paciência, fica perfeito.



Etapa 13
Com a parte traseira pronta e o conector encaixando perfeitamente passe para a parte frontal. Aqui é mais fácil, bastando tirar a rebarba que existe. Compare as duas fotos.

Bastam alguns segundos de uma lima de boa qualidade que fica perfeito.



Etapa 14
Terminando o trabalho, junte as duas partes e confira o resultado. Se fizer com capricho, parece original de fábrica. ;)



Etapa 15
Agora é a parte chata da coisa.

Aqui temos a barra de pinos vista DE CIMA, mas nem todos os pinos precisam ser ligados. No caso do Odyssey, somente de A0 a A12, de D0 a D7, /OE e GND. Consulte as fotos das etapas 7 e 8 e preste bastante atenção nas ligações.

O sinal /CS deverá ser ligado à Terra (GND). Basta fazer uma pequena "ponte" de solda no conector. NÃO LIGUE O VCC VINDO DO EMULADOR!



Etapa 16
Realmente não é uma coisa muito bonita de se ver. Um dia aprendo a fazer montagem wire-up como as fotos que vejo "por ai". Talvez utilizando um pedaço de flatcable, o resultado seja mais agradável.



Etapa 17
Destaque para a ligação da linha A12 no pad. Faça a solda o mais longe possível, para não atrapalhar o encaixe do cartucho no vídeo game. Como dito anteriormente, se você utilizou um cartucho de 2K, faço o mesmo no pad da linha A11.



Etapa 18
Com tudo soldado e muito bem conferido, é hora do teste. Encaixe a plaquinha no Odyssey, com a frente virada para o teclado. A frente da placa é onde estava o chip. Você pode reconhecer pelo fio A12 soldado diretamente no pad.

Coloque o Emulador em modo "Atari/Odyssey", escolha qualquer jogo de 8K e ligue o vídeo game. Carregando um jogo de 8K, você estará testando todas as ligações de uma vez. Com um pouco de sorte, você acertou de primeira.

(Eu não acertei... que vergonha)... Depois de conferir as ligações descobri o culpado e passou a funcionar bonito.



Etapa 19
Agora montaremos definitivamente o cartucho. Com cuidado, arrume os fios para uma melhor acomodação.




Etapa 20
Note que o conector ainda está solto. Precisamos colocar um batente, para ele não afundar quando encaixarmos o cabo. Eu tinha duas pecas plásticas que retirei de alguma sucata e o tamanho era perfeito.

Basta um pouco de Super Bonder, ou melhor ainda, Araldite e fixamos as peças no lugar. Veja a segunda foto.



Etapa 21
Quase lá... Encaixe a mola na parte de trás da placa e a lingueta, empurrando a mola, no suporte plástico.



Etapa 22
Feche e aparafuse o cartucho. Com uma caneta de retroprojetor (dessas que se escreve em CD), faça uma marca no cartucho para você não se esquecer de qual lado colocou o pino 1 do conector.

Agora um ultimo teste só para garantir que está tudo certo.




Etapa 23
Parabéns! Você tem o seu cartucho de Odyssey para usar no Emulador de Cartuchos.

Um abraço e até a próxima.



Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.