Os Monitores LG M1721A e M1921A

Em 14 de Agosto de 2010.


Os monitores da LG M1721A e M1921A tem uma característica interessante. Além das entradas para vídeo composto e S-Video eles aceitam um sinal RGB a 15Khz direto do conector VGA. Isso significa que você pode ter toda a beleza do Amiga, Atari ST, Spectrum 128, MSX, Mega Drive ou qualquer outro equipamento que tenha saída RGB, direto no monitor, sem precisar de absolutamente nada extra. Justamente essa é a maior dificuldade: como montar o cabo necessário? Como é a pinagem? Como ficam os equipamentos que só tem Sincronismo Composto? Bem, vou apresentar os dois casos mais comuns de ligação e provavelmente qualquer equipamento se encaixará numa dessas categorias. Ah sim...Lembrando que esse monitor é analógico, portanto já podemos descartar qualquer equipamento que tenha saída de video somente em digital, que precisaria no mínimo de um conversor Digital-Analógico para funcionar.

Antes de começarmos, é necessário colocar o monitor em modo "DTV". Basta pressionar o botão "Input" no controle remoto ou no topo do monitor até que a opção RGB-DTV fique selecionada. Quanto ao cabo a ser montado, poderia inclusive ser ligado direto na traseira do monitor, mas para facilitar eu estou usando o cabo VGA padrão que acompanha o monitor e montando somente um cabinho pequeno com um conector VGA fêmea.


Vamos às ligações então:

Primeira categoria - Equipamentos com sincronismos separados (VSync e HSync)

Aqui um bom exemplo é o Amiga, mas o mesmo serve para qualquer outro equipamento com as mesmas características.

A pinagem do monitor é o VGA padrão e as ligações com o conector RGB do Amiga são mostradas abaixo.


Como se percebe, nenhum mistério. Basta montar um cabo conectando pino a pino. R do Amiga vai no R do VGA, G com G, B com B, Terra nos pinos 6, 7 e 8 do VGA, HSync com HSync, VSync com VSync. Montei um cabo desse pra um amigo tempos atrás mas não cheguei a tirar fotos. De todo jeito, pela simplicidade, acredito que ninguém vai se enrolar pra fazer.

Segunda categoria - Equipamentos com um único sincronismo (CSync)

Quando temos somente o sinal CSync, que nada mais é do que os sinais HSync e VSync combinados, num primeiro momento pode parecer que precisamos de um separador de sincronismo, mas a verdade é que a ligação é mais simples ainda. Basta ligar o CSync na entrada de HSync do monitor que ele se encarrega de separar os sinais! Quer mais moleza que isso? :D

Eu montei um cabo para usar no Spec 128 e também no meu TKPlus onde eu montei a saída RGB com a mesma pinagem do Spec.

As ligações são simples: R com R, G com G, B com B, Terra nos pinos 6, 7 e 8 do VGA e, como eu disse, CSync do Spec com HSync do VGA.


O cabo montado:


A qualidade da imagem é impecável.


Os testes acima foram feitos no Spec 128 +2 com a DivIDE Plus. Notem que o cabo que eu montei vai na ponta do cabo VGA do monitor.


Essas abaixo são no TKPlus com a IDS. A qualidade é ótima, tal qual o Spec 128.


Como se pode ver, o M1921A substitui perfeitamente os antigos monitores de 15Khz como o tradicional Commodore 1084S, além de serem mais leves e ocuparem bem menos espaço que os antigos CRTs. Juntamos a isso o TN200, a entrada de RF deste monitor, temos a solução completa para os micros e videogames antigos, tudo num único equipamento. Infelizmente nem tudo são flores. Esses monitores já estão fora de linha e achá-los novos hoje em dia já não é uma tarefa fácil. Mas sempre é bom dar uma conferida nas lojas de informática atrás de algum estoque antigo.

O manual deste monitor também é meio chato de achar, então inclui um PDF aqui.

Atualizado em 29 de agosto de 2010

Alguns amigos estão tendo problemas para colocar o monitor funcionando em alguns micros. Isso teria que ser estudando caso a caso, mas como eu não tenho as maquinas à mão para poder fazer os testes, coloco aqui as fotos do osciloscópio com as medições que fiz por aqui.

A primeira mostra o CSync de três equipamentos. Tanto o Spectrum 128, quanto o meu TKPlus, como o meu Odyssey (sim, o meu Odyssey está com saída de video RGB analógico, veja o artigo aqui), apresentam o sinal de Sync mais ou menos iguais.


Aqui os sinais R, G & B. Apesar deles serem parecidos entre si, os sinais no Odyssey é um pouco diferente, como pode ser visto na imagem da direita.




Atualizado em 17 de março de 2011

O leitor Fernando Gallego fez alguns testes com o M1721a no MSX e verificou que somente colocando o CSync no HSync do monitor NÃO é suficiente para que o LG funcione. Ele construiu um circuito clássico utilizando um LM1881 para fazer a separação do sincronismo, ligando apenas a saída do pino 1 do LM ao HSync do monitor, deixando o Vsync desligado. O circuito pode ser ligeiramente simplificado, retirando-se o resistor de 1K e o diodo zener caso se ligue uma saída de 5V diretamente ao pino 8 do LM. Originalmente este esquema está postado no MSXPro no artigo RGB->VGA.


Agradeço ao Fernando pelos testes.

Dúvidas ou sugestões, comente no espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente





NO MOMENTO OS COMENTÁRIOS ESTÃO DESABILITADOS!!!

Estou migrando de servidor, voltamos em breve!