Conserto do monitor LG1921a

Em 14 de Dezembro de 2013

Os monitores LG1721a e LG1921a suportam RGB a 15Khz, como já eu tinha avaliado em outro artigo. Porém, um defeito que parece ser comum nesses equipamentos é o equipamento funcionar bem, porém sem som. O amigo Juan Castro me perguntou se era possível eu tentar identificar o problema num monitor desses e aceitei prontamente.

Assim que recebi o monitor achei que eu tinha me metido numa "furada", porque era bem evidente que ele já tinha sido (mal) aberto a julgar pelas marcas de chave de fenda em toda a borda de encaixe.


Como já tive oportunidade de dizer, eu faço a abertura dos encaixes com palhetas de guitarra que são de plástico e não marcam, mesmo se for preciso usar um pouquinho mais de força. Depois de completamente desmontado, me pareceu que tentaram resolver o defeito com limpa-contato ou algum micro-óleo porque a placa estava bem "ensebada". Com paciência dei uma pequena lavada com um algodão embebido em benzina e depois uma limpeza geral com alcool isopropílico.


Agora que eu já estava conseguindo pegar na placa sem sujar as mãos e toda a bancada, identifiquei rapidamente o problema: o CI que faz a amplificação do som tinha "explodido".


Nessas fotos fica mais evidente os "buracos" no CI. Antes que perguntem, foram feitas com um microscópio USB chinês, facilmente encontrável em sites de bugingangas e afins.


Com a estação de ar quente fiz a retirada do CI. As fotos anteriores dão a impressão que é um chip enorme, mas veja o tamanho comparado com meu dedo.


Agora é limpar a placa, aplicar fluxo de solda e preparar o "terreno" pro chip novo. Note que para facilitar o processo de retirada e resoldagem eu retirei temporariamente os dois capacitores eletrolíticos que ficavam ao lado do CI.


Foi só montar e testar. Mais um monitor salvo!




Agradeço ao amigo Juan Castro pela oportunidade.

Dúvidas, sugestões? Use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.