Conserto de um Hotbit

Em 15 de Fevereiro de 2014




Não mexo muito em MSX e considero o conserto dele um pouco difícil, porque um defeito na maioria das vezes significa o micro com a tela preta, sem nenhuma dica de onde o problema possa estar. Bem, o amigo Juan Castro tinha esse Hotbit muito bonito, porém parado e me pediu para dar uma olhada no bichinho. Seria uma boa hora para começar a "perder o medo" de consertar MSX! :P

Comecei testando as voltagens da fonte, o Z80 e o conteúdo da ROM. Certa vez cheguei a pegar um micro com a ROM corrompida que foi só gravar um novo CI que estava resolvido, mas não dei essa sorte dessa vez, pois os três itens estavam ok. Como não tinha outro jeito, então precisei partir para o trabalho investigativo. Eu ia trocar de cara as 8 memórias, mas resolvi dar uma olhada nos sinais antes de meter o ferro de solda. No osciloscópio, todas as linhas tinham movimento, exceto o /CAS que estava direto em nível alto. Olhando o esquema do Hotbit comecei a catar como o sinal era formado.


Neste trecho do esquema o /CAS é gerado pela combinação OR da saída do CI2 com com /MREQ, que nesse caso estava funcionando de acordo. A saída do CI2 (um FF 74LS74) ficava sempre em nível alto, o que impedia o /CAS de descer. Como o clock dele estava ok, verifiquei a entrada de dados, que estava parada, sugerindo que o problema estava mais "para atrás".


Continuando a busca, a entrada do FF vinha da saída Y3 do CI14, um 74LS139, um demultiplexador 2 para 4. Verificando as entradas, ambas ficavam paradas em nível baixo, logo Y3 nunca era selecionado.


O CI10, um 74LS153 seria o responsável por habilitar as entradas do CI14, porém os gates dele nunca desciam, logo as saídas não se moviam. Outro FF 74LS74, CI9 deveria fazer o controle dessas portas.


O CI9 por sua vez era comandado por uma porta OR do CI8 combinando /WR (que estava normal) com a saída Y5 do CI5, um 74LS138. Essa saída ficava sempre em nível alto, logo o FF não mudava o estado. O LS138 é um seletor que tem 3 entradas e 3 gates, selecionando uma de suas 8 saídas. Tanto as entradas quanto os gates pareciam normais, mas a saída para o FF nunca era selecionada. Examinando as outras saídas, percebi que a Y2 não estava nem em nivel alto, nem em baixo, permanecendo no meio do caminho. Ela era a entrada de um outro LS138, logo não teria explicação ela não estar com nível definido.

Pelo comportamento estranho do CI resolvi sacá-lo da placa e realmente ele apresentava defeito.


Após a troca o Hotbit passou a funcionar normalmente.




Agradeço ao amigo Juan Castro pela oportunidade.

Dúvidas, sugestões? Use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.