Sensor na Caixa D'água



Em 31 de dezembro de 2009.


Em casa de geek, até a caixa d'água tem que ter tecnologia! A tempos minha esposa me pedia pra instalar um esquema para ela não ter q ir até a parte de cima da casa para ver quanto de água ainda havia na caixa. Eu até já tinha comprado uma bóia com chave de mercúrio que poderia ligar e desligar a bomba automaticamente, mas como a cisterna nessas épocas de verão sempre anda com o nível baixo, fiquei com medo de ligar a bóia e a bomba trabalhar sem água, o que poderia danificá-la. Antes que sugiram o óbvio, colocar tambem uma bomba de mercúrio na cisterna, já digo que o acesso seria muito dificil, o que enviabilizaria a instalação. Claro que eu também já conhecia o sisteminha de pesos e polias pendurado do lado da caixa, que alias já vi até de garrafa PET, mas dai eu estaria perdendo a oportunidade de fazer algo "engraçadinho". Minha primeira idéia foi fazer algo com um microcontrolador e com alguma matemática calcular o volume de água, mas no fim optei por algo bem simples, usando portas lógicas e LEDs.


Como se pode ver, o circuito é bem simples e na figura mostra apenas uma das seis portas disponíveis no chip. Dependendo do tamanho da caixa d'água e da "resolução" da leitura desejada e só ir duplicando o mesmo circuito. Eu usei nove sensores, portanto dois CIs foram necessários. O funcionamento também não tem nenhum segredo. O LED está ligado diretamente na saida da porta inversora e na entrada temos um resistor de valor alto para o positivo, fazendo que a porta fique em estado lógico 1 na entrada e com a inversão, 0 na saida mantendo o LED apagado. Quando a água toca os terminais do sensor, faz com que a resistencia caia para algumas centenas de K, então a entrada assume nivel lógico 0 e com a inversão, 5V na saída, acendendo o LED.

Cada sensor nada mais é de que dois pregos presos num pedaço de barra de conectores parafusados.


Minha barra de sensores foi feita a partir de um pedaço de aluminio onde prendi os nove sensores e com um pouco de cola quente procurei isolar ao máximo as partes metálicas para evitar a ferrugem. Os pregos são de aço pelo mesmo motivo.


Eu precisava de dez fios, nove sensores + terra, então usei cabo flat num conector DB15.


A montagem foi feita em placa padrão e acondicionado numa caixa Patola. Este botão nada mais faz do que ligar a alimentação, ou seja, só há consumo da bateria quando ele é pressionado.


Uma vez instalado o sistema, pressionando o botão sabemos através dos LEDs qual é a altura de água dentro da caixa. Veja que na primeira foto seis LEDs acenderam. Depois de algum uso, banho, louça, máquina de lavar, pressionei novamente o botão e somente cinco LEDs estavam acessos dessa vez.

Para quem procura um jeito legal de medir o nível de água, tem uma tarde livre e um pouco de habilidade com ferro de solda, esta é uma solução bem fácil.

Atualizado em 12 de Dezembro de 2010

Uma das maiores dúvidas em relação a este artigo é que muitos não entenderam que no meu esquema original eu mostrava apenas um dos sensores, bastando replicar o mesmo esquema quantas vezes fossem necessário, de acordo com o gosto de cada um. Pois bem, para acabar de vez com a dúvida, publico o esquema completo do equipamento que eu montei, com 9 LEDs.




Agradeço ao leitor Gustavo Miranda por ter desenhado o esquema completo do projeto e autorizado a sua publicação aqui nesta página.

Dúvidas ou sugestões, utilize o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



Nome:

E-Mail: (não será divulgado)

Mensagem:


 Quero ser notificado por e-mail quando houver respostas nesse artigo


Trocar imagem
 
Quais as letras mostradas ao lado?



Em 1/1/2010 09:06:00 por Anselmo Vilas
HAHAHAHA. Sensacional
Em 1/1/2010 15:50:00 por Walter Nunes MARUJO
o que ocorre com os eletrodos nao e ferrugem, e corrosao eletroquimica ou ataque galvanico. Uma maneira de evitar manutencao vi na elektor: usando um oscilador pra mandar AC pros sensores e com isso restabelecer a continuidade. Outra coisa, um professor meu que e eng quimico me alertou pra nao deixar colaquente e silicones em contato na agua de beber. Parece que a longo prazo causa problema, ele citou diluicao de ftalatos. Da uma pesquisada, ok?
Em 1/1/2010 16:01:00 por Victor Trucco
Marujo, obrigado pela a observação. Realmente eu não tinha pensado a longo prazo e utilizei o material que eu tinha a mão quando montei a barra sensora. Vou reavaliar pra ver se penso em algo melhor. Apesar de eu não necessáriamente beber a agua, ela é usada para cozinhar, banho, escovar os dentes, o que no fim das contas também deve ser prejudicial. Agradeço as dicas. Um abraço.
Em 2/1/2010 11:05:00 por Eduardo Luccas
Victor, experimente usar, ao invés de pregos, parafusos de aço inox. São mais caros porém vai evitar esses problemas de oxidação ou ao menos postergar muito o aparecimento.
Em 2/1/2010 15:28:00 por Tião Ferreira
Cara, sou seu fã!
Em 2/1/2010 21:02:00 por Eduardo Dias
O invés de usar cola-quente, poderia tentar Durepox, já muitos consertos em encanamentos usando Durepox...
Em 4/1/2010 12:23:00 por Victor Trucco
Eduardo Luccas: Esses pregos são de aço, acho que não vai ter problemas nesse sentido.

Eduardo Dias: ótima sugestão. Acredito que massa epóxi depois de seca não terá problema se ficar em contato com a água. Como o Walter sugeriu, entrei em contato com um professor de quimica para falar sobre os ftalatos, dai aproveito e pergunto sobre o Durepox.

Agradeço a sugestão de vocês.
Em 10/1/2010 18:14:00 por Flávio M Matsumoto
Oi, Victor, parabéns pelo seu projeto que lembra o estilo do DCE: simples, sem frescuras, mas funcional. Eu respondi o seu e-mail, espero que lhe sirva de subsídio. Para encerrar, de olho o prego parece ser do tipo aço galvanizado com zinco. O zinco vai embora com tempo, expondo o aço que irá enferrujar. O aço que sofre pouca corrosão é o inox, os demais enferrujam sim.
Em 12/1/2010 10:36:00 por Augusto Almeida
Fala rapaz, gostei muito desse projeto, e é muito útil nessa época quente! Queria saber se dá pra substituir direto o CD4069 pelo 74HC04 ou 74LS04? Abraço!
Em 12/1/2010 10:40:00 por Victor Trucco
Augusto: dá pra usar sim, mas vc não poderá usar alimentaçao direta da bateria. O 4069 por ser CMOS trabalha sem problema com um range de 3v a 15v, entquanto os TTLs somente 5V. Bom, um jeito facil pra vc manter a bateria é intercalar com um 7805. Não é economico, mas o circuito consome ridiculamente pouco, então a utilização assim é viável.

Prof. Flávio: Agradeço mais uma vez as explicações que o sr. me passou por e-mail. Vou esperar faz 1 mes do sensor dentro da caixa dagua e irei retirá-lo para avaliar como está ficando e irei aproveitar a excelente dica do silicone de aquário para cobrir as partes que não deveriam ficar expostas. Abraço.
Em 22/1/2010 22:54:00 por Flavio M Matsumoto
@Augusto: Além da tensão de trabalho que o Victor menciona, a série TTL 74LS precisa de uma corrente rezoável na entrada, não sei se vai funcionar. A série 74HC é CMOS, portanto funciona, mas a tensão de funcionamento máxima é de 6V neste caso substitua a bateria quadradinha por 3 pilhas (4,5V). É bom intercalar um resistor de 220 ohms entre a saída do integrado e o LED.
Em 31/1/2010 13:32:00 por Junior Capela
Cara... Já gostava dos seus comentários na lista.... agora, virei seu fã... muito 10 essa idéia..... acho que vou montar algo do genero no sitio... hehehehe
Em 31/1/2010 15:27:00 por Victor Trucco
Fala Junior, este circuitinho ficou bem simples e é MUITO funcional. Vale a pena principalmente por é baratinho pra fazer. Abraço.
Em 9/2/2010 14:22:00 por RAMOS
PARABEM PELO PROJETO ACIMA DESCRITO........COMO SOU LEIGO EM ELETRONICA..PODERIA DESCREVER AS PEÇAS QUE PRECISO COMPRAR ...SE POSSIVEL DECLINANDO O ENDEREÇO DA LOJA....DESDE JA AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.....
Em 12/2/2010 15:20:00 por Victor Trucco
Fala Ramos, as peças são bem comuns e faceis de serem encontradas. Eu sou do RJ, não adiantaria eu te dar endereço de loja, mas até pela internet vc compra, como por exemplo na compomil (http://www.compomil.com.br). Aquele esquema postado lá em cima é para cada sensor da barra, então vc multiplica pelo numero de sensores q vc vai usar. No caso o chip CD4069 tem 6 portas lógicas então é 1 chip desse para cada 6 sensores, entendeu? Supondo que vc vá montar uma barra de 6 sensores, vc precisaria ainda de 6 resistores de 2M2 1/4w, 6 resistores de 1K 1/4w e 6 LEDs. Fora isso uma bateria quadradinha de 9V com clip, 1 botão push-button N.A. e uma caixinha padrão para montagem. Um abraço.
Em 28/3/2010 14:58:00 por rui pimentel
Olá, Victor. Você chegou a perguntar ao químico se o durepoxi em contato com a água pode fazer mal à saúde? Um abraço.
Em 28/3/2010 18:11:00 por Victor Trucco
Fala Rui, o professor Flavio respondeu direto para o meu e-mail, acabei esquecendo de postar a mensagem dele. Segue abaixo o que ele me falou na época. Abraço

Prof. Flavio Matsumoto: Por fim, vi a sugestão de usar Durepox. Este material é uma mistura de resina epóxi que é inerte quando curada, com uma carga mineral. Se a carga mineral não for o amianto, tudo bem, mas não tem como garantir isso, especialmente de marcas genéricas. Eu preferiria evitar seu uso.
Em 29/3/2010 02:48:00 por Rui Pimentel
Obrigado, Victor. Meu uso foi outro e eu usei o durepoxi da marca mais tradicional (Henkel), porque constava bem visível na caixa que não contém amianto. Usei para vedar um furo pequeno (feito acidentalmente) no meu boiler com aquecimento solar. Cortei a espuma de poliuretano (proteção térmica) no local e apliquei o durepoxi na superfície de cobre. Não sei se vai durar muito tempo. Vamos esperar para ver. De qualquer modo, parabéns pelo seu artigo. Quando tiver um tempo livre, vou tentar reproduzir. Porém, só a informação de que a resina é inerte quando curada, mas que a mistura não pode conter AMIANTO, já é muito importante, pois tem muita gente que veda furos em caixas dágua com este material. Um abraço.
Em 2/4/2010 19:44:00 por zivi antonio dos santos
uma bomba de combustível de automóvel pode fazer a mesma medida?
Em 19/4/2010 16:37:00 por Rui Pimentel
Victor, o que significam as últimas mensagens que parecem hieróglifos?
Em 19/4/2010 16:57:00 por Victor Trucco
Caro Zivi, não coinheço muito de mecanica de automóveis, mas acredito que a bomba de combustivel nao faça nenhuma medição. Provavelmente existe algum sistema de boia dentro do tanque para fazer a medida. Mas claro, posso estar errado.

Rui, isso são alguns spams, do tipo que sempre recebemos por e-mail. Assim q sobrar algum tempo eu pretendo colocar um sistema de captcha (aquelas letras q vc tem q digitar) antes de enviar a mensagem. É chato, mas é justamente para evitar esse tipo de mensagem. Abraço
Em 28/4/2010 01:43:00 por julio cesar basstos
Boa noite meu caro estou fazendo eletrotecnica e preciso de um projeto final gostei muito do seu como faço para saber como vc montou ou de vc venderia o esboço do projeto aguardo seu retorno obrigado juli Rj sao Gonçalo
Em 28/4/2010 15:22:00 por Victor Trucco
Caro Julio Cesar, todas as infos sobre a minha montagem estão detalhadas aqui, inclusive o esquema dos sensores. Boa sorte no seu projeto final. Grande abraço.
Em 12/5/2010 16:20:00 por mauricio cruz
ola, fiquei muito interessado neste sensor , para o meu condomino ,pois a caixa dagua nao e muito acessivel, vc faz pra vender?
Em 12/5/2010 17:24:00 por Victor Trucco
Caro Mauricio, não faço montagem desse sensor, mas com as instruções contantes neste artigo qualquer pessoa que tenha alguma intimidade com eletronica poderá reproduzi-lo facilmente. Grande abraço.
Em 17/6/2010 20:48:00 por Estudante de Automação
Boa noite amigo, achei muito interessante o projeto. Preciso fazer um igual a este, gostaria de ajuda sobre como montar o circuito e quais as peças necessárias. Sua ajuda será muito importante para mim. Desde já agradeço.
Em 18/6/2010 11:28:00 por JULIO
OBRIGADO MEU CAMARADA!
Em 18/6/2010 12:47:00 por Esudante de Automação
Como você fez para montar/comprar o sensor ? Abraços.
Em 18/6/2010 13:05:00 por Victor Trucco
Caro estudante, as expplicações estao todas no texto. Os sensores são pregos numa barra de conectores parafusados. Um abraço.
Em 23/6/2010 20:19:00 por Esudante de Automação
Boa noite, desculpe incomodar mais uma vez. Já comprei todas as peças necessárias para fazer a montagem. Como ñ tive aula de eletrônica ainda não sei como fazer a montagem no circuito. Eu comprei um protoboard para montar o circuito nele primeiro ante de montar na placa. Meu medidor vai ter apenas 6 leds, Se possívei gostaria de algumas dicas para como montar no protoboard. Grato.
Em 19/7/2010 15:03:00 por wilson araujo vieira de souza
Olá 1 tenho um projeto que é um automático de bomba D. agua meu mesmo e coloquei o sensor feito com resistencia de chuveiro usando como fio sensor e nunca mais tive problemas de corrosão,tenho todo o projeto que eu mesmo elaborei , é fora de série , muito bom e preciso. (varios anos sem problemas.
Em 31/7/2010 23:56:00 por Ennes
Olá, usei o CI HCF4069UBE, fiz a ligações corretamente, mas ñ funcionou. Sou formado em Eletrotécnica e tenho noções de eletrônica e até gosto dessa área mas montei seu projeto na protoboard e ñ funfou. TEnho q alimentar o CI ( Vdd e Vss) ???? ou só uso as portas lógicas???? vlw
Em 1/8/2010 00:17:00 por Victor Trucco
Ennes, vc tem que alimentar o CI, senão as portas não funcionam sozinhas. Grande abraço
Em 16/8/2010 13:33:00 por José Messias Barreto Neves
Caro amigo, moro em uma região fria e abro o chuveiro para o banho na vazão mínima para aquecer a água, só que algum tempo depois o chuveiro desarma os contato,esfriando a água e voltando em seguida. Eu acho que é porque a bóia da caixa se abre e causa uma despressurização que diminui o peso da água sobre o chuveiro. Minha caixa é plástica de 350 litros. Pergunto: Tem algum modelo de bóia que pode ser controlada eletricamente por um interruptor, para só ligar depois do banho ou uma outra solução plausível?
Em 26/8/2010 09:38:00 por Léric
pow cara bem legal seu progeto, vou tentar fazer ele como meu progeto final em meu curso de eletrônica!! ^^)
Em 30/8/2010 01:39:00 por josé coutinho
Olá Victor, parabéns pela simples ideia, mas grandiosa em utilidade. Esses sensores demonstram eficácia ao manterem as entradas dos inversores em níveis baixos, oferecendo estabilidade no acendimento dos LEDs.Já pensou em aproveitar os sensores dos extremos da régua e com os níveis de tensão neles existentes projetar um CKT para acionar(ligar e desligar) automaticamente a bomba Dágua?
Em 25/9/2010 21:00:00 por Marco Antonio
Ola Amigo gostei de seu projeto você tem como me enviar o diagrama do circuito para eu dar uma olhada?
Em 29/9/2010 09:56:00 por André
Sou aluno iniciante, e este projeto tb é meu primeiro desafio. Dá pra especificar direitinho o que devo comprar, e como faço pra instalar passo-a-passo? Obrigado!
Em 6/10/2010 11:23:00 por Rafael Queiroz
Ola amigo, Eu estou com algumas duvida quanto ao desnvolvimento do seu prototipo. Eu tenho um projeto de faculdade parar realizar muito em breve, e gostaria muito de poder usar suas ideias. Teria como você especificar minunciosamente o material usado? Eu tambem gostaria, se possivel, que você me descrevesse as etapas de montagem, por favor. Se puder entre em contato pelo meu e-mail. Obrigado.
Em 22/10/2010 08:13:00 por Juliana
Olá Victor! Muito interessante este projeto, parabéns! Estou na mesma situação do Rafael Queiroz. Preciso fazer um projeto para apresentar na faculdade e gostaria de poder usar a sua idéia... Poderia me dar os detalhes de montagem também? Obrigada!
Em 22/11/2010 21:07:00 por junior
ola td bom muito bom seu prjeto, gostaria de saer se vc tem o esquema eletrico completo pra mim montar alem dos componetes.que é utilizado, poderia fornecer, desde ja agradeço...valeu
Em 22/11/2010 21:11:00 por junior
ola td bom, muito bom seu projeto, gostaria de saber se vc tem o esquema eletrico completo pra mim montar, alem dos componentes que são utilizados, poderia fornecer, desde ja agradeço...valeu
Em 26/11/2010 09:45:00 por jonatas vasconcelos silva
Olá amigo, vi essa materia ai e achei bem pratico, estou precisando de uma força tenho um trabalho de escola e gostaria de saber os tipos de materiais e como faço para montar. Obrigado.
Em 1/12/2010 10:44:00 por IVANILSON
vc poderia me enviar o projeto completo gostei muito, estou com o seu mesmo problema com a pratoa e gostaria de fazelo em minha casa.
Em 7/12/2010 19:24:00 por Gustavo
Fala ai Victor.Gostei muito do projeto,continue sempre com os projetos.Estou tentando fazer aqui em casa.Mandei um e-mail para você se puder responder,pois estou com uma dúvida.Desde já agradeço...
Em 7/12/2010 20:28:00 por Gustavo
Valeu Victor por ter respondido.Abraço...
Em 12/12/2010 11:17:00 por Victor Trucco
Caros amigos, atualizei o artigo com o esquema completo, desenhado pelo Gustavo Miranda. Espero que seja suficiente para acabar com as dúvidas dos amigos. Abraço a todos
Em 14/12/2010 10:48:00 por Amauri
Gostei mt de seu projeto, peço desculpas, mas eu sou curioso em eletrônica por essa razão que estou com dificuldades para entender certos detalhes, a princípio haveria possibilidade de dar a lista de materiais, creio que facilitaria, outro detalhe haveria um meio de se vizualizar a leitura sem que fosse preciso acionar o botão? Que ele ficasse aceso constantemente ou que emitisse um alarme, quando atingisse determinado nível? Desde já agradeço pela paciência. Amauri.
Em 28/12/2010 22:46:00 por Leric Mendes
amigo, utilizei seu progeto no meu curso( progeto final) e deu certo, foi como lhe disse q usaria ele, e estou passando denovo p agradecer a oportunidade de poder ter feito algo q possa ajudar várias outras pessoas, te desejo suessos! abraço.
Em 29/12/2010 07:19:00 por Victor Trucco
Leric, prarabéns pelo sucesso e continue visitando o site. Um ótimo 2011 para vc.
Em 3/1/2011 19:52:00 por Naldo
Olá Victor, parabéns pelo projeto. Como colocar um buzzer emitindo beep´s intermitentes quando estiver só o primeiro led estiver aceso, ou seja, quando estiver acabando a água? Pelo que eu pesquisei na net, teria que colocar um relê com contato reversível ou um relê NF acionando o buzzer, correto? Sou leigo em eletrônica, mas gosto de fuçar. Obrigado.
Em 4/1/2011 15:39:00 por Amauri
Gostaria de receber e-mails contendo novidades
Em 15/1/2011 09:33:00 por reinaldo
bom dia amigo. gostei muito do seu projeto, vc está de parabens. gostaria de saber c vc nao tem uma esquema que funcione com 12v, de modo que fique ligado direto mostrando o nivel de agua constantemente. minha necessidade sou tecnico em eletrotecnica meu cliente pediu um controle de nivel de uma caixa dagua de uma pousada pois quando a bomba dá problema já nao tem agua no reservatório, coloquei uma boia , mas as vezes quando poercebemos nao tem mais agua por um motivo ou outro...controlando o nivel fica mais facil...no aguardo reinaldo
Em 15/1/2011 10:44:00 por Victor Trucco
Reinaldo, o 4069 usado no projeto funciona com qualquer voltagem entre 3V e 15V. Portanto basta ligar a fonte direto. Um abraço.
Em 17/1/2011 13:06:00 por valdir silva sabio
Magnífico, tanto pela simplicidade quanto pela eficácia... adorei... era a solução que eu procurava.... Valeu... vou começar a montagem hoje mesmo.
Em 25/1/2011 15:27:00 por Monique
Projeto eletrotecnica
Em 28/1/2011 20:02:00 por Anderson Pavani de Sousa
Boa noite, achei muito interessante este sensor e irei construir, minha caixa d`agua esta muito alta e não sei quando existe agua ou não. Minha dúvida esta nos CIs e esta porta inversora? como fuinciona?
Em 5/2/2011 14:01:00 por Jayson França
Onde comprar esse aparelho, tenho 05 Torres para instalar. Abs Jayson França
Em 7/2/2011 08:42:00 por Henrique
Muito bom esse projeto, vou implantar na chacara do meu amigo. Aproveitando a situação estou precisando de algo que me informa quando uma bomba dagua para de funcionar, você conhece algum sensor que faça isso.
Em 26/2/2011 12:18:00 por Bruno Tardio
Amigo, adorei seu projeto , olha , de onde voce é ? me adiciona no MSN... tenho um projeto pra isso cara..... vc tem conhecimento de hardware, eu o logico , vamos junta e criar um equipamento que controla em tempo real a agua? me adiciona pra gente conversar mais...vlw
Em 26/2/2011 12:20:00 por Bruno Tardio
Amigo, adorei seu projeto , olha , de onde voce é ? me adiciona no MSN... tenho um projeto pra isso cara..... vc tem conhecimento de hardware, eu o logico , vamos junta e criar um equipamento que controla em tempo real a agua? me adiciona pra gente conversar mais...vlw
Em 7/4/2011 21:58:00 por Alexandre
caro amigo gostaria de saber se tem com vc enviar esquema completo do projeto e todos os componete com seus valores pq esto pra fazer um tcc de eletronica e achei seu projeto muito bom obrigado
Em 8/4/2011 06:35:00 por Victor Trucco
Alexandre, todas as infos para a construção do projeto estão no artigo. Não vendo compenentes, mas esses podem ser achados em qualquer casa do ramo. Abraço
Em 23/4/2011 22:56:00 por daniel
victor, boa noite. achei a sua ideia muito interessante e pratica. estava procurando algo na internet q me possibilitasse fazer um sensor e encontrei a sua ideia. fantastico. ainda nao montei porque achei agora, mas vou montar. so fiquei com uma duvida na posicao da chave sw1-esta curtocircuitando a bateria. acho que seria melhor ela ficar entre o + da bateria e o resistor r9. nao me entenda mal, nao qero alterar a seu projeto, talvez eu nao tenha entendido o proposito da posicao da chave. aguardo seu retorno. mais uma vez, sua ideia foi fantastica.
Em 24/4/2011 08:29:00 por Victor Trucco
Daniel, o esquema foi desenhado pelo leitor Gustavo Miranda e realmente tem um erro no posicionamento da chave, que deveria estar cortando o Positivo da bateria. Muito obrigado pela observação. Grande abraço e Boa Páscoa!
Em 2/6/2011 17:41:00 por Alisson Brito Lira
Ola victor, eu estou no P2 em Eng. Elétrica, e como ultima avaliação para a cadeira de Circuitos Lógicos, é um projeto, então eu e meu grupo pensamos em fazer uma caixa dàgua, que amostrasse o nivel do volume que se encontra, e quando a quantidade de agua chegasse na metade o proprio circuito ativasse uma bomba para enche ela novamente. Eu vi este seu projeto, e fiquei curioso na questão dos pregos, pois eu estava pensado em utiliza infravermelho porem o seu projeto me deixo muito curioso. As minhas duvidas são: Se a quantidade do reservatório abaixa rapidamente e os pregos tiverem ainda molhados, o sensor amostrara que a caixa esta cheia? E como funcionam os pregos, eles fecham corrente quando é tocado pela agua? ja que a agua contem uma certa quantidade de salinidade? Eu vi este seu projeto, e fiquei curioso na questao dos pregos. As minhas duvidas sao: Se a quantidade do reservatorio abaixa rapidamente e os pregos tiverem ainda molhados, o sensor amostrara que a caixa esta cheia? E como é a fuciona os pregos, eles fecham corrente quando é tocado pela agua? ja que a agua contem uma certa quantidade de salinidade?
Em 2/6/2011 22:49:00 por Victor Trucco
Alisson, a explicação do funcionamento do circuito é muito simples. Enquanto o sensor não toca a agua, a resistencia do prego seria algo na casa de muitos mega-ohms que é certamente maior do que o resistor que leva os 9V para a entrada da porta logica. Como a porta é inversora, ela inverte o sinal, jogando o led a terra, fazendo com que ele fique apagado. Quando a agua toca o sensor, a resistencia cai para alguns poucos kilo-ohms, como isso é menos do que o resistor da bateria, a entrada da porta logica fica em estado baixo e a sua saida fica em alta com a inversao, acendendo o LED. Não faz diferença se a agua é salgada ou nao, já que como eu disse basta apenas abaixar a resistencia do sensor. Acenderia até se vc encontasse o dedo por exemplo. Fiz alguns testes num balde antes de ir para a caixa d´agua e pude constatar que basta o sensor sair da agua que o LED imediatamente apaga. Grande abraço e boa sorte no seu projeto.
Em 15/7/2011 11:34:00 por ANDERSON MARCOS RODRIGUES CORREA
Gostei muitos de seu Projeto!!!! Tenho uma grande dúvida, como o Sensor iria mudar o estado lógico da saída da inversora que esta no estado lógico 0 para o estado 1, como os prego em contato coma a água irá interferir na mudança de estado lógico. O resto das portas de saída da inversora com estado logico 0 na entrada estão com 5 v ???
Em 15/7/2011 13:07:00 por Victor Trucco
Caro Anderson, perceba que a entrada da porta logica está ligado a bateria por um resistor de 2M2. Então a saida da porta normalmente é 0V, mantendo o LED apagado. A água nesse caso tem um resistencia mais baixa que os 2M2 (provavelmente na casa de alguns K) e força a entrada da porta em nivel baixo, ficando a saida em nivel alto, acendendo o LED. É bem simples o funcionamento. Um abraço
Em 17/7/2011 23:33:00 por marcio santos
tem gente vendendo um sensor semelhante por 45 contos no ML, e vendendo bem, você poderia vender esse seu por uns 30 que iria faturar bastante hahaha, é só aprimorar a ideia. eu queria algo assim para a meu reservatório de agua quente para o chuveiro, inclusive a bóia eletronica citada acima, dizem, nem suporta agua quente
Em 4/8/2011 10:44:00 por Joseane Jacob
bom dia, faço Eletrotécnica na cidade de Piraju, e achei o seu projeto muito interessante para a feira Elétrica, vc teria mais informações como lista de material ou fotos para me passar...pois estou em duvida, os componente que estão anexado na placa e para qual funcionamento. agradeço desde já sua atenção.
Em 24/8/2011 21:38:00 por Caue
Amigo, muito bom esse projeto!! Parabéns, em relação a confecção da placa você pode me enviar algum detalhe, como eu faço para saber onde colocar os componentes. Brigadao.
Em 25/8/2011 10:26:00 por Victor Trucco
Cauer, eu usei uma placa universal. Os componentes são ligados conforme o esquema publicado no fim do artigo. Abraço
Em 29/8/2011 19:34:00 por Eduardo Melo
Cara, adorei teu projeto. Procuro um desses a tempos... Prepara um esquema desses ai q eu te compro, sem problemas.. nao tenho pratica com ferro de solda. Valew.
Em 29/8/2011 19:38:00 por Eduardo Melo
Cara, adorei teu projeto. Procuro um desses a tempos... Prepara um esquema desses ai q eu te compro, sem problemas.. nao tenho pratica com ferro de solda. Valew.
Em 29/8/2011 20:40:00 por leonardo x
Victor!!! Belo esquema e simples arranjo para um fim bem útil de nosso dia-a-dia...Sou técnico em mecatrônica e tenho um esquema parecido com o seu,,,mas já mudei de idéia e adotarei o seu como fonte inspiradora para esse fim-de-semana!!!! Boas idéias devem ser divulgadas sempre!!!!Parabéns,,,,
Em 31/8/2011 11:27:00 por cleusdete da silva
adorei seuprojeto estou com um problema em uma casa tem duas caixas de agua e esta fora de nivel uma da outra coloquei uma chave boia tipo mercurio a primeira enche e desliga a bomba antes de encher a segunda por estar fora de nivel vc tem alguma soluçao pra este problema obrigado abrcsssss
Em 31/8/2011 11:46:00 por Victor Trucco
Clausdete, pelo que entendi do seu problema, seria apenas o caso de usar uma bóia simples na caixa mais baixa. Veja, a agua entraria somente pela segunda caixa, a mais alta com a boia de mercurio e dessa cairia na caixa mais baixa que travaria a entrada de agua nessa quando ela enchesse completamente e com isso iria continua a encher a caixa mais alta até o limite da boia de mercurio, quando essa desligaria a entrada já com as duas caixas cheias. Um abraço
Em 3/9/2011 10:13:00 por Thiago Magno
ei cara eu estou querendo fazer esse seu projeto, pq eu preciso de uma nota final para omeu curso,e queria saber qual o cis que vc utilizou nesse circuito! flw
Em 4/9/2011 16:40:00 por Reginaldo
O projeto e interessante só esta faltando um esquema mas detalhado. Aqui vai o meu muito obrigado!Sr.Gustavo.
Em 12/9/2011 13:16:00 por Reinaldo Castanheira
Em Belo Horizonte consigo alguma empresa ou profissional que possa instalar no prédio onde moro ? peço informar. Agradeço
Em 28/9/2011 00:10:00 por jeferson cantidiano dos santos
victor, adorei o seu projeto e estou querendo montar, mais tenho duvidas quanto a conecção do cabo flet com os cabinhos dos sensores,e se a caixa patola tem modelo ou tamanho, é possivel vc enviar o passo a passo?desculpe mais sou leigo no assunto.desde ja agradeço
Em 28/9/2011 00:18:00 por jeferson cantidiano dos santos
victor, quantos cabos flat foram utilizados, se possivel enviar qual modelo cada um, obrigado
Em 29/9/2011 21:39:00 por Davi Nunes
Victor, no meu projeto eu a princípio estava pensando em usar várias bóias pequenas que atuam como interruptores, cada uma usada para ascender um led. Na minha pesquisa eu verifiquei que os pregos conduzem eletricidade entre si quando imersos em água, entretanto a água servindo de resistencia. Fiz um teste aqui: liguei um led de alto brilho em 6V e joguei as duas pontas do fio na água. O LED ascendeu, mas com o brilho não muito forte. A minha dúvida é se a queda da resistencia não é causada por um curto provocado pelos sensores e também se vc acha que o meu projeto funcionaria se eu usasse estes sensores na função de interruptor para ascender os LEDs, assim dispensando o uso do CI.
Em 29/9/2011 22:14:00 por Victor Trucco
Davi, não acredito que seja viavel abolir o uso do CI. Ele está presente justamente para melhorar a sensibilidade do sensor imerso. Provavelmente no seu teste vc usou fios em um copo dagua por exemplo, então o LED acendeu. Quanto mais distante os fios dentro dagua, mais resistencia vc tem, diminuindo então o LED. Talvez vc colocando os fios com 1 ou 2mm de distancia entre eles conseguiria que o LED acendesse, porem dificultaria a montagem do sensor e não seria tão preciso e confiável. O CI e demais componentes são muito baratos (cerca de R$3) e na minha opinião não valeria o esforço de tentar retira-lo do circuito. Grande abraço.
Em 30/9/2011 23:16:00 por Raimundo Aguiar
gostaria que vc me mandasse um esquema mais nitido para o meu e-mail.
Em 23/10/2011 01:09:00 por Augusto Camati Caneca
vi o teu projecto e me emocionei, mas eu e os meus colegas mandaram-nos fazer um projecto que ligasse em automático uma bomba (motor) para encher o deposito do gerador através de dois tanque (deposito tanque geral e deposito gerador)
Em 5/11/2011 12:09:00 por fabiofraga
qual o tamanho do cabo que tu uzou para ligar a boia na caixa de leds
Em 5/11/2011 12:18:00 por Victor Trucco
Cerca de 20 metros. Um abraço
Em 22/11/2011 13:13:00 por guilherme
gostaria de saber se você vende este projeto? grato
Em 16/12/2011 21:07:00 por lucio carlos
montei e não funcionou? precisa alimentar o pino 17?
Em 16/12/2011 21:50:00 por Victor Trucco
Lucio, não existe pino 17 no nosso caso, mas os pino 7 deve ser ligado o terra e o 14 a bateria. Um abraço
Em 2/1/2012 13:42:00 por Jafé Ribeiro
Muito legal! Vinha pensando em algo do tipo a um tempo e tropecei na página, he he. Parabéns pela iniciativa de publicar suas experiências. Vou falar com um colega que mexe com eletricidade para construir um. Obrigado.
Em 2/1/2012 18:09:00 por luan jully
ola,estava navegando na net,procurando por projetos exemplos e sugestoes dai encontrei o seu.. Poderia eu usar o seu como meu projeto de final de modulo,se possivel gostaria que vc me envia-se via e-mail todo o projeto atualizado,irei ao final da apresentaçao tbm dividir concerteza os meritos obtidos contigo ... fico no aguardo.
Em 2/1/2012 20:09:00 por Victor Trucco
Luan, todo o projeto já está publicado aqui, não houveram atualizações. Se é o que vc precisa, vc tem a minha autorização para apresenta como final do seu modulo. Uma abraço e boa sorte na sua apresentação.
Em 3/1/2012 13:07:00 por Caninde
parabens. Excelente trabalho. estou querendo fazer um desse mais ainda não consegui, se vc poder madar mais alguns detalhes agradeço.
Em 6/1/2012 17:28:00 por Nivaldo Pedreira Cerqueira
Muito bacana idéia simples e funcional, parabéns.
Em 11/1/2012 14:07:00 por Henrique Souza
Olá victor! Também quero lhe desejar parabéns por esse projeto. Como estou montando o meu e muito empolgado, gostaria de que me enviasse fotos da montagem na parte fisica dos componentes e ligações se for possível. Abraços!
Em 15/1/2012 14:33:00 por Barbosa
parabens vitor. mas podemos fazer melhor.que tal utilizar uma boia dentro da caixa de agua(unico elemento em contacto com a agua)fixa a um braço elevatorio indicando fora da caixa o registo do nivel de agua numa escala com os sensores.
Em 20/1/2012 10:15:00 por valdemar
Bom dia, projeto muito bom mesmo. Teria como me mandar el por e-mail, estou querendo implementar na minha casa tmb, :) Abraço
Em 23/1/2012 13:03:00 por Glauber
Bom dia Victor! Estou no meio do projeto,e aconteceu o seguinte problema: 6 leds do primeiro CI funcionaram bem, só que os leds do segundo CI ficam acessos direto, mesmo sem o sinal de retorno. O que pode está errado? Estou verificando todo o circuito procurando por curtos, mas até agora nada. Precisa fazer alguma coisa com as portas do segundo CI que ficaram sobressalentes? Já troquei o CI e ainda nada. Terias alguma idéia? Obrigado desde já, e parabéns pelo excelente projeto!
Em 25/1/2012 12:45:00 por Victor Trucco
Glauber, realmente não sei o que pode estar ocorrendo. Se eu tivesse que dar um chute, diria que tem algum problema nos seus sensores. Veja que se vc teve sucesso com os primeiros 6 sensores, bastaria copiar exatamente o mesmo circuito. Em todo caso, vc pode usar o sensor com apenas 6 sensores, bastando redistribuir o espaçamento da sua barra. Um abraço
Em 25/1/2012 23:56:00 por Glauber
Obrigado Victor. Solucionei meu problema desmontando essa parte do circuito com problema, e agora está tudo certo. Valeu!
Em 26/1/2012 06:48:00 por Natascha
A bóia de mercúrio citada no início, é de uso proibido há muito tempo. Existem formas mais fáceis de fazer essa automação, com uso de sensores de nível (sem mercúrio, claro!). Além de ser prático, é barato! Veja: http://www.youtube.com/watch?v=_P06RwRGZkI&feature=BFa&list=UU4gVCsnu9GanBB-nv642PVg&lf=plcp http://www.icos.com.br/Pdf/niv_controle.pdf
Em 28/1/2012 18:14:00 por rodrigo luiz
Bom tenho 16 anos e pretendo fazer um desse tem como vc me ensinar de um maneira mais simples de fazer por exemplo em vez de colocar o r1 e sim coloca o nomo dele mesmo? grato
Em 2/2/2012 12:28:00 por Eliseu Pinheiro Lopes
Olá, não poderia divulgar o circuito completo com toda a pinagem dos circuitos integrados para os que menos conhecem do assunto? Obrigado
Em 15/3/2012 15:22:00 por Magda
Olá, você poderia me dizer qual é o tipo desse sensor? (datasheet - para eu entender o funcionamento), pois tenho um trabalho muito parecido para fazer.
Em 16/3/2012 19:31:00 por Gleiton trindade
olá amigo,fiz um sistema parecido mais bem simples. coloquei uma fonte de 24v energizando direto a barra,e com isso tive problemas com a corrosão. como faço para ter um sistema energizado constantemente,qual o material que uso e custo beneficio pequeno.desde já agradeço!
Em 21/3/2012 11:23:00 por Mauricio Batalha
Bom dia Victor. Gostaria de uma ajuda sua. É a respeito do seu sensor na caixa d’água. No esquema o S1 está chaveando o positivo da bateria na “chegada/entrada” dos resistores de 2M2. E entre os resistores de 2M2 e de 1K está um dos polos do fio usado como sensor, ou seja, na “saída” do R de 2M2 e na “entrada” do R de 1K. As minhas dúvidas são: 1) E a questão do negativo chegando nesse nó quando a água fechar os sensores? 2) Na foto com o projeto já montado vejo o fio positivo indo para traz da tampa da caixa provavelmente na entrada do push-button, mas não identifiquei o retorno do positivo para a placa? 3) Na placa vejo os resistores em série ligados às portas de entradas do CI e na chegada/entrada aos resistores os fio do sinal do sensor, e não entre os resistores? 4) É para alimentar o pino 14 direto da bateria ou após o S1 (push-button)? Desculpe-me as prováveis redundâncias. Preciso muito montar este circuito por motivo de problemas com água onde estou morando. Fica aqui meus parabéns pelo site e projetos. Aguardo ansioso um retorno seu. Será que o amigo pode indicar um programa de confecção de layout de plana bom e que não seja pago!!! Fica com Deus. Mauricio Batalha
Em 22/3/2012 10:10:00 por Victor Trucco
Mauricio, basta seguir exatamente o esquema publicado. As fotos são antigas e podem conter diferenças que eu acertei depois. Um abraço.
Em 8/4/2012 13:45:00 por Valter Vasconcelos
Olá Victor Trucco,como fica o comportamento da fiação dentro d´agua sem proteção,pois existe elementos que provavelmente irão criar crosta nos fios.
Em 13/4/2012 09:26:00 por Luciano
Olá Victor..seu esquema é simples e eficaz para muitas coisas, gostaria de saber se daria pra medir o nível da água de uma bateria por exemplo, preciso muito para me auxiliar no meu trabalho!..sei que a bateria contem ácido e água desmineralizada, será que atuaria o sensor ja que a água é desmineralizada? Obrigado e fica com Deus....se tiver alguma idéia por favor me ajude!!
Em 14/4/2012 14:19:00 por Danilo
Poderia me passa a lista completa de materiais, principalmente os valores dos resistores o do diodo
Em 18/4/2012 22:20:00 por Alfredo Miranda
Parabens pelo projeto Vitor! Sou arquiteto e um cliente me solicitou justamente o que vc criou. Como faço para montar este sistema na residência do meu cliente. Você poderia montar e vender sistema pronto para instalar. Tenho muitos clientes que se interessariam muito pelo produto. Você tem interesse em explora-lo comercialmente?
Em 23/4/2012 16:44:00 por Flavio
quero muito saber sobre as pinagens que vc ligou os sensores no db15 pois pelas fotos nao consigo intender como foram ligados explique em que cada pino oque e qual sensor é conectador!!1
Em 23/4/2012 17:09:00 por Victor Trucco
Flavio, a pinagem vc mesmo pode montar, não importar qual vc utilize, desde que case a entrada do primeiro LED com o sensor mais baixo, a entrada do segundo com o proximo sensor e assim sucessivamente. Um abraço
Em 27/4/2012 16:20:00 por João Paulo Da Silva
Olá , gostaria de saber qual cabo posso ultilizar para colocar esse esquema em casa , uma vez que a caixa dagua fica aproximadamente uns 15 metros da bomba .
Em 28/4/2012 20:08:00 por Danilo
Victor, você poderia me citar todos os nomes dos componentes da 2ª foto? Obrigado!
Em 3/5/2012 17:17:00 por Gleiton trindade
Olá victor se eu colocar 24v ao em vez de 9v funciona ? se não por favor me diga o que eu preciso trocar no circuito.eu tinha feito com 24v e só um resistor de 1k mais estava tendo muito problema com a corrosão do material que fica submerço na água, mesmo usando pregos de aço,pois eu queria deixar ligado constantemente(24h).se tiver alguma ideia de material que eu possa usar estou no aguardo. desde já agradesso e parabens pelo projeto.
Em 11/5/2012 17:33:00 por Wesley Santana
Olá Victor, acabei de conhecer seu site e já tá salvo nos favoritos. O que eu queria saber é se esse sistema é a mesma coisa que um Medidor de Nível Capacitivo, que é baseado na mudança de capacitância dentro do tanque. Se puder me responder me responder com alguma brevidade vou agradecer muito.
Em 25/6/2012 14:30:00 por Guilherme
Vitor, teria um esquema mais detalhado, com os dados dos componentes e lista de material? Os leds podem ser de 5V?
Em 22/7/2012 16:34:00 por ortiz
ola, este plojeto esta show.
Em 16/8/2012 08:34:00 por WILLIAN
Victor..seu prjeto e simple e muito rico... 1- Eu estava pensando em utilizar um cabo de rede de internet(8 vias - cabos entrelaçados) para fazer a conexão entre a sonda e a caixa de visualização de niveis,tendo como unico objetivo facilitar a instalação.Daria interferencia? 2- Minha caixa de agua e plastica.vou utilizar a sua dica para fazer os sensores(pregos).Voce teria uma outra sugestao de material(cano de 40,tubo especifico,etc..) para fixar os sensores(pregos)? pois terei que fazer um furo na tampa da caixa de agua para sair os fios.
Em 16/8/2012 08:48:00 por Victor Trucco
Willian, não vejo qualquer problema em utilizar cabo de rede, fora o fato que vc teria que diminuir 2 LEDs para manter um unico cabo. Repensando o sensor, hoje talvez eu fazia com um cano de PVC de meia polegada, furado, com pregos atravessados de um lado a outro. Uma dica extra quanto aos pregos é que eles sejam de Aço inox, conforme os usados em telhados. Dependendo da qualidade da agua da sua região, a corrosão acabaria atacando rapidamente os pregos comuns. Uma outra experiencia que vc poderia fazer seria colocar a ponta do fio rigido já para ser o sensor, ou seja, apenas a ponta do fio descascada. Como ele não é flexivel (cheio de pequenos fios dentro) é bem provavel que a agua nao se infiltre por capilaridade como poderia acontecer com um fio comum e funcione normalmente. Faça uma experiencia por ai antes da montagem final dentro da caixa dagua, se for possivel. Um abraço
Em 16/8/2012 18:11:00 por WILLIAN
Obrigado pela dica Victor... Hoje efetuei a montagem em uma placa de ensaio...coloquei apenas 4 niveis pois minha caixa de agua é de apenas 1500litro. Para isso utilizei 2 CIs e segui seu esquema acima , fiz a montagem normal para 4 leds. No segundo Ci utilizei as ótimas portas inversoras para acionar 2 buzinas/cirenes... 1º BUZINA - Será acionada quando o nível da água estiver baixo ou seja, todos os leds apagarem(ou vc pode escolher qualquer outro nível para acionar a bozina)o objetivo é indicar,visual e sonoramente, que a água está acabando,ou seja,devo ligar a bomba,caso tenha agua da rua .Para isso ,alimentei o pino 14 (9v) e o pino 7(terra) do ci-2 ,liguei o sinal do pino 1 do ci-1(correspondente ao led 1) no pino 1 do ci-2,curto-circuitei os pinos 2 e 3 do ci-2, coloquei a polaridade positiva da bozina no pino 4 do ci-2 e a polaridade negativa no terra do circuito.Dessa forma,quando o led 1 se apagar(nivel mais baixo de agua) a buzinha será acionada(com aproximadamente 9v, que é a tensão de entrada do ccto). 2º BUZINA - Será acionada quando o nivel da agua estiver alto ou seja, todos os leds estiverem ligados. O objetivo é indicar,visual e sonoramente, que a caixa de agua está cheia,ou seja,devo desligar a bomba.Para isso, alimentei o pino 14 (9v) e o pino 7(terra) do Ci-2 ,No meu caso,onde coloquei apenas 4 níveis,liguei o sinal de entrada do pino 9 do ci-1(esse pino pode mudar se vc colocar mais niveis.exemplo: 5 niveis serias o pino 11.o importante é que seja o sianl de entrada correspondente ao led de nivel de agua mais alto) liguei no pino 5 do Ci-2 . Coloquei a polaridade positiva da bozina no pino 6 do ci-2 e a polaridade negativa no terra do circuito.Dessa forma,quando todos os leds acenderem(nivel máximo de agua) a buzinha também será acionada(com aproximadamente 9v,que é a tensão de entrada do ccto). coloquei 3 botões liga/desliga 1 para cada buzina e coloquei também um botão liga/desliga para a bateria. Dessa forma o equipamento ficará ligado direto(poderei ouvir as buzinas indicativas) e quando eu sair de casa desligarei o equipamento,economizando a bateria... NÃO SEI SE DEU PARA ENTENDER...Só sei que está tudo funcionando perfeitamente...Fiz questão de escrever passo para também dividir informação e ajudar alguém.... SHOW DE BOLA!!!!
Em 20/8/2012 08:47:00 por WILLIAN
VICTOR... Estou montando a sonda com parafusos de aço inox.Pretendo fixar os parafusos no cano,fixar os fios nos parafusos e depois vedar essa junção(parafuso,fio e cano) com algum produto que elem de vedar,fique rigido. ajudando na fixação do parafuso e protegendo o fio da agua...Pensei em usar Durepox,mas fiquei preocupado se haverá contaminação da agua ou se o produto dissolverá com o passar do tempo...Saberia me informar se haverá problema ou me endicar outro produto? Desde já lhe agradeço por mais essa dica...
Em 20/8/2012 09:58:00 por Victor Trucco
William, quando postei esse artigo algumas pessoas questionaram sobre o uso de Durepox. Na época consultei um bom amigo e professor de quimica que me explicou que depois de seco a massa epoxi nao liberaria nenhum tipo de substancia na água. Porem, ele me lembrou de usar uma marca confiável, tipo o proprio Durepox que NÃO CONTEM AMIANTO. Prefira essa à marcas estranhas e pouco confiáveis. Fora isso, um outro isolante que já me indicaram foi silicone de áquario, que tb nao libera substancias na água. Grande abraço
Em 21/8/2012 15:00:00 por os caras
gostaria de saber qual caixa posso usar pois n encontrei nenhuma parecida com a sua ??? me responda o mais rapido possivel si puder.. desde já agradeço a atenção.
Em 12/9/2012 14:10:00 por Ed
Cara, já fiz algo parecido, e funcionou muito bem também...Vou te dar uma dica, só por estética: Se você colocar no topo(led 9), no meio(led 5), e embaixo (led 2(1)), esta sequencia de cores: verde, amarelo, vermelho...Acho que vai dar um visual mais maneiro no projeto. Parabéns!!!
Em 18/9/2012 18:54:00 por alexandre
Show de bola, foi muito útil e limpo. Agradeço pela solução bem prática!
Em 24/9/2012 22:55:00 por SimpEze
Como poderia transformar o circuito em liga/desliga de uma bomba de acordo com o nível d água, ou seja, no nível mínimo liga a bomba, no nível máximo desliga a bomba?
Em 27/9/2012 20:51:00 por fabio miranda
ola Victor eu inventei um sistema simples dos simples. duas lampada. verde e vermelha duas bois superior e inferior. lampada verde nivel auto lampada vermelha nivel baixo! estava procurando algo mehlor, gostei do seu sistema gostaria que madasse o nome de todos os materias pelo imail um abraço!
Em 19/10/2012 14:00:00 por Paulo Cesar Santana
Caro Victor, muito bom seu projeto, parabéns!!! Eu montei ele para minha casa, mas fiz a placa PCB no Eagle, caso tenha interesse mando para você. Abraços e muito obrigado por compartilhar conhecimento.
Em 19/10/2012 14:07:00 por Paulo Cesar Santana
Victor, eu sempre tive uma dúvida sobre esse circuito mas nunca perguntei. Pq vc não usou um resistor para limitar a corrente no LED? Abraço
Em 6/11/2012 15:10:00 por Iran
Boa tarde Vitor, Vc vende isso para o Rio de Janeiro ? Preciso de um desses,mas não sei nada de elétrica... Abraço
Em 20/11/2012 05:06:00 por João Carlos
Tenho pouca noção de eletrônica e gostaria de saber se alguém tem o esquema de como ligar os componentes na placa?
Em 14/12/2012 22:10:00 por vladimir lima amorim
Olá Victor. Percebi no esquema que vc não alimenta o pino 14 e nem aterra o pino 7 do CI, é isso mesmo? Parabéns pelo site é muito bom.
Em 14/12/2012 23:47:00 por Diogo Quiroz
Eae Victor. Muito bom seu site, parabéns manolo. Olha só, nã encontrei o CI 4069 e usei um 7404. Dae coloquei 3 pilhas de 1,5 mas a parada não funcionou. Será que o resistor 2m2 ta demais para 4,5 volts da pilha? Qual resistor devo usar nesse caso? Valeus.
Em 15/12/2012 17:36:00 por Diogo Quiroz
Eae Victor, beleza? Bora lá. Testei aqui com CI 7404 usando 3 pilhas de 1,5 volts e os mesmos resistores e não funcionou. Fiz uns teste com multímetro e observei o seguinte. Quando imerso os sensores a tensão que chega ao pino A do CI é de 1,47 volts. Fora da água tensão muda para 1,62 volts. Mas nada acontece. E a tensão que chega no led é de 0,07 volts independente se dentro ou fora dágua. O que há de errado? Será que é o CI 7404 que não funciona como o CD4069? Aguardo sua opnião. Forte abraço.
Em 25/12/2012 20:51:00 por Antonio
Diogo, pelo que pesquisei a voltagem mínima para o 7404 é de 5,0 volts, enquanto o 4069 é de 3 volts. Acho que deve ser essa diferença que está impedindo o funcionamento normal com o 7404. já experimentou alimentar com uma fonte de 5,0 volts ou mais para ver se vai funcionar?
Em 25/12/2012 21:19:00 por Antonio
Com a necessidade de fazer o controle de uma bomba d´água para transferir a água de uma caixa d´gua que ficará no chão e outra que ficará no alto da casa, precisarei fazer um circuito (automático/manual) controlador do acionamento desta bomba, e para isso,vou implementar a ideia de Victor com a inclusão de alguns CI´s com porta NAND e Swiching Tigger para fazer o serviço de acionamento da bomba quando nível estiver baixo e desligamento quando estiver cheia, assim como identificar o nível de água da caixa que estará no chão, para evitar o acionamento aleatório por conta da caixa sobre a casa estiver vazio e a do chão também. Além do indicador de nível para as duas caixas, pretendo incluir uns serviços extras como: 1. botão (bush-button) para a interrupção ou retomada do serviço da bomba 2. chave (liga-desliga) para o serviço ficar automático ou manual 3. Alarme para idicar quando houve algum problema e a água extrapolar o nível máximo e vazar pelo ladrão 4. Evitar o funcionamento da bomba se a duas caixas estiverem com níveis muito baixo, principalmente a caixa do chão 5. e outra mais que eu puder implementar posteriormente. Isto tudo usando CI´s: inversores (Victor), NAND´s Switching Tigger e possível JK-FLIP/FLOP. No futuro, pretendo substituir boa parte dos componentes pelo circuito PIC com um programa específico para isso. Quanto ao SENSOR: Baseado no que já li neste maravilhoso blog do Victor, o pessoal têm dado boas dicas e nelas me veja na ideia de fazer o sensor com cano de água de 1/2 polegada e fios de chuveiro eletrico, afinal é uma ótima sugestão, os fios de duchas duram um pouco mais e não enferrujam com facilidade. Eu já tinha a intensão de fazer um sensor que os componentes em contato com a água fossem de material já usados no contato com a água potável, entre eles os fios e o cano somente, preservando-a ao máximo a qualidade da água. Qualquer outra ideia. postarei depois. Abraços.
Em 27/12/2012 18:47:00 por Vitor
Olá Não consegui entender bem quais materiais são precisos para montar o sensor. Poderia detalhar os materiais?
Em 28/12/2012 09:28:00 por Diogo Quiroz
Olá. Eu simplesmente segui com os componentes corretos do esquema e deu certinho. Perfeito mesmo! Acredito que o CI 4000 que eu usei não tenha a mesma sensibilidade do usado no projeto. Mas ficou legal mesmo. Desafio: Como eu poderia montar um medidor de água contendo esse sensor que me informe o quanto já consumi de água no mÊs sem contar o ar que entra quando acaba a água? Forte abraço e feliz ano novo pra todos.
Em 30/12/2012 08:15:00 por Marcello RJ
Olá Victor, gostei muito da idéia e do projeto, realmente esse tipo de equipamento é um adianto, pois evitará muitos a pegarem escadas e ter que verificar o nível da água. Você produz para venda esse aparelho? Caso sim, qual o valor? Grato desde já.
Em 30/12/2012 10:34:00 por marcelo maia
victor,vc esta de parabens pois eu ja havia copiado varios projetos encontrados na net mas nenhum funcionou perfeitamente igual ao seu, sexta feira mesmo eu comprei todos os componenetes aqui em cascadura RJ e no mesmo dia eu o montei e funcionou perfeitamente, pena que não tem como eu mostrar uma foto dele. semana que vem instalarei minha bomba auto aspirante e usarei o meu sensor. obs: la em cascadura vc encontra até cabo de 4,6,8,10 vias e tambem a caixinha de plastico ou de ferro para vc montar dentro o circuito meu custo foi de R$34,00 completo. valeu mesmo e parabens!
Em 1/1/2013 14:14:00 por ANTONIO D. SANTOS
Tenho dificuldade em saber o nível da cx de água e o seu projeto resolveria. Você poderia fazer um para mim? se puder informe o custo. Obrigado.
Em 2/1/2013 11:04:00 por mrcelo ramos isidoro
óla,bom dia estudo eletrotecnica achei muito bom seu projeto e criativo sensacional ,quero criar o mesmo em casa ,favor se puder me enviar notificaçao com os materiais precisos ,como montar o o sensor ,grato!
Em 16/5/2013 09:33:00 por jose luiz
muito bom seu invento,subistitua,a cola de silicone por material de dentista fica melhor mais resistente,resposta melhor a longo prazo pois esse material não libera particulas que seja prejudicial a saude