Sensor na Caixa D'água



Em 31 de dezembro de 2009.


Em casa de geek, até a caixa d'água tem que ter tecnologia! A tempos minha esposa me pedia pra instalar um esquema para ela não ter q ir até a parte de cima da casa para ver quanto de água ainda havia na caixa. Eu até já tinha comprado uma bóia com chave de mercúrio que poderia ligar e desligar a bomba automaticamente, mas como a cisterna nessas épocas de verão sempre anda com o nível baixo, fiquei com medo de ligar a bóia e a bomba trabalhar sem água, o que poderia danificá-la. Antes que sugiram o óbvio, colocar tambem uma bomba de mercúrio na cisterna, já digo que o acesso seria muito dificil, o que enviabilizaria a instalação. Claro que eu também já conhecia o sisteminha de pesos e polias pendurado do lado da caixa, que alias já vi até de garrafa PET, mas dai eu estaria perdendo a oportunidade de fazer algo "engraçadinho". Minha primeira idéia foi fazer algo com um microcontrolador e com alguma matemática calcular o volume de água, mas no fim optei por algo bem simples, usando portas lógicas e LEDs.


Como se pode ver, o circuito é bem simples e na figura mostra apenas uma das seis portas disponíveis no chip. Dependendo do tamanho da caixa d'água e da "resolução" da leitura desejada e só ir duplicando o mesmo circuito. Eu usei nove sensores, portanto dois CIs foram necessários. O funcionamento também não tem nenhum segredo. O LED está ligado diretamente na saida da porta inversora e na entrada temos um resistor de valor alto para o positivo, fazendo que a porta fique em estado lógico 1 na entrada e com a inversão, 0 na saida mantendo o LED apagado. Quando a água toca os terminais do sensor, faz com que a resistencia caia para algumas centenas de K, então a entrada assume nivel lógico 0 e com a inversão, 5V na saída, acendendo o LED.

Cada sensor nada mais é de que dois pregos presos num pedaço de barra de conectores parafusados.


Minha barra de sensores foi feita a partir de um pedaço de aluminio onde prendi os nove sensores e com um pouco de cola quente procurei isolar ao máximo as partes metálicas para evitar a ferrugem. Os pregos são de aço pelo mesmo motivo.


Eu precisava de dez fios, nove sensores + terra, então usei cabo flat num conector DB15.


A montagem foi feita em placa padrão e acondicionado numa caixa Patola. Este botão nada mais faz do que ligar a alimentação, ou seja, só há consumo da bateria quando ele é pressionado.


Uma vez instalado o sistema, pressionando o botão sabemos através dos LEDs qual é a altura de água dentro da caixa. Veja que na primeira foto seis LEDs acenderam. Depois de algum uso, banho, louça, máquina de lavar, pressionei novamente o botão e somente cinco LEDs estavam acessos dessa vez.

Para quem procura um jeito legal de medir o nível de água, tem uma tarde livre e um pouco de habilidade com ferro de solda, esta é uma solução bem fácil.

Atualizado em 12 de Dezembro de 2010

Uma das maiores dúvidas em relação a este artigo é que muitos não entenderam que no meu esquema original eu mostrava apenas um dos sensores, bastando replicar o mesmo esquema quantas vezes fossem necessário, de acordo com o gosto de cada um. Pois bem, para acabar de vez com a dúvida, publico o esquema completo do equipamento que eu montei, com 9 LEDs.




Agradeço ao leitor Gustavo Miranda por ter desenhado o esquema completo do projeto e autorizado a sua publicação aqui nesta página.

Dúvidas ou sugestões, utilize o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente





NO MOMENTO OS COMENTÁRIOS ESTÃO DESABILITADOS!!!

Estou migrando de servidor, voltamos em breve!