Conserto de um Commodore 128

Em 2 de Junho de 2011

O Robson M. Braz hoje nos conta como foi o reparo do seu Commodore 128.

As fotos e o texto são do Robson e estão reproduzidas aqui com autorização dele.



Reparo Commodore C128



Há um tempo atrás encontrei um Commodore C128 que estava à venda no Mercado Livre, super conservado, com drive 1571, manuais, alguns programas e caixa original. Como eu sempre quis ter um C64 que estivesse em boas condições resolvi comprar este C128 que também funciona como um C64 e CP/M, então era um 3 em 1!


Programas e manuais, repare que não veio nenhum "joguinho". :(



Detalhes da caixa.


Após receber e testar, estava funcionando perfeitamente, guardei na caixa novamente pois ainda teria de achar um jeito de transferir arquivos do PC para ele.

Passado algum tempo, após a substituição dos capacitores do meu amiga A1200 que fiz seguindo o tutorial do Victor, resolvi dar uma olhada no C128, liguei e... nada, meu C128 morreu! Apenas apresentava uma tela com lixo que mudava cada vez que eu resetava, conforme abaixo:


Tentei rodar no modo C64 e funcionou perfeitamente. Para entrar neste modo basta ligar o micro com a tecla C= (Commodore key) pressionada. O defeito era apenas no modo C128, então vamos desmontar pra ver o que está ocorrendo.

Retirei os parafusos e cuidadosamente removi o cabo do led "power" e o cabo do teclado.





Teclado removido, agora é só retirar a blindagem de metal que também funciona como dissipador de calor.





Blindagem removida.


Comecei por testar as tensões e encontrei 4,4V onde deveria ser 5V e constatei que o problema era na chave liga-desliga, pois antes da chave tinha os 5V, só que como o micro funcionava perfeitamente no modo C64 não me preocupei, o raciocínio era simples (e brilhante! :) ) se 4,4V estava bom para o C64 deveria estar ok para o C128 também! (terrível engano como veremos mais pra frente :) ).

O esquema abaixo mostra os pontos de teste com as respectivas tensões a serem medidas, note que a chave liga-desliga controla as entrada de 9VCA e 5VCC.
Warning: imagejpeg(): Unable to open '310378-1-left_t.jpg' for writing: Permission denied in /home/panet/victortrucco.com/funcoes.php on line 111



Então era hora de pesquisar na internet e ver se alguém já tinha resolvido algum problema deste tipo e encontrei um site com dicas do guru Ray Carlsens.

Ele descreve que um dos sintomas de lixo na tela poderia estar relacionado à rom "U34 - 318019-02 C128 BASIC HI ROM". Então com um gravador/leitor Willen comecei a testar todas a roms e encontrei apenas uma em que a leitura era diferente das imagens que baixei na net, era a rom U35, que é responsável pelo Kernel do C128, a diferença era apenas em alguns bytes. Note que o meu C128 veio com o programa JiffyDos instalado na rom, que melhora o desempenho do acesso ao drive. O "mod" foi feito alterando-se as roms U32 e U35 originais 27C128 de 16KB x 8 bits por uma 27C256 de 32KB x 8 bits e adicionando-se uma chave para selecionar modo JiffyDos ou Kernel original. Detalhe da ligação das roms U32 (C64+JiffyDos) e U35 (C128+JiffyDos).


Ok, com a rom U35 nova e gravada, é hora de testar, liguei e... NADA, continuava do mesmo jeito com lixo na tela. Testei novamente as roms e tudo perfeito, era hora de começar a testar as RAMs, que no caso do C128 são dois bancos de 64KB usando-se memórias do modelo M3764. Como não possuo nenhum instrumento para testar as RAMs e mesmo neste caso nenhuma era soquetada, o jeito foi testar usando o próprio micro. No modo C64 fui executando alguns pokes e peeks para ver se os valores eram devidamente gravados e lidos na memória. Existe também um comando que mostra a quantidade de memória livre para o basic, basta digitar:

PRINT FRE(0)–65536* (FRE(0)<0)

Assim o primeiro banco de memória que é usado pelo C64 foi testado sem problemas, restando testar o segundo banco.

Seguindo o manual "C128 Diagnostic Instruction and Troubleshooting Manual (314060-01-02)" encontrei uma dica para se inverter os sinais CAS0 e CAS1, invertendo assim os dois bancos de 64Kb.

Veja detalhe dos sinais CAS0 e CAS1 no CI U9 pinos 8 e 11 conforme esquema abaixo:
Warning: imagejpeg(): Unable to open '310378-4-left_t.jpg' for writing: Permission denied in /home/panet/victortrucco.com/funcoes.php on line 111



Ok, agora já posso testar o segundo banco e constatei que tudo estava perfeito, então é chegada a hora do desespero :) , pois agora eu não tinha como testar os outros CI's customizados que poderiam ser os responsáveis por este tipo de falha. Então um tempo depois lembrei da chave liga-desliga e resolvi desmontá-la. Uma limpeza nos contatos internos e ela estava nova outra vez.





Chave no lugar.


Hora do último teste e então liguei o micro e para minha surpresa... FUNCIONA !!!


Maravilha! E só pra ter certeza coloquei novamente a eprom U35 antiga e confirmei que ela realmente estava com defeito.

Então é isso, perdi um bom tempo ignorando a chave liga-desliga que no final das contas não foi tão perdido assim pois aprendi muitas coisas à respeito do hardware do C128!






Agradeço ao Robson por compartilhar a experiência conosco e aproveito para parabeniza-lo por ter salvo mais um micro!

Alguma dúvida, sugestão ou comentário? Use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.