Curta a FanPage e receba todas as atualizações através do Facebook.


Correções na controladora TB6560

Correções na controladora TB6560

Em 26 de Janeiro de 2013


Verdade seja dita, a controladora chinesa baseada nos chips TB6560, não é sensacional, mas é "usável" em muitos casos. Levando em conta o preço, cerca de 1/3 de um kit médio de drivers, ela é bem atraente pelo menos para os hobbystas e curiosos que não querem investir grandes recursos para "brincar" um pouco com CNC.

Falando rapidamente sobre a placa, ela é um misto de controladora + drivers (com versões de 3, 4 ou 5 drivers) numa única placa. Temos ainda controle do Spindle, sensores de fim de curso, botão de emergência e possibilidade de incluir display e joystick. Ou seja, uma solução completa, ainda que modesta e barata para um CNC. Claro que pelo custo quase irrisório ela tem problemas e pelo menos alguns deles são descritos aqui com sugestões de MODs que com certeza darão uma melhorada na placa, mesmo que aparentemente ela esteja funcionando bem.

1 - Capacitor do OSC

Esse capacitor gera o clock para o CI controlador Toshiba TB6560 (dai o nome da placa) e originalmente ele é de 1000pF. Segundo o datasheet do CI, ele poderia estar entre 100pF e 1000pF, o que estaria ok, porém a frequencia de trabalho do CI fica em apenas 44khz exigindo pulsos maiores (pelo menos 90uS) a partir do PC para controle dos motores. Na prática isso quer dizer que o "teto" para velocidade dos motores é mais baixo antes dele começar a perder passos. Colocando o capacitor de 100pF a frequencia sobe para 400Khz o que significa necessidade de pulsos menores (cerca de 10uS), logo, a possibilidade de aumento do teto, conseguindo um ganho na velocidade dos motores sem muito esforço de nossa parte.


Na foto acima já com os capacitores trocados, um pra cada controlador, na parte de baixo da placa. Logo após a troca já nos testes de movimentação dos eixos, notei que o meu Z passou a funcionar lisinho. Ele antes BERRAVA, literalmente, e passou a funcionar muito silencioso, mesmo antes de eu fazer qualquer modificação nas configurações do Mach 3. Após checar o correto funcionamento subi as velocidades em cerca de 25% e minha máquina aceitou bem as novas configurações, sem gritar e nem peder passos. Talvez eu conseguisse até mais velocidade se eu perdesse mais algum tempo fazendo mais testes, mas para meu uso a velocidade já está de bom tamanho.

2 - Acoplamente Ótico

Um das especificações oferecidas pela TB6560 é que ela se propõe a ter entradas isoladas na porta paralela, protegendo então o micro contra um possivel curto na controladora. A proposta é boa, mas falha porque o Terra é o mesmo, tanto na placa quanto na interface paralela. Bem, o "isolamento" propriamente dito se dá por opto-acopladores que nada mais são do que um LED e um foto-transistor montado num mesmo invólucro. De um lado quando fazemos o LED acender, a resistência do outro lado baixa por causa do foto-transistor funcionando como uma "chave ótica".

Pois bem, o problema é que entre o pulso da porta e o pino de controle do CI temos uma rampa de subida do sinal gerado pelo opto-acoplador e muitas vezes ele chega atrasado, fazendo a máquina perder passos ou dar o passo na direção errada. Nas imagens abaixo, baixadas do forum CNCZone, mostram o problema.


Na segunda imagem é possivel notar que a máquina só teria mudado de direção após o pulso de clock, gerando um passo errado.

A solução é simples mas ao mesmo tempo meio drástica: retirar o opto-acoplador. Eu não me importei porque como eu disse inicialmente a controladora já não é mesmo completamente isolada e entre a porta paralela e o resto do circuito ainda temos um buffer 74HS14 que bem ou mal também está isolando a porta. Vi uma outra solução onde adicionaram mais um buffer 74HC14 após o original da placa, mas ter uma ou duas peças entre a paralela e o CI, pra mim, não faz diferença. :D

Retirei os optos "problemáticos" da placa que são os de direção e pulso de clock, lembrando que é um deles pra cada eixo, logo, total de seis optos e fiz uma ligação direta no próprio soquete utilizando um pequeno pedaço de fio rígido. Simples e eficaz.


O outros optos são de enable de cada eixo que ficam ligados o tempo todo e os dos sensores que não influenciam no problema, não precisando serem retirados.


Sem o opto os sinais chegam no tempo certinho, como podemos ver na imagem acima.

3 - Diodo de proteção do rele

Quando a bobina de um rele é desenergizada pode ser gerado por indução uma tensão chegam a níveis bem altos, então é comum colocar um diodo polarizado inversamente à ligação do rele para proteção do resto do circuito. Se essa tensão é gerada no desarmamento, como o diodo estará posicionado no mesmo sentido, ele terá baixa resistência, absorvendo a tensão. O problema na TB6560 é que o projetista simplesmente esqueceu o diodo. Basta soldá-lo por baixo da placa na bobina do rele, percebendo o lado correto da polarização do diodo. Guie-se pela foto abaixo, mas desconsidere o fio laranja soldado que faz parte do artigo do Controle da Tupia.






Enfim, todas as mudanças propostas são muito fáceis de serem feitas e melhoram sensivelmente a controladora TB6560. Então, pegue seu ferro de solda e mãos à obra.

Para referências disponibilizo também o esquema da placa, o datasheet do Toshiba TB6560 e o site do fabricante.

Em 28 de Fevereiro de 2013

Tinha esquecido completamente de incluir manual da placa, que inclusive tem toda a configuração para o Mach 3 e um pequeno resumo das ligações do cabeamento da controladora.







Voltar - Home


Comente



Nome:

E-Mail: (não será divulgado)

Mensagem:


 Quero ser notificado por e-mail quando houver respostas nesse artigo


Trocar imagem
 
Quais as letras mostradas ao lado?



Em 31/1/2013 23:47:00 por Cléber
Olá Victor! Parabéns pelo site, estou esperando uma cnc igual a sua (porém preta) chegar, e fiquei imaginando se aquele relé que fica no canto da placa não poderia ser ligado em uma contactora para ligar a tupia. Li em algum lugar que o relé serve para ligar refrigeração (bomba), a pergunta é, existe opção de ligar este relé simultaneamente com a saída que tu usou para ligar o teu circuito?
Em 1/2/2013 12:12:00 por Victor Trucco
Cléber, acho que vc perdeu o artigo do Controle da Tupia que publiquei no mesmo dia que esse e ensina justamente o que vc quer fazer, confira por lá. Grande abraço http://victortrucco.com/CNC/ControleTupia/ControleTupia.asp
Em 5/2/2013 08:58:00 por Richard Weigel
Olá Victor, Referente ao diodo, por curiosidade fui dar uma conferida no esquema (Slide03.JPG) e lá aparece o dito diodo (D63). Ele fica na parte de baixo da placa, no formato de um transistor SMD perto do relê. Tem como ler o código deste componente? Parabéns pelo site. Já ganhei algumas horas lendo seus artigos.
Em 5/2/2013 10:22:00 por Victor Trucco
Richard, agradeço por ter apontado meu equivoco, porque subi a versão antiga do esquema. Quando desenharam o primeiro esquema, justamente pensaram que o componente SMD se tratava do diodo de proteção, mas numa segunda olhada descobriram que era um transistor PNP, responsável pelo disparo do rele, mais ou menos como o que utilizei no controle da tupia. Ele é de uso geral, podendo ser substituido por um BC558. Grande abraço
Em 5/2/2013 10:23:00 por Victor Trucco
Ah sim, baixe novamente o esquema que já corrigi o link...
Em 5/2/2013 13:58:00 por alcenir fernando
Victor, boa tarde estou em contatos para comprar tb este modelo de cnc que vc comprou ... vc saberia me dizer o tempo de corte mais ou menos cortando MDF de 16 mm letras chapadas (Digo) soltas. mil desculpas mas o sr Mauricio nao solde me dizer , me mostrou vc como referencia sou grato desde já pelos seus ensinamentos, dicas, vejo que vc esta prestes a ajudar muitos leigos como eu ... Abraços tudo de bom
Em 5/2/2013 13:59:00 por alcenir fernando
parabens pelo site
Em 5/2/2013 14:49:00 por Victor Trucco
Alcenir, usando a fresa correta, vc conseguirá cortar até mesmo MDF 25mm sem nenhu, problema. Veja meu artigo original sobre o router do Mauricio, porque no video da pagina inclusive eu corto um MDF de 16mm. Grande abraço http://www.victortrucco.com/CNC/RouterCNCHobby/RouterCNCHobby.asp
Em 6/2/2013 09:24:00 por alcenir fernando
Victor muito obrigado pelas dicas... continue sendo o generoso de sempre abraços..
Em 6/2/2013 22:34:00 por oles
ola Victor! parabens pelo tutorial... tambem vou fazer essas mudanças na minha aqui..., eu achei outra correçao no linuxcnc( http://wiki.linuxcnc.org/cgi-bin/wiki.pl?TB6560 )que fala nas mudaças dos diodos Fr304-307 na parte superior por UF 5408 mil vezes mais rapidos??? Será? ainda nao fiz as mudanças e nao sei muito de eletronica, mas costaria de uma opiniao sua se possivel. Um abraço.
Em 9/2/2013 16:13:00 por Léo A Tarilonte
Como iniciante leigo estou montando uma CNC hotwire baseada nesta placa, foi essencial este artigo, muito simples e compreenssível...parabéns sr. Victor Trucco...não nos abandone Tarilonte
Em 9/2/2013 19:56:00 por Bernardo
Olá Victor, Fiz as modificações sugeridas e realmente ficou muito bom! Apenas estou com um problema e gostaria de saber se você pode me ajudar: meu eixo Z (conectores mais próximos dos conectores do rele) não esta funcionando. Fiz uns testes e vi que entre os 4 pinos, todos estão dando continuidade. Isso não acontece com os outros 2 eixos que estão funcionanando corretamente. Eu acredito que possa ser problema no TB6560. Você já teve este problema? Sabe o que pode causar esta continuidade entre todos os pinos, como se fosse um curto circuito entre eles? Muito obrigado!
Em 9/2/2013 20:11:00 por Victor Trucco
Oles, li sobre os diodos no link que vc passou. Concordo que os diodos sugeridos são mais rápidos que os originais e que poderia trazer beneficios. Enfim, esses diodos são faceis de conseguir por aqui e mesmo que o ganho com a troca nao seja significativo, mal nao irá fazer. Comprarei alguns para experimentar e farei a atualizaçao no artigo depois dos testes.

Bernardo, isso acontece se a configuração no Mach 3 (ou equivalente) estiver incorreta quanto a pinagens e sinais. Confira com calma utilizando o manual da placa. Confira também se o motor nao está com problemas, ligando o cabo no X ou no Y (Atençao, somente se o motor for igual aos outros). Eliminando essas duas possibilidades, tem grande chance de ser o CI TB6560, mas por sorte ele é bem facil de ser encontrado e vale a pena deixar um de reserva para esses casos. Grande abraço
Em 17/2/2013 12:19:00 por moraes
Primeiramente parabens pela iniciativa de ajudar os iniciantes q como eu contam mais com a forca de vontade do que com o conhecimento! Em segundo gostaria de uma ajuda para a ligaçao dos motores e configuraçao dos SWITCHS. Desde ja meu muito obrigado
Em 27/2/2013 16:12:00 por Cristiano
Olá Victor, tenho uma placa desta de 3 axis, toda instalada numa cnc que fiz, os sensores de percurso e tudo, mais ainda não coloquei pra funcionar mais tempo, apenas alguns testes, e percebi que os motores esquentão muito rápido quando ligados ao mach 3. Quais os componentes devo comprar: 3 capacitores 100pf e o diodo de proteção qual é ? . desculpe mais não entendo de eletronica só do que me fala pra fazer. agradeço desde já e parabéns pelo site.
Em 28/2/2013 13:41:00 por Victor Trucco
Moraes, inclui hoje uma foto com o resumo das ligaçoes e o manual da controladora. Seguindo pelas imagens, será bem fácil vc conseguir configurar a placa e acertar o cabeamento.

Cristiano, sao 3 capacitores de 100pF e 1 diodo, sendo o ideal seria utilizar o 1N4007. Eu utilizei o 1N4148 porque era o que eu tinha à mão, mas a voltagem de trabalho dele é menor. Sobre os motores esquentando, provavelemente a placa está configurada com muita corrente. Veja o manual as chaves correspondentes e diminua. Por exemplo, se está em 100%, passe para 75%, se está 50%, para 25%. Faça isso com tudo desligado e depois teste o funcionamento do motor. Um abraço
Em 28/2/2013 14:14:00 por Tarilonte
Grato pela explicação
Em 3/3/2013 16:54:00 por Cristiano
Olá Victor, obrigado pelo seus esclarecimentos, o diodo 1N4007 ja consegui comprar, agora os 3 capacitores o cara da eletronica 3 de uma placa de outro aparelho e me deu só que a numeração do capacitor esta 101j , tem diferença? Outra coisa ele falou sobre ter voltagem certa, qual seria? Obrigao e desculpe pelo encomodo, mais não quero queimar minha placa.
Em 12/3/2013 08:51:00 por Elcio Dias
Victor, Parabéns pelo site, que bom que existem pessoas como vc que se interessam em ajudar, principalmente leigos como eu. Preciso da sua orientação , eu tenho uma placa de 4 eixos que estou instalando em uma adaptação que eu fiz para as ferramentas Sherline ( vc conhece? Se não posso mandar fotos ), em relação ao diodo e aos capacitores eu não tenho dúvidas do que fazer mas com relação aos acopladores opticos eu estou meio inseguro, vc pode me orientar quais eu devo retirar? Obrigado
Em 12/3/2013 16:51:00 por Victor Trucco
Elcio, eu não tenho a placa de 4 eixos na mão pra te dizer com certeza quais são as peças, mas vc pode segui o esquema e pela nomenclatura retirar os optos de DIR e STEP de cada eixo (pagina 02 no arquivo do esquema). No pior dos casos, vc simplesmente poderia tirar TODOS os optos e substituir pelos jumpers. Apesar dos outros não serem problematicos eles podem ser substituidos sem problemas. Um abraço
Em 12/3/2013 22:14:00 por Elcio Dias
Victor, Vou fazer as mudanças, testar e depois te mando notícias! Obrigado por tudo!
Em 25/3/2013 20:12:00 por Alexandre Augusto Monteiro Wiener
Victor, estou interessado em montar uma fresadora CNC de bancada. Estou estudando o assunto e cheguei nessa solução, essa placa é bem versátil! Tu forneces o material todo, digo, hardware, software e manuais de montagem e configuração? Desde já,muito obrigado. Alexandre Wiener
Em 25/3/2013 20:25:00 por Alexandre Augusto Monteiro Wiener
Victor, tu conheces essa placa Toshiba TB6560AHQ, placa vermelha? Desde já,muito obrigado. Alexandre Wiener
Em 25/3/2013 21:22:00 por Victor Trucco
Alexandre, todas as infos de configuração da placa estão no manual aqui mesmo nesse artigo (link no fim do texto). Placa vermelha, azul, verde ou case de aluminio praticamente são todas iguais com pequenas mudanças na posiçao dos componentes e conectores. Analise as possibilidades antes de comprar, porque esse tipo de placa é mais pra brincar e aprender do que usar de fato, porque ela não aguenta o tranco de uma máquina em produção e tampouco toca motores realmente bons de máquinas maiores. Já pra alguma coisa pequena em MDF para vc aprender, tá de bom tamanho. Não faço vendas nem dou qualquer tipo de suporte, alem dos meus artigos publicados no meu site. Grande abraço.
Em 26/3/2013 19:39:00 por Alexandre Augusto Monteiro Wiener
Victor, muito obrigado pela orientação. O que tu recomendarias para uma mesa de 600mmx600mmx200mm, motores Nema 34 62N.cm com fuso de esferas de Ø16mm, utilizada para hobby em madeira e polímeros. O que tu achas dos kits da HOBBYCNC? Mais uma vez muito obrigado! Alexandre Wiener
Em 26/3/2013 20:03:00 por Victor Trucco
Alexandre, um drive que me surpreendeu MUITO foi o 2M542. Roda macio e toca motores até 4.2A por fase, que deve ser o caso desses seus NEMA 34. Apesar de vc ter que comprar 3 drivers + a placa BOB o preço ainda é razoavel, em torno de R$750 a R$800 por aqui se vc procurar com calma. Se puder esperar, pegue no eBay que fica metade disso. Se os seus motores suportarem o modo unipolar (6 ou 8 fios) vc pode pegar um driver Apoena que é de fabricação nacional e vai ficar na mesma faixa de preço. Se o kit que vc fala é o vendido no ML de PVC, eu nunca cheguei a ver pessoalmente, mas um amigo meu comprou e a primeira vista ele nao se agradou porque achou fragil. Já nao falo com ele ha algumas semanas pra ver se ele chegou a botar o kit pra rodar, dai nao sei te falar quanto ao funcionamento. Esse kit talvez seja o par ideal para a placa TB6560 porque Fica meio sem compromisso e razoavelmente barato para quem quer começar a aprender a usar os programas para depois partir para um router maior. Grande abraço
Em 27/3/2013 07:06:00 por Victor Trucco
Alexandre, não copie e cole especificações técnicas nas mensagens, apenas diga o nome. Não gosto de BOB USB principalmente por custar 4 vezes mais caro que a mesma controladora para porta paralela. Uma BOB de 5 eixos para paralela vc consegui por menos R$50 ou menos até. R$473 é preço de ML, mas se vc procurar em outros anuncios vai ver essa mesma controladora por R$250. Pesquise por Driver de Motor de passo e olhe pelas fotos. Geralmente quem tem drive tem o conjunto completo de BOB + 3 drivers. Um abraço
Em 27/3/2013 19:57:00 por Alexandre Wiener
Victor, valeu! Se precisares de ajuda em assuntos relacionados a engenharia mecânica me coloco a disposição para ajudá-lo. Mais uma vez, muito obrigado! Alexandre Wiener
Em 9/5/2013 08:25:00 por Maximo Ronaldo
Bom dia AAmigo! so uma duvida essa placa controla motores Bipolares Ou Unipolares?
Em 14/5/2013 22:29:00 por Anderson
Olá Victor, parabéns pela iniciativa, seguinte, recebi esta placa hoje, na instalação dos motores Nema 23 houve um problema, sem querer encostei os 2 fios comuns do motor Y no terminal positivo da entrada da fonte, deu um estalo, depois a placa so acendeu o led do centro que é o Y, andei testando os diodos de saida e notei que estão com fuga, o ( YA- ) e ( YB+ ) estão dando zero, o restante estão normais, estou querendo saber se houve algum dano nos ci´s tb6560, estou preocupado, agradeço uma ajuda, valeu muito obrigado.
Em 9/6/2013 10:37:00 por Brener Bento Leão
Olá Victor, tentei fazer essas modificações mas algo deu errado, quanto ao jumpeamento dos optos, tudo ok, a diferença foi notável, consegui velocidades muito maiores. Em relação a troca dos capacitores, quando solto o RESET no Mach3, buumm, os CIs se queimam todos, já foram 6 CIs pro espaço. Quanto tentei com valor de 100pf (101) os CIs fritaram na mesma hora que soltei o RESET, resolvei aumentar para 330pf e troqueis por CIs novos, consegui funcionar a placa por um dia, no outro quando liguei a placa, fumaça novamente. Tem idéia do que pode estar havendo?
Em 12/6/2013 01:02:00 por VILMAR DE SOUZA
Caro colega Victor, estamos com uma tb6560-4v3, testando numa CNC no Match3, que nao conseguimos variar a corrente mais 0.8 amperes em todos os eixos. Ja trocamos fonte, cabos de sinal pararelo, reconfiguramos setup, alternamos de varias maneiras, mas até agora tudo inutil. Por favor preciso de uma luz. Desde já muito obrigado.
Em 20/6/2013 23:43:00 por Bado Bandorello
Maravilhosa essa sua iniciativa aos leigos como eu, tenho esta placa quase a baixo da marreta, a mesma esta me dando horas acordados sem qualquer esperanças de funcionar corretamente , tais como os eixos XYZ que alem de roncarem muito trabalham invertidos nos seus devidos eixos, vou providenciar esse reparo como segue seu exemplo e ver ser algo melhora neste chinês. Obrigado pela sua iniciativa....
Em 21/6/2013 19:51:00 por Bado Bandorello
Victor!!! boa noite.. estou realizando testes com esta placa de acordo com suas configurações no Mack3, funcionou de acordo os eixos YZ, o X acredito eu estar com problemas ou saida queimada, seria esse CI TB6560? ou outro componente... Obrigado pela a ajuda e aguardo uma resposta sua se puder me ajudar nessa.
Em 21/6/2013 19:55:00 por Bado Bandorello
So mais uma observação... com o jampeamento deu certo, os eixos YZ respondem muito bem porem estou em duvida em trocar os capacitores, pois li que o Brener Bento Leão comentou que apos a troca dos capacitores os CIs torraram. Ha alguma coisa em relação a substituição ? ou poder ser feita sem problemas...
Em 21/6/2013 20:19:00 por Elcio Dias
Gente, eu fiz TODAS as alterações sugeridas e a minha placa funciona PERFEITAMENTE, sugiro que antes de ligar tenham certeza absoluta que que estão ligando corretamente as bobinas dos motores de passo, os meus ( 4 ) funcionam sem esquentar e sem fazer barulho nenhum. Se estiverem ligando errado os CIs queimam imediatamente. Quando ainda não conhecia direito, liguei um motor errado e testei com plena corrente o CI pegou fogo!
Em 21/6/2013 21:57:00 por Bado Bandorello
Qual seria a ligação correta destes motores de (6) fios da esquerda para direita. laranja, azul,amarelo e vermelho?
Em 21/6/2013 22:49:00 por Bado Bandorello
Victor!!!! fala pra nós... O que vc não sabe fazer ou que não sabe modificar... assim podemos fica a altura.
Em 22/6/2013 10:29:00 por Elcio Dias
Bado, Se as suas bobinas são laranja-azul e amarelo-vermelho voce pode inverter a ligação por exemplo: Azul-laranja e Vermelho-amarelo, o motor de passo vai girar no sentido contrário, porém, se vc misturar as cores tipo laranja-amarelo e vermelho-azul o CI queima imediatamente, entendeu?
Em 22/6/2013 10:51:00 por Anderson
É camarada, fiz todas as modificações e estou impressionado com o desempenho da placa, funcionando 1000%, os motores quase não fazem nenhum barulho, torque e aceleração ficaram uma uva. Estava pensando com meus botões o seguinte, como esta placa não tem proteção nenhuma contra curto ou erros de conexão dos motores, será que não tem como fazer uma proteção com diodos nas entradas dos ci´s, por exemplo, o meu problema foi um curto acidental com o fio comum do motor que encostou ao positivo da entrada da fonte, ai nem tem jeito queima mesmo, mas acho que se colocar diodos nas entradas dos ci´s não vai deixar queimá-los, diga-me se estou certo ou falando bobagem. Bom um grande abraço e parabéns pela iniciativa.
Em 22/6/2013 18:42:00 por Bado Bandorello
Perfeito!!!! Obrigado pela dica dos fios, agora estou mais seguro em trocar os capacitores e sem esquecer do CI que ja torrei no X, RsRsRs Obrigado pessoal....
Em 25/6/2013 08:55:00 por maximo ronaldo
Ola amigo! a minha placa chegou semana passada e ainda naum consegui fazer funcionar, uma duvida como estou sem PC estou utilizando ela no notebook com um (cabo conversor paralelo - USB) sera esse o problema? desde já agradeço a atenção!
Em 27/6/2013 17:37:00 por Daniel Farias
Olá Victor! Gostei muito da sua pagina, realmente esclareceu algumas dúvidas minha, no entanto surgiu uma referente a essa placa, eu sou um cara que gosta de ter o que fazer fim de semana, por isso resolvi fazer uma cnc para brincar nas horas vagas, pois bem, eu comprei 4 motores de passo de 6Kgf.cm nema 23, eles acusam que a tensão é de 4v e 1,6A, ai surgiu uma dúvida. Se o fabricante dessa placa indica para o nema 23 16v~24v isso não vai danificar os motores? Obrigado desde já.
Em 28/6/2013 08:54:00 por Brener Bento Leão
Em resposta ao Daniel Farias Daniel, dê uma olhada nesse tópico do Guia CNC http://www.guiacnc.com.br/eletronica/funcionamento-de-placa-chopper/ Acredito que vai dar um clareada nas idéias. Em resumo, o que vale é a corrente, não a tensão. Procure por informações sobre o sistema chopper para movimentação de motores de passo.
Em 9/7/2013 20:34:00 por Bado Bandorello
Ola pessoal.... eu de novo e desta vez com outra duvida. Li em um site ai sobre cncs que alguem ligou um motor extra no eixo X, ou seja uma controladora com três eixos, ligaram mais um motor.... isso é possivel, não há sobre carga na saida? abraços.
Em 12/7/2013 21:17:00 por Carlos Guimaraes
Amigo, boa noite Gostei muito da sua matéria de dicas sobre esta placa, porem gostaria de saber se esta placa é mas nova que a versão vermelha que se encontram a venda nos sites, tem diferenças já que as duas usam TB6560 e tem características parecidas, agradeço se puder me ajudar. um abraço.
Em 13/7/2013 21:51:00 por Ronaldo
PARABÉNS PELO SITE VICTOR, A TRÊS MESES FIZ TODAS AS CORREÇÕES QUE VC RECOMENDOU E FUNCIONA LINDO TUDO LIZINHO, (HOJE RESOLVI TROCAR MINHA FONTE DE 12V POR UMA DE 24V E DERRE PENTE MINHA TB6560 3 EIXOS PAROU DE FUNCIONAR A SAIDA DE RELÉ VC TEM IDEIA DO QUE PODE SER?)
Em 21/7/2013 14:49:00 por Ronivon
Olá gostaria muito de saber a voltagem correta do capacitor a comprar, vou ter que comprar pela internet pois na minha cidade nem tem loja de eletrônica, fui testar minha maquina este fim de semana e estava tudo blz até ela berrar como vc falou e parou o trabalho, vou tentar estas correções. obrigado
Em 27/8/2013 16:41:00 por Wallace Gamma
Amigo, caso eu consiga destruir a trilha do capacitor 102, como eu fiz... qual adas pernas do tb6560, posso colocar o capacitor no de 100uf??? pra não perder a placa... Obrigad0
Em 2/9/2013 21:30:00 por robson kummetz
Caro Victor Parabéns!!! a minha controladora está 1000% grande abraço
Em 28/9/2013 14:13:00 por Jean de Moraes de Figueiredo
ola gostaria primeiramente te parabenizar pelas dicas e gostaria de saber se vc pode me ajudar , como se instala inversor mais spindle na placa tb6560, com mach3 e ligação eletrônica?
Em 31/10/2013 18:35:00 por Edcarlos Gabriel de Macedo
Você tem a configuração do motores de passo de 15kgf.cm da placa 3ax não consigo configurar para ele rodarem com velocidade,ele só ficam rodando com velocidade baixa da soquinho.
Em 1/11/2013 08:41:00 por Brener Bento Leão
Edcarlos esse problema provavelmente está ligado a configuração do Mach3 (considerando que você esteja usando ele) verifique em config -> motor tunning os valores que estão em steps per e velocity. No meu caso que estou usando semi passo os valores são 133.33 e 2000 respectivamente. Uso a 3AX com motores de 21Kg e giram rápidos pra kcete!
Em 12/11/2013 17:50:00 por Lucas Santoro
Muito bom o conteúdo, ainda mais que eu estou em busca de informações sobre essa placa tb6560. Quero construir uma cnc pra aeromodelos (Foam hot wire). Mais estou em duvida em qual stepper motor usar. Qual mais se se adapta melhor a placa e qual com qual passo usar. Fico grato pela atenção e até mais.
Em 12/11/2013 18:10:00 por Brener Bento Leão
Lucas Santoro, eu e meu amigo fizemos duas máquinas, uma router e uma hot wire, as duas estão rodando muito bem com a CNC3AX, eu sofri um bocado com essas placas com controlador TB6560. O detalhe da CNC3AX para hot wire é que precisa ser modular pois você necessita de 4 eixos. No mercado livre você encontra as placas sem componentes para comprar e os componentes você pode comprar na Eletrodex que vai ficar baratinho.
Em 20/11/2013 14:29:00 por Douglas Pereira
Estou desenvolvendo um programa em VBA para acionar essa placa, mas estou com dificuldade para mudar de direção. por exemplo eixo Z: pino 4 dir pino 5 step pino 6 enable pinos = porta paralela A sequencia e a seguinte nivel 1 para enable e direcão e após passo para nivel 1 o step, faço um laço de repetição, e o motor gira em um sentido, mas para inverter não consigo fazer funcionar. apenas mudei o nível da direção para 0. Alguém pode me dar um auxílio.
Em 20/11/2013 15:49:00 por Brener Bento Leão
Douglas Pereira me passe um email que eu acho que posso te ajudar. Conclui um projeto desses recentemente, foi em Delphi mas a lógica será a mesma. brener.bento@gmail.com
Em 20/11/2013 17:25:00 por Douglas Pereira
Boa tarde, para simplificar. considerações: nível 1 = 5v //nível 0 = 0v o enable tem que estar no nivel 1 para liberar o funcionamento do motor ok a dir devera se acionada para no nivel 1 e logo após começar a inserir os pulsos ok! mas para inverter nao funciona deixar a dir no nivel 0....oque devo fazer me ajudem.
Em 21/11/2013 17:20:00 por Douglas Pereira
Brener Bento, boa tarde já te enviei meus emails para contato. Mas segue novemente douglas_jpereira@pop.com.br ou douglas.jpereira@yahoo.com.br Agradeço muito pela ajuda, poís estou com grande dificuldade, fico no aguardo.
Em 25/11/2013 10:40:00 por Paulo duarte
Ola vitor primeiro gostaria de parabenisalo pela atitude ema ajudar a tds . Bom vamos a meu problema , estou com uma tb6560 $ 4ixos em que fiz uma adaptaçao montando um cabo pra ela funcionar no Foamworks resumindo apos muitos cortes em aeromodelismo que é meu uso se portou sem problemas ,poren ela precisava puxar uma fio ligado a aterramento caso contrarios os motore ficavam funcionando sosinhos sem camando algum tipo uma comando espontaneo ,Bem usei uns 3 meses sem problema e em uma simples troca de mecanica e fonte ela começou a ter o mesmo efeito liga o programa alimenta a placa e ela ja começa a rodar os motres como se estivecem em curto ,coloquei a mesma fonte ,mesmo cabo ,mesmo pc , funcinou normal mais uma vez depois voltou a ter o mesmo problema ,sabe me dzer que poderia ser ou se ja conheceu algum problema parecido ..esta alteraçao talvez venha a resolver o problema sendo que ao meu ver seria algum tipo de problema de aterramento ,descup tantar perguntas..sou leigo desde ja agradeço..
Em 25/11/2013 15:49:00 por Douglas Pereira
Agradeço muito a ajuda finalmente consegui finalizar meu projeto em breve postarei o video. obrigo Brener.
Em 6/1/2014 17:57:00 por weed2all
boa tarde sr. Victor Trucco, eu comprei a meses esta controladora de 3 eixos azul e me deparei com o problema seguinte...tenho 3 motores de passo de 3.1Nm marca oriental motor nema 23 com 4 fios 2.8A 4.2v 1.8º/step o modelo e PK269JDA-C1 O problema e que so consigo trabalhar bem com eles em 50% com os dips configurados comforme o manual que a pessoa me deu...mas a velociade dos motores esta mesmo muito baixa... ja comprei os capacidores ceramicos 100pf para mudar na placa comforme a foto acima ilustrada so que ai tenho uma duvida eles tem escrito 101 e mais baixo tem 100v sera que comprei os capacidores certos...pois nao quero danificar a placa percebo alguma coisa de electronica, nao muito mas desenrasco-me por favor uma ajudinha
Em 8/1/2014 09:06:00 por Claudio Rinaldi
Caro Victor gostei muito das alterações feitas na sua placa CNC e vou fazer na minha tambem. Gostaria de saber se você colocou chaves de controle de começo e fim de percurso? E se sim aonde você conseguiu o conector fêmea de cinco pinos? Verificando a minha placa vi que os pinos 4 e 5 deste conector estão com um pingo de solda e me parece que o pino 4 e referente ao estop a sua tambem esta assim? Grato e obrigado por nos ajudar aos leigos em CNC que gostariam de iniciar.
Em 31/1/2014 08:17:00 por wagner
Muito interessantes e pertinentes suas dicas de MODs e como comprei uma placa dessas vou realizá-las. Meu problema é que perdi o CD onde tem as informações sobre os pinos da paralela e sua relação funcional na placa. Onde eu poderia conseguir tais informações? Grato pelas dicas.
Em 14/2/2014 11:11:00 por Rogério
Victor, bom dia, estou com um pequeno problema, a minha placa tb6560 está com problema no eixo x, acredito que ele não está mandando corrente o suficiente para movimentar o eixo, já tem uns 4 meses que uso sem problema e ontem aconteceu isso,já troquei o motor de passo, e ele funciona corretamente em outros eixos, porém no eixo x não tem força para movimenta-lo, se você pudesse me ajudar eu agradeceria
Em 14/2/2014 15:23:00 por rogerio
victor, vou fazer essas modificações na minha placa, depois vc poderia me informar o que eu devo alterar no mach3 por favor, obrigado até agora
Em 4/3/2014 09:39:00 por Valdecir
Ola Victor estou construindo um equipamento cnc para material super leve...estou usando dois motores 19kg nema 23 e um motor KTC-5017-033-F nema 17 para 3kg..a pergunta é esta placa CONTROLADORA TB6560 vai servir ou vc me aconselha outro tipo? posso ligar estes motores nela??
Em 5/3/2014 10:22:00 por Brener Bento Leão
Valdecir, qual o tamanho de sua CNC? Caso seja de maior porte, tipo 1mt x 60cm eu desaconselho o uso dessa placa, vai de CNC3AX que você será feliz.
Em 6/3/2014 11:02:00 por Maximo Ronaldo
Olá Amigos! montei uma Plotter de recorte com essa placa, e estou na duvida de como acionar um solenoide para baixar a lamina, no lugar do eixo Z. ja ta toda montada e consigo movimentar o X e Y mais naum sei como ligar a solenoide no lugar do Z. alguém pode mim ajudar?!?
Em 6/3/2014 14:38:00 por Brener Bento Leão
Máximo, as informações que vou te passar é o caminho das pedras, mas você precisa ter um certo entendimento quanto ao funcionamento dessas placas. O lance é aproveitar o pino Dir do eixo Z, mas o sinal é fraco, apenas 5V, portanto se seu solenóide usar uma voltagem mais alta você precisará criar um circuito simples usando um TIP41 por exemplo. O pino Dir diz ao eixo Z se ele deve subir ou descer, portanto quanto ele fica ligado ou desligado até que o eixo precise se movimentar em sentido contrário. Deu pra pegar?
Em 6/3/2014 16:33:00 por Maximo Ronaldo
Valew, Brener! vô dar uma pesquisada aqui no google pra ver o que eu axo, mas ja deu pra acender uma LUZ!!!pq naum tinha pensado nisso, tava querendo ligar no rele q a placa tem, mas também sem saber como, axo que o DIR do Z deve ser mais fácil!