Uma Caixa Elétrica/Eletrônica para o CNC



Em 27 de Janeiro de 2013

Muito tempo eu já procurava uma caixa para colocar a parte eletronica do meu router. Para quem não lembra, o router CNC Hobby vem com a controladora e fonte "soltas", sem qualquer acabamento e cabe ao novo dono "dar o seu jeito". Cheguei a usar por algum tempo a placa solta mesmo, mas cedo ou tarde poderia acontecer algum "acidente" e eu perder a controladora, então sai à caça de algum tipo de caixa.

Comecei olhando algumas em lojas de material elétrico e me deparei com uma que gostei muito, de metal com pintura eletrostática, mas o preço, quase R$300 me desanimou. Uma outra que me pareceu boa foi uma "Caixa de passagem" da Tigre, mas como só tinha 9 cm de altura, preferi não arriscar.

Passeando em frente algumas lojas de informática, me deparei com um gabinete muito bonito com o acabamento "da moda", black piano. Era um gabinete para placas-mãe mini-itx que era grande o suficiente para conter a parte eletrônica e ao mesmo tempo pequeno se comparado aos gabinetes tradicionais e não ficaria ocupando espaço demais na mesa do router.


A fonte original eu guardei para uma futura necessidade e como a original do router, apesar de ser uma fonte de PC, não cabia perfeitamente no gabinete pequeno, retirei a carcaça. Para tapar o buraco da fonte fiz um painel num pedaço de plástico. Uma das janelas acabou ficando um pouco grande, mas como não tinha outro pedaço grande o suficiente, teve que ficar esse mesmo. Além da entrada do cabo de força coloquei a chave 110/220 e a tomada de saída pra ligar diretamente a tupia.


Cortei dois pedaços de MDF para servir de base para a fonte e para a controladora. Coloquei também o dimmer e a placa com o rele do Controle da Tupia presos no mesmo MDF.


No painel frontal tive que colar por dentro a tampa do DVD para não ficar abrindo. Um pouco de Araldite em alguns pontos estratégicos foram suficientes. Furei depois para colocar o botão de emergência e o potenciômetro de regulagem de velocidade da tupia.


Com o painel novamente encaixado foi só terminar de fazer as ligações.


Primeiro teste. Inacreditavelmente, funcionou de primeira... :D


Até que o gabinetezinho ficou bonito.


Ligações traseiras. Ficou bem mais simples do que o monte de fio que eu usava anteriormente.


Apesar de ter ficado muito bom, ainda tem dois detalhezinhos para terminar. Pretendo colocar os terminais de saida para os motores em 3 conectores DB9 utilizando a mesma pinagem da minha outra controladora, a Gecko G540. Assim numa eventualidade basta eu plugar o Gecko na máquina e usar direto, sem precisar fazer nenhum esforço. O outro detalhe é o acabamento traseiro para tapar o buraco, mas como ainda dependo de colocar os conectores DB9, tenho que esperar um pouco.

Dúvidas ou sugestões, escreva no espaço abaixo.




Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.