Curta a FanPage e receba todas as atualizações através do Facebook.


Saída de Video Composto e Audio no Atari - A/V Reloaded

Atari A/V Reloaded



Atualizado em 25 de março de 2014

Fiz uma solução quase plug and play para colocar saídas de video composto, svideo e audio em estéreo opcional (fechando o jumper fica mono, como no original) no Atari 2600. Saca-se o TIA, pluga a minha plaquinha, volta com o TIA por cima dela e está pronto. Logicamente quem tem o TIA soldado vai precisar soquetá-lo e a única outra alteração é trocar o cristal por um NTSC (que já vou incluir no pacote), se for o caso.

A placa mede apenas 6,5 cm por 3,5cm e acredito que deva ser possivel encaixar em todos os clones, mas eu mesmo só tinha a mão por aqui o Polyvox nacional (placa face simples) e um outro com placa americana e ambos encaixaram perfeitamente sem problemas.

Quem ainda nao viu, veja neste link as imagens e uma sugestão para a instalação dos conectores.

Nas fotos eu utilizei um cabo comprado no ML (não vai ser incluso no pacote) e ao contrário do que possa parecer, ele é de placas de video novas, as que tem TV OUT pelo conector HD15. Na verdade cada um poderá instalar a saída conforme desejar, até mesmo soldando cabos direto na plaquinha.

Cada placa vai sair a R$50 + envio, montada e testada e acompanhada do cristal NTSC, porém cabos não inclusos, conforme dito.

A placa das fotos é protótipo caseiro, obviamente a versão a ser entregue é industrial, azul, como todas as minhas placas.

Quem tiver interesse, me envie um e-mail no victor.trucco no gmail que incluo na lista de espera (entrega prevista em 20 dias por causa da fabricação industrial).

Encomendas SOMENTE esse semana e sem repescagem. Vou pedir só a quantidade encomendada sem placas extras, logo quem acha que tem a mínima chance de precisar, faça a encomenda para não ficar de fora.






Em setembro ou outubro de 2008 eu ouvi falar de uma modificação no Atari para colocar uma saída de video composto. Achei sem muita dificuldade algumas versões diferentes, mas dei preferência para a modificação sugerida pelo Eduardo Luccas, que era fácil de fazer e um dos meus Ataris era exatamente o Polyvox das fotos. Depois de alguns minutos com o ferro de solda, hora dos testes. Não funcionou. :(

Apesar de boa, a imagem ficava preto e branco. Testei nas minhas duas TVs da época e nada. Depois de conferir e reconferir as ligações, até cheguei a enviar um e-mail para o Eduardo, que respondeu falando que muitas pessoas já tinham usado, porque a modificação foi feita em 2002. Bom, minhas TVs eram mais novas que isso, então imaginei ser alguma incompatibilidade que depois descobri. (Vide artigo Atari NTSC, porém não é necessário converter para NTSC para você montar a saída de Vídeo Composto. Funcionará normalmente em PAL-M que é o padrão dos nacionais.)

Como eu tenho muitos Ataris e clones nacionais, tentei a mesma modificação em alguns, mas sem sucesso também. Então eu tinha uma nova missão. Fazer uma saida de Video Composto que fosse compatível com TVs novas e que funcionasse inclusive nos nacionais, mantendo o sistema de cores em PAL-M. Depois de algum estudo, cheguei a um ótimo resultado que chamei de "Atari A/V reloaded".




Nas fotos, temos na ordem, uma Sony 29 CRT, Monitor LCD LG 19, Samsung LCD 50 e Mitsubishi 14 CRT. Clique para ampliá-las.

Basicamente, parti do princípio que em algum momento em todos os Ataris e clones, os sinais de croma, luminancia, sincronismo e audio são combinados para gerar o RF. Então com alguma observação, fui achando os pontos que isso acontecia, mas porém era necessário desligar o sinal da entrada do RF e também tirar o audio do sinal de video para não gerar interferências. Então um pequeno transistor foi usado para amplificar o resultado e um trimpot para permitir um ajuste no brilho para ficar ao gosto de cada um.

Abaixo passo os esquemas de todos os clones que fiz a adaptação.







Clique nos esquemas para ampliá-los e note que cada um deles tem instruções específicas de componentes a serem retirados ou adicionados.

Já respondendo a pergunta que mais me foi feita: "Onde eu pego o 5V?". Ligue no CI 7805. É bem fácil reconhecê-lo, porque é parecido com um transistor e montado num dissipador de calor. A saida de 5v dele é o terceiro pino, o mais o esquerda do CI.

Atualizado em 29 de março de 2011

O Marcio Micai fez algumas fotos durante a montagem do A/V Reloaded do Atari Polyvox dele e me enviou para publicação aqui no site. Vale destacar que ele também colocou uma saída de áudio em estéreo. Veja o artigo Atari com Som Estéreo.


Veja que o ponto que ele pegou o sinal de video foi no terminal direito do C45 que está ligado justamente a mesma junção no esquema do Polyvox. Já o 5V está presente no terminal esquerdo de C45, bastando soldar então o coletor e a base do transistor nos terminais esquerdo e direto de C45 e o emissor ficando de fora, ligando normalmente no trimpot. Seguindo então essas ligações, podemos considerar o novo esquema para o Polyvox.


Agradeço ao Marcio pelas fotos e pela autorização para a reprodução delas aqui no site.
Atualizado em 23 de abril de 2012

O Theo Silva me enviou um Atari com placa Rev.16 e aproveitei para fazer uma sessão de fotos com o mod nessa placa.


Conforme dito no esquema, retiramos o capacitor C215, o resistor R209 e a caixa do RF.


Nesta placa temos um ponto de 5V no terceiro pino onde estava a caixa do RF e o ponto da saída de vídeo é logo ao lado, no pino 4. Então basta pegar o transtor e soldar o coletor e base nesses furos, enquanto o emisor pode ser dobrado e soldado no trimpot. Tenha o cuidade de não deixar o terminar tocar a placa.


Para fixar o trimpot eu usei um pouco de cola quente. Cuidado para não deixar cair cola no eixo giratório dele. Dei um pequeno nó no fio e passei por um dos furos onde estava a caixa de RF. O fio NÃO vai soldado ali, apenas usei como suporte para evitar um puxão acidental.


Furei e montei os conectores na traseira e liguei o audio. Notem que o capacitor coloquei direto na saída, porque nessa placa o TIA fica na base da placa e poderia atrapalhar no fechamento do Atari.


Agradeço ao Theo pela oportunidade.

Atualizado em 04 de março de 2013

O leitor André Tidus fez o A/V Reloaded no Atari dele e me enviou algumas fotos com indicações detalhadas de todo o processo.





Notem que ele também aproveitou para fazer a conversão para o NTSC.


Obrigado André pelas fotos e autorização para a publicação!

Dúvidas ou sugestões, utilize a espaço abaixo para comentários.


Voltar - Home


Comente



Nome:

E-Mail: (não será divulgado)

Mensagem:


 Quero ser notificado por e-mail quando houver respostas nesse artigo


Trocar imagem
 
Quais as letras mostradas ao lado?



Em 10/1/2010 21:42:00 por Leonardo R. da Rosa
Oi Victor, você teria um esquema para o Dynavision?
Em 10/1/2010 21:50:00 por Victor Trucco
Fala Leonardo. O Dynavision eu não tenho. E olha que eu tenho 22 Ataris e clones. hehehe. Na verdade o unico Dynavision que eu tenho é um clone de Nintendinho. Se pintar algum por aqui eu levanto o esquema do A/V e publico. Abraço.
Em 11/1/2010 18:13:00 por Nelson
Meu Gemini e Atari sairam do armario, graças a este esquema! Parabens Victor!
Em 15/1/2010 11:34:00 por Rodrigo Alcione de Sena Pereira
Muito bom o trabalho. Por quea imagem está perfeita nos LCD e nos CRT ou tubo parece interferência? Um abraço!
Em 15/1/2010 11:42:00 por Victor Trucco
Na verdade está perfeita tb no CRT, a foto é que engana MUITO. O CRT tem o problema da taxa de atualização (refresh). Experimente apontar um camera digital para a tela que você vai ver a que me refiro. Fora que o vidro do tubo da reflexo, alem de mostrar esses padrões circulares de pixels. Se vc ver as fotos ampliadas (basta clicar nelas), o efeito já fica menos aparente apesar de estar presenta ainda.
Em 15/1/2010 13:53:00 por Daniel
Gostaria de parabenizar ao Victor, pois implementei o A/V Mod em meu Supergame CCE e ficou ótimo. Sucesso pra você Victor!
Em 25/1/2010 00:37:00 por Junior Capela
Fala Victor blz... Muito bom o seu site.... Mas me diga uma coisa..... to com um atari que a placa é REV 14.. e não to achando o sinal de croma... não fica colorido de jeito nenhum... tem alguma idéia do que pode ser?
Em 25/1/2010 07:10:00 por Victor Trucco
Fala Junior, imagino que o seu Atari tenha uma placa a parte colada com espuma para a transcodificação PAL-M, não é isso? Vc NÃO DEVE tirar essa placa, porque senão vai ficar preto e branco. Pelo menos no rev. 16 tem varias mudanças na placa original para usar essa plaquinha de transcodificação e somente retirando-a ainda não é suficiente para fazer o Atari voltar a ser NTSC. Se não for esse o problema, veja se vc consegue uma foto da sua placa para eu dar uma olhada. Abraço.
Em 25/1/2010 11:13:00 por Junior Capela
Putz... foi a primeira coisa que tirei heheheh Vc tem MSN? Me add (o email é o mesmo que informei ai em cima) que te mostro ao vivo, tenho a plaquinha aqui.. vou ver se consigo me lembrar onde estava ligada cada conexão...vc por acaso não tem essas conexões ai né? rs De qualquer forma valeu.....
Em 26/1/2010 08:16:00 por Victor Trucco
Junior, eu tenho (ou tinha) algum Atari que usava a placa de transcodificação. Vou dar uma olhada pra ver se está aqui ainda e tiro uma foto pra te passar. Mas é certo que o seu problema com a cor tenha sido a falta dessa placa. Abraço.
Em 26/1/2010 23:51:00 por Carlos Emanuel
Parábens pelo site. Um abraço
Em 27/1/2010 08:14:00 por Victor Trucco
Valeu Carlos Emanuel! Apareça sempre poraqui que postarei sempre novidades. )
Em 28/1/2010 23:05:00 por Carlos Emanuel
Terminei a conversão do meu Dactar... Ficou otimo! Novamente parabéns pelo site. Obrigado
Em 29/1/2010 07:19:00 por Victor Trucco
Blz Carlos Emanuel, agradeço pelo retorno. É sempre bom saber que as infos aqui do site puderam ajudar alguem. Grnade abraço.
Em 29/1/2010 22:32:00 por Junior Capela
Valeu victor.... vou ficar no aguardo....... se passar as fotos dos contatos eu consigo remontar e ai te confirmo isso..... Valeu mesmo
Em 3/2/2010 00:40:00 por Claudio
Diga Victor, tudo joia? me tire uma duvida, tenho um dactar aqui da epoca do rascunho da biblia e tinha pego ele para fazer o projeto do Eduardo, mas como nada sao flores quando fui tirar a solda do cristal acabei tambem tirando(sem querer) a parte metalica da placa onde sustenda o mesmo...ai vem a duvida, esse projeto faz uso do cristal tambem ou ele e descartado, se nao sera que posso colocar um fio refazendo a ligação da trilha? Forte abraço e parabens pelo site.
Em 3/2/2010 07:20:00 por Victor Trucco
Fala Claudio, a versão do Eduardo só funciona no Atari Polyvox, nenhuma outra e na minha vc não troca o cristal original. Bom, no seu caso vc terá que resoldá-lo e reconstruir a trilha interrompida. Pode utilizar um pequeno pedaço de fio. Se deixar sem o cristal o Atari não vai mais ligar. Um abraço.
Em 4/2/2010 12:10:00 por Claudio
Grande Victor, obrigado pelas explicações. Queria que me desse so mais uma informação, voce tem a referencia do cristal do dactar ou o cristal para ntsc vai servir tambem? acho que a minha esposa acabou jogando fora enquanto limpava a casa. Abraço.
Em 4/2/2010 12:10:00 por Claudio
Grande Victor, obrigado pelas explicações. Queria que me desse so mais uma informação, voce tem a referencia do cristal do dactar ou o cristal para ntsc vai servir tambem? acho que a minha esposa acabou jogando fora enquanto limpava a casa. Abraço.
Em 4/2/2010 12:18:00 por Victor Trucco
Claudio, o cristal NTSC (3.579545 MHz) não serve. Vc precisa de um cristal PAL-M frequencia 3.575611 Mhz. Teste por ai e me fale. Grande abraço.
Em 5/2/2010 18:09:00 por Claudio
Diga Victor, tudo joia? Então, tem 2 dias que eu procuro o cristal e não achei em lugar nenhuma aqui na minha cidade, a unica oção que eu tive for fazer o pedido em uma das lojas que fui, e mesmo assim so vai chegar no dia 15/02... o jeito mesmo vai ser esperar. Assim que ele chegar eu faço o teste e lhe falo. Abraço.
Em 10/2/2010 22:22:00 por Eduardo Dias
Tem para o Atari frente de Maderira Americano? Estava montando a do Eduardo Luccas, mas essa é melhor? Abrs.
Em 10/2/2010 23:28:00 por Victor Trucco
Fala Eduardo, meu unico Atari americano a placa é Rev. 16, esquema ai em cima. Não sei se tem outras versões. Se é melhor, vc que tem q dizer... É apenas outro jeito de fazer. )
Em 12/2/2010 21:41:00 por Eduardo Dias
Entendo, vou ter que abrir o meu para saber... Obrigado!
Em 20/2/2010 09:26:00 por Bruno
Olá Victor, não entendo muito de eletrônica, trabalho com informática e tenho habilidades para trabalhar com solda. Tenho um dactar e comecei a fazer a mudança de acordo com seu tutorial, mas esbarrei num probleminha básico por não entender muito de eletrônica, o que é o TIA. só falta isso para terminar. obrigado e parabéns pelo Trabalho.
Em 20/2/2010 09:56:00 por Victor Trucco
Bruno, o TIA é um dos dois maiores CIs do Atari. Geralmente ele está marcado como CO10444, mas existem outros nomes. Se o seu está com outro nome, para saber o chip certo basta contar os pinos do CI a partir da marca, aquele semi-circulo que tem em uma das pontas. Conte os pinos um a um em sentido anti horário. Vc verá que o pino 12 e o 13 estão soldados juntos por baixo da placa. Esse é o ponto para tirar o som. Escreva novamente dizendo se conseguiu. Grande abraço.
Em 20/2/2010 10:05:00 por Juniro Capela
Vitor... no caso do Dactar se não me engano o TIA é identificado como 6526 mesmo...
Em 25/2/2010 12:31:00 por persona
Muito bom! Parabéns pelo trabalho e obrigado por divulgar esse tipo de informação. Já conhecia o outro esquema, mas o seu parece mais elegante, e não descaracteriza o aparelho. Abraço!
Em 21/3/2010 21:53:00 por Junior
Fiz sua alteração em um Dactar e ficou tão bom que vou fazer em meu Polivox, qual havia destranscodificado e feito a saída a/v que vi em outro site. Parabéns.
Em 21/3/2010 23:10:00 por Victor Trucco
Ok Junior, obrigado pelo retorno. Todos os esquemas tem qualidade similar. Se vc gostou de um deles, pode ter certeza que gostará dos outros. Abraço.
Em 3/4/2010 14:21:00 por Guiile
Simplesmente perfeito...tinha feito um apartir do do lUcas e nao ficou bom nao sei onde errei...vo mandar uma sfotos pra vc...sem compromisso s epudre me ajudar...em tempo te pergunto se e possivel a saida svideo?
Em 5/4/2010 01:46:00 por José Luiz
Victor, primeiramente parabéns pelo site e mais ainda pela iniciativa de compartilhar as informações. Quero tirar apenas uma dúvida. O som original do Atari Polyvox é Mono, correto? Essa saída retirada dos pinos 12 e 13 é para uma saída mono. O que deve ser feito para se obter uma saída de áudio stéreo? Muito obrigado.
Em 5/4/2010 01:58:00 por José Luiz
Victor, mais uma dúvida que surgiu durante o processo: para implementar o esquema A/V reloaded, eu simplesmente retiro a placa RF ou preciso também efetuar a substituição do cristal informada no outro tutorial? Ou seja, Preciso antes fazer a alteração do Atari para NTSC? Mais uma, não existe maneira de deixar o RF funcionando também? Obrigado.
Em 9/4/2010 14:48:00 por Leo
Victor, em primeiríssimo lugar espero que a situação em sua rua e casa por causa das chuvas já esteja se normalizando, tomara que as águas já tenham dado trégua por aí. Encontrei seu site hoje e gostaria de tirar uma dúvida contigo... Há alguns meses fiz seu mod no meu Atari da Polyvox e, embora a qualidade da imagem em si tenha ficado excelente, a tela fica com umas interferências estranhas. Com o console aberto, notei que aumentam ou diminuem só de se encostar no fio do mod responsável pelo vídeo. Ela varia de TV pra TV, em algumas quase não dá para ver o jogo, em outras só em alguns fundos ela se faz presente. No LCD ela também aparece, discreta mas visível. Eu já havia tentado fazer o mod do Eduardo Luccas, como as cores ficaram estranhas, eu o havia retirado e voltado o console ao original. Já tentei de tudo, de refazer seu mod do zero com novos componentes até colocar todo o esquema numa caixinha isolada fora do console, mas a interferência permanece. Você tem idéia de algum componente que poderia estar causando isso, onde devo procurar o defeito? Posso fornecer fotos, se quiser. Obrigado desde já!
Em 16/4/2010 09:38:00 por Adriana
Ola Victor! Sou completamente leiga no assunto, poderia me dizer a respeito do trimpot, pois não entendi em que local ele deve ser colocado e se é um modelo especifico! Meu aparelho é um dactar. Grata, Adriana
Em 19/4/2010 17:20:00 por Victor Trucco
José Luiz, o som de qualquer Atari é mono. Para deixá-lo estereo vc deve separar os dois pinos e colocar um resistor de 4k7 em cada um ligando-o ao 5V. A partir dai já nos pinos separados vc usa dois capacitores eletroliticos (um em cada pino) para fazer a saida de som, como é o tradicional, mono. O tutotial do NTSC é outra coisa, não tendo nada a ver com esse. Vc pode ter a saida A/V em PAL-M normal, mas o RF tem q morrer porque em determinado momento ele junto o video com o audio, o que geraria interferencia na saida.

Leo, desconfio que seu problema seja ruido mesmo no sinal de video. Vc retirou as peças indicadas? Não esqueça principalmente da caixa do RF que geraria muita interfecencia. Uma outra q vc pode retirar é a bobina que não tem como errar. Ela fica abaixo e a direita do conector do cartucho e geralmente cheia de cola. Outra coisa que pode ter acontecido é seu console estar juntando o sinal audio por algum outro capacitor que tb precisaria ser retirado. Como nem todos os Atari Polyvox são exatamente iguais, poderia estar ai o galho, mas tb seria o caso de dar uma pesquisada.

Adriana, o trimpot não tem mistério, pode ser qualquer um que vc conseguir nos valores especificados nos diversos esquemas. Olhando pra ele, vc verá que existem 3 terminais, um central e mais um em cada ponta. O pino central é o q vc vai ligar na saida do transistor e a saida de video ficará em uma das pontas dele (qualquer uma das pontas). Um abraço.
Em 19/4/2010 21:45:00 por Leo
Victor, acabo de tirar a bobina aqui e infelizmente a interferência continua a mesma =( Eu já havia retirado todo o RF e as demais peças indicadas ao tentar o mod pela primeira vez, então eles também não são os culpados. Tinha esquecido de dizer no comentário anterior que meu Atari é o de quatro alavancas, Revisão G e com a PCI 333 da Polyvox. Essa sua hipótese do sinal do áudio estar entrando junto é bem provável mesmo, porque eu estava reparando com calma na imagem do meu console e ela está definitivamente mais próxima do que era o RF do que as fotos postadas por você. Você acha que de repente seria o caso de retirar o TIA do soquete e levantar a perna do áudio (já vi um mod de s-video com um procedimento assim), deixando o sinal fluir somente pelo fio do mod e não pelos demais componentes? Ou estou falando besteira? =) Grande abraço e obrigado pela ajuda!
Em 20/4/2010 00:20:00 por Victor Trucco
Fala Leo, a ideia de retiras os pinos 12 e 13 da TIA do soquete não é ruim. Tente fazer isso e se melhorar a imagem vc faz o mod do som. Nesse caso, vc yrm q fazer um pull up nesses pinos levantados com um resistor de 4k7 pro 5V e ligar o capacitor como ja indicado no esquema. Teste por ai. Grande abraço
Em 22/4/2010 11:14:00 por Adriana
Oi Vitor,Obrigada pelo esclarcimento em relação ao trimpot, porém surgiu uma outra dívida, eu não sei como deve ser soldado o cabo av, seria possivel vc me orientar a respeito disso? Gostaria de saber tb, se posso enviar pro seu email fotos do processo de montagem do meu dactar, pra saber se esta tudo certo! Se for possivel agradeço desde já. Obrigada, Adriana.
Em 22/4/2010 12:24:00 por Victor Trucco
Adriana, o cabo tanto do audio quanto do video devem sem blindados. É um cabo estilo se usa em antenas por exemplo que tem uma malha por fora e um fio lá no meio. Vc não precisa usar um fio tao grosso como o de antena para não dificultar a soldagem. Existem varios medidas menores que poderão ser usadas. Para a saida propriamente dita, da pra fazer de tres maneiras diferentes. A primeira é comprar um conjuntinho RCA de painel que vc fura e monta no plastico na traseira do video game. A segunda maneira é colocar cerca de 30 cm de fios para fora, saindo pelo buraco onde saida o fio original de RF. Na ponta desses fios vc colocar plugs RCAs femea onde vc encaixatra posteriormente cabos estilo esses vendidos para aparelhos de DVDs. A terceira maneira é puxar os fios la de dentro já com RCAs machos, para encaixar direto na TV. Todas as maneiras possuem vantagens e desvantagens e vc deve avaliar qual o melhor para o seu caso. Já a ligação é feita da mesma maneira em todos os casos. As saidas indicadas no esquema são os pinos centrais dos plugs, onde vai o fio do miolo do cabo. Na carcaça vai a malha do fio, a parte em volta do miolo que fica logo abaixo da primeira camada de plastico. Essa malha tb vai ligada ao terra do Atari que é praticamente toda a parte mais externa da placa. Basta ligar em qualquer ponto. Pode enviar fotos para o meu e-mail. Um abraço
Em 22/4/2010 17:42:00 por adriana
Oi vitor, Não consegui encontrar o 1ufx16v, poderia substituir por um outro valor? Obrigada, Adriana.
Em 22/4/2010 19:03:00 por Victor Trucco
O capacitor nao é critico, pode ser qualquer valor entre 1uF e 100uF. A voltagem tb nao é critica, basta ser acima de 10V.
Em 28/4/2010 21:59:00 por CARLOS NUGEM
opa,fiz a sua modificaçao no meu atari da polivoz e rolou perfeito amigo,agora tenho 1 atari frente de madeira pra fazer e estou em duvida pois a placa e bem diferente ,voce teria esta modificaçao para ele ?
Em 28/4/2010 22:11:00 por Victor Trucco
Fala Carlos, agradeço pelo retorno. Sempre é bom ouvir casos de sucesso. Bem, veja se a placa do seu Atari não é a rev.16 que tem o esquema ai na página. Eu cheguei a fazer em um a muito tempo e era essa. Pode ser q vc de sorte. Poste o resultado se tiver sucesso. Grande abraço.
Em 12/5/2010 18:03:00 por Rafael
Tenho dúvida sobre implementar o stereo no dactar. Preciso levantar os pinos 12 e 13 para soldar os resistores pullup e colocar os capacitores ou somente separo a trilha entre os pinos 12 e 13 e soldo os resistores sem levantar os pinos, mantendo a ligação com o que está após? Os componentes Q400, R231, R232 e C241 que precisam ser retirados estão ligados em qual local da placa e qual a função deles?
Em 12/5/2010 18:30:00 por Victor Trucco
Rafael, para fazer o estereo tem q levantar os pinos 12 e 13 da TIA que são soldados juntos, separandos e soldando em cada um deles um resistor de 4k7 fazendo pull-up (ligado no 5V). Dai em cada um desses pinos vc liga tb o capacitor que será cada uma das saidas de audio. Não tenho idéia de onde estão os compoenentes a serem retirados, já que fiz o esquema a quase dois anos atras. Com certeza fazem parte da saida de RF e mixagem do sinal de audio, por isso precisam ser retirados, senao o video fica com ruido. Abraço
Em 18/5/2010 10:22:00 por tokumaru
Olá Victor! Você sabe me dizer se esse mod funciona também num console que já tenha sido convertido para NTSC de acordo com o seu guia? Eu tinha problemas de cores em PAL-M e a mudança para NTSC resolveu tudo, mas agora quero adicionar a saída de vídeo composto. Já tentei o mod do Eduardo Luccas, mas o brilho e as cores ficaram muito saturados, então fiquei com vontade de tentar o seu. Obrigado!
Em 18/5/2010 10:45:00 por Victor Trucco
Tokumaru, funciona sim em NTSC sem problemas. Eu mesmo tenho dois Ataris NTSC com AV Reloaded. Faça por ai e reporte o resultado. Grande abraço.
Em 28/5/2010 02:51:00 por wellington
olá amigo eu tenho uma placa de atari mais não sei que modelo e marca ele é na plca ta escrito assim 2600A-4864 e ela e pequena eu gostaria de como fazer para ligar rca nela e tem um componete que ta faltando nela um c13, vc sabe me dizer qual é ela pra eu arrumar.
Em 28/5/2010 08:02:00 por Victor Trucco
Wellington,não conheço a placa, mas se usar os 3 chips tradicionais da maioria dos clones a ligação será semelhante a todos os outros esquemas. Um abraço
Em 29/5/2010 00:27:00 por tokumaru
Oi Victor! Já comprei as peças mas ainda não tive chance de testar o mod (quando finalmente fizer darei notícias sim). Desculpa te incomodar com mais uma pergunta, mas não consigo evitar: É absolutamente necessária a remoção do RF? Não existe a possibilidade de manter os dois tipos de saída? Obrigado!
Em 30/5/2010 18:46:00 por Victor Trucco
tokumaru, o problema é que em algum momento o sinal de audio é mixado a imagem, gerando interferencia na nossa saida de video. Faça a experiencia no seu video game, só ligando o transistor e o trimpot sem remover as outras peças que vc verá o que ocorre. Pode ser que no seu video game a interferencia fique menor, seria o caso de testar. Grande abraço
Em 19/6/2010 03:36:00 por Mário Junior
Victor, a título de informação, fiz o mod em um Atari americano placa Rev.14, usando o seu esquema utilizando a placa Rev.16, e funcionou perfeitamente.
Em 19/6/2010 10:06:00 por Victor Trucco
Blz Mario, parabens pelo sucesso e obrigado pelo retorno. Vou adicionar essa info no lá no esquema . Grande abraço.
Em 25/6/2010 13:01:00 por katia
ola novamente vc nao teria fotos esplicativas e relaçao de peças que eu tenho que trocar,pra eu ter a entrada de av no atari tenho que juntar os 2 ex ou so este ja resolve obrigada pela paciencia !:)
Em 9/7/2010 16:52:00 por Dablio
Beleza rapaz ? tenho uma duvida, no CCE vg-3000 o compacto, no meu não funcionou, troquei p r44 por um 10k e nada, a imagem fica a mesma doque com o r44 original, ela fica bem retorcida, mas da pra ver que o jogo ta rolando por traz, mas mal d pra ver alguma coisa, fiz exatamente como descrito (somente trocar o r44) nesse não tem que separar o A do V na entrada do RF como nos outros ? ah, caso vc não tenha testado ainda, nos memorygames que não usam os 3 chips e sim aquele chip unico, como no megaboy, o 6592 (ou nos clones o 3288) o sinal do video se faz da mesma forma com um simples BC548 !
Em 9/7/2010 17:49:00 por derick
quais os fios do atari dactar?
Em 9/7/2010 21:56:00 por Fredy Almeida
Olá a todos a tempos estava a procuro de um tutorial para colocar uma saida av no meu atari americano R14, vi que o mario junior conseguiu instalar nesse modelo será que ele ou alguem poderia me mandar uma foto me mostrando o que devo fazer tenho noção de eletronica mas confesso que não estou intendendo direito e não estou achando o c215, abrigado e aguardo resposta.
Em 10/7/2010 15:01:00 por Fredy Almeida
imagens da minha placa link http://img22.imageshack.us/g/02012008672k.jpg/
Em 20/7/2010 12:34:00 por Hamilton
Olá vitor, tudo bom.. Me diz uma coisa. Voce teria como fazer um atari 2600 com saida av, botão pause e led power?? E outro do mesmo jeito já com o emulador com visor??? Tenho muito interesse nisso. Valeu...
Em 20/7/2010 12:38:00 por Victor Trucco
Hamilton, vc já teria os Ataris para converte-los?
Em 20/7/2010 12:39:00 por Victor Trucco
Hamilton, vc já teria os Ataris para converte-los?
Em 20/7/2010 12:41:00 por Victor Trucco
Hamilton, vc já teria os Ataris para converte-los?
Em 20/7/2010 12:51:00 por hamilton
Tenho um atari 2600 polyvox porem não tenho controle dele.
Em 21/7/2010 11:48:00 por Victor Trucco
Hamilton, vc dando o Atari, R$500 no Jukebox com pausa, LED e AV. Só os três itens num Atari comum, R$80, também vc fornecendo o Atari. Abraço
Em 30/7/2010 22:18:00 por Edmundo
O esquema a ser utilizado em um Atari 4 chaves americano seria o primeiro? Obrigado!
Em 30/7/2010 23:54:00 por Victor Trucco
Edmundo, o primeiro é o da Polyvox, modelo mais tradicional. Provavelmente o seu será o esquema que diz placa americana rev.16. Abraço
Em 30/7/2010 23:59:00 por Dablio
Beleza rapaz ? tenho uma duvida, no CCE vg-3000 o compacto, no meu não funcionou, troquei p r44 por um 10k e nada, a imagem fica a mesma doque com o r44 original, ela fica bem retorcida, mas da pra ver que o jogo ta rolando por traz, mas mal d pra ver alguma coisa, fiz exatamente como descrito (somente trocar o r44) nesse não tem que separar o A do V na entrada do RF como nos outros ? ah, caso vc não tenha testado ainda, nos memorygames que não usam os 3 chips e sim aquele chip unico, como no megaboy, o 6592 (ou nos clones o 3288) o sinal do video se faz da mesma forma com um simples BC548 !
Em 31/7/2010 00:06:00 por Victor Trucco
Fala Dablio, é provavel que o CCE que eu tenha feito seja diferente do seu., apesar de igual externamente. (Deu pra entender?) Já tem uns dois anos que fiz, com certeza não vou lembrar dele. Agradeço a info sobre o Atari de 1 chip. Eu tenho um por aqui mas ainda não peguei pra fazer. Grande abraço.
Em 7/8/2010 00:25:00 por jose
voce tem algum atari seis chaves(o primeiro)para vender ou conheçe alguem que tenha?
Em 1/9/2010 20:52:00 por Profétagames
otimo esquema funcionou , eu queria tirar umas duvidas , primeiro eu tive o mesmo problema de interferenia citado por um amigo acima , retirei a bobina como explicado acabei com o problema (nao totalmente mais ta bom ) só que a imagem fica meio borrada para a direita saberia dizer ou ja viu algo do tipo ? meu atari é polyvox 1987 fonte esterna abrçs
Em 9/9/2010 20:25:00 por Mauro
Fiz a adaptação do Eduardo Luccas mas não foi muito fez. Volto o esquema como estava e executo seu projeto? Agradeço a atenção.
Em 8/10/2010 15:34:00 por el barto
amigo ,voce teria ou conseguiria um atari 6 chaves para mim ?
Em 12/10/2010 22:27:00 por DANIEL MEYER
OI AMIGO. Primeiro parabéns pelo trabalho. Vc comentou que possui um Dynavision clone do nintendinho. este seria o dynavision 2 prata?? Se for vc adaptou AV nele? tem esquema? aguardo.
Em 20/10/2010 23:47:00 por Frank
- Victor, tenho um VG-3000 da CCE (sistema Atari), e vou seguir seu esquema de conversão para A/V, mas, aonde esta os 5 volts para eu ligar o coletor do 548?, na minha placa não existe o CI 7805 como mencionado acima, o único componente que esta montado no dissipador é um BD-135 (transistor)??. Obrigado e parabéns pelo empenho em nos agraciar com estes esquemas.
Em 20/10/2010 23:48:00 por Frank
- Victor, tenho um VG-3000 da CCE (sistema Atari), e vou seguir seu esquema de conversão para A/V, mas, aonde esta os 5 volts para eu ligar o coletor do 548?, na minha placa não existe o CI 7805 como mencionado acima, o único componente que esta montado no dissipador é um BD-135 (transistor)??. Obrigado e parabéns pelo empenho em nos agraciar com estes esquemas.
Em 21/10/2010 08:03:00 por Victor Trucco
Frank, os 5V estao presentes em muitos pontos da placa. Use um multimetro que facilmente vc acha algum lugar para ligar. Abraço.
Em 26/10/2010 23:01:00 por Frank
- Olá Victor tudo bem?, fiz o projeto do VG-3000 e ficou muito bom. - Te pergunto, qual tipo de material você indica a ser usado para um melhor desempenho na conversão. (ex: os fios para a conexão dos componentes) - Mais uma vez obrigado pelo compartilhamento dos projetos.
Em 3/12/2010 10:56:00 por Luciano Borin
Td bem ? Espetacular as dicas. Aquele meu ayari tá saindo da gaveta! Mas ele é aquele americano com frente de madeira... Funciona pra ele tb? Abraços, Luciano.
Em 3/12/2010 10:58:00 por Victor Trucco
Fala Luciano, funciona sim. O seu deve ser o mesmo esquema Atari com placa americana. Veja ai nas imagens. Um abraço.
Em 28/1/2011 12:08:00 por Georgette
Dont you acknowledge that this is the best time to get the home loans, which can make your dreams come true.
Em 29/1/2011 02:18:00 por Luís Henrique
Olá Victor, eu estava procurando um atari para comprar, quando conversando com a tia da minha namorada, ela me disse que tinha um guardado e que ia jogar fora, pedi para mim e ela me deu, é um atari frente de madeira 6 botões completo inclusive com os controles padle, vou tentar fazer a saida av para colocar na minha led, uma pergunta, vc tem o esquema para saida estereo, abraços?
Em 29/1/2011 02:19:00 por Luís Henrique
Olá Victor, eu estava procurando um atari para comprar, quando conversando com a tia da minha namorada, ela me disse que tinha um guardado e que ia jogar fora, pedi para mim e ela me deu, é um atari frente de madeira 6 botões completo inclusive com os controles padle, vou tentar fazer a saida av para colocar na minha led, uma pergunta, vc tem o esquema para saida estereo, abraços?
Em 29/1/2011 05:24:00 por Luis Henrique
Victor, a minha placa é revisão 5, esse esquema de cima dá para fazer nela, se quizer mando algumas fotos para vc ver, abraços!
Em 30/1/2011 09:33:00 por Victor Trucco
Luis, para fazer o audio estereo vc deve levantar os pinos 12 e 13 da TIA do soquete e soldar em cada um deles um resistor de 4K7 para o 5V. Feito isso, use um capacitor em cada um desses dois pinos e esses serão as duas saidas de audio. Ainda não fiz o A/V no Atari de 6 chaves e pode ser que seja semelhante ao esquema do Placa americana Rev. 16. Um abraço.
Em 10/2/2011 00:41:00 por renato soares
boa noite victor,estou enteressado em um atari de 1000 jogos, gostaria de saber se c ainda tem para venda e o valor.caso tenha me informe se posso receber em mãos,pois moro no rj.um abraço!!
Em 17/2/2011 19:56:00 por Frederico Cardoso
Victor Trucco, PARABÉNS pela qualidade das informações de sua página! Companheiro, preciso de uma ajuda: tenho um clone do Atari, um Memory Game da Milmar e gostaria de instalar nele uma saída A/V. Você sabe me ajudar ou poderia me indicar algum tutorial? Grato e grande abraço!
Em 19/2/2011 19:15:00 por Luis Henrique
Olá Vitor, gostaria de comprar uns jogos para meu atari, como enduro, river raid, megamania, vc tem para vender ou pode me indicar alguém? Abraços!
Em 19/2/2011 21:07:00 por Victor Trucco
Frederico, não tenho o Memory Game, então não saberia te dizer exatamente onde ligar. Mas se vc notar, todos os esquemas são iguais, um amplificador de video com transistor. A diferença entre os aparelhos é q eu retiro componentes para isolar o sinal de video composto do gerador de RF. Com alguma observação vc poderá chegar a um bom resultado por ai.

Luis, não tenho para venda. O lugar mais fácil para vc encontrar é no Mercado Livre. Um abraço.
Em 22/2/2011 13:23:00 por Alexandre Martins
oi Victor...quero agradecer do fundo do coração por ter compartilhado essa maravilha de esquema...eu tenho ainda gardado meu atari que foi me dado por meu pai, só que não tinha como liga-lo na tv....agora vai ficar com a imagem nota 1000..um gande abraço
Em 13/3/2011 18:00:00 por marcio
Victor, vi sua materia do atari av reloaded e estou com muita duvida se devo converter o meu ou nao e gostaria sinceramente da sua opinião. Meu é um Polyvox de 1984, ainda esta lacrado de fabrica, entao resolvi ligar ele nas tvs modernas atraves do cabo com sinal RF, primeiro usei o canal 3 e depois o 2 ambos tiveram os seguintes problemas primeiro usei a mais moderna que temos aqui uma de lcd da marca AOC d32w931 a imagem em alguns cartuchos que não são originais ficaram com a imagem em P&B, mas se o cartucho tem marca CCE, Dactar ou mesmo originais Polyvox o colorido vem normal isso aconteceu em 3 das 4 tvs que tem aqui em casa sendo que cada uma foi comprada em uma época diferente da outra. Em uma tv CRT Semp Toshiba tela plana modelo 2010 e em uma Samsung tela LCD de 42 de 2006 acontece a mesma coisa da AOC exatamente igual inclusive em algumas vezes ligando a chave Power em ON a imagem nao aparece, so depois de ficar ligando e desligando varias vezes a tv entendia e abria video as vezes com cor e as vezes sem n~so importa qual sistema a TV esta ligada acontece a mesma coisa em NTSC/PALM ou em AUTOMATICO. Se eu uso uma tv CRT Philips 20pt4331 da época de 2001 todos os cartuchos que ficavam p&b passam a ficar coloridos e a imagem entra normal de primeira nao precisa ficar ligando e desligando entra limpa e nítida com cores muito bonitas oque será isso, será que esses cartuchos fazem o atari gerar algum bug na parte de transcodificacao e a tv nao consegue entender por isso qdo entra on video as vezes é P&B? Será que vale a pena romper os lacres e fazer a conversao para av. Lembro que a alguns anos quando invetaram o DVD e as TVs não tinham entrada av vi uma materia que um cara montou e usava um varicap ou sintonizador de video cassete para converter o sinal RF em AV vc já viu isso? Seria uma solucao pra manter o meu atari lacrado. Será que se deixar ele puro em ntsc resolveria isso ou sera que daria a mesma coisa pois os processadores e sistemas das tv modernas nao tem como gerar cor em alguns cartuchos?? Pra que serve aquela bobina de fi que tem na parte debaixo da placa que vc tirou do seu atari??? devo tirar do meu tbm???
Em 13/3/2011 19:39:00 por Victor Trucco
Fala Marcio, as TVs modernas tem dificuldade em detectar o sinal de video de equipamentos antigos, principalmente no caso do RF. Provavelmente no seu caso, o fato de alguns funcionarem e outros não tenha a ver com a COR PREDOMINANTE em cada caso, cada jogo. Digamos por exemplo que a TV detecta melhor o sinal de algumas cores do que outras. No fim das contas, jogos originais ou piratas são iguais, apenas uma placa com uma ROM gravada. O esquema para converter facilmente de RF para A/V seria pegar um video cassete e ligar o Atari na entrada de RF dele, mas a imagem obtida de longe será muito inferior a de uma verdadeira conversão direto no Atari. Sinceramente não vejo porque vc quer manter o lacre original. Pela idade inclusive seria interessante vc aproveitar e trocar os capacitores eletrolíticos. Conversão para NTSC, realmente não vi nenhuma diferença na prática e acredito que também não resolveria o seu problema. Os meus Ataris de testes são muito mexidos e em algum momento eu devo ter retirado a bobina a procura de algum sinal. Hoje, não é preciso retirar nada a não ser os componentes citados em cada esquema. Grande abraço.
Em 13/3/2011 23:06:00 por marcio
olá victor tomei coragem desmontei, farei a conversão, mas pra minha surpresa a blindagem tem marcas de impressao digital dos dedos acho de quem montou e em duas trilhas de onde tem o conector do cartucho na fileira debaixo nos dois terminais da esquerda pra direita foi feito uma ressoldagem, como pode isso se ele nunca foi aberto, será que a polyvox vendeu um atari recondicionado pro meu pai? rsrsrs. Bom entao achei apenas 3 eletroliticos e um monte de capacitores de ceramica, e vc acha viavel troca-los também e os resistores,CI`s e transistores podem desgastar com o tempo? As chaves estavam um pouco duras limpei com isopropilico e ficou mais dura ainda. rsrsrs joguei silicone em spray ai ficou perfeito. Posso usar para o audio um capacitor de 1uF x 50volts? E como a tv tem duas entradas de audio por ser estereo pensei em ligar dois RCA em paralelo como se fosse um Y pra sair som nos dois canais da tv ou colocar 2 capacitores deixando os dois terminais (+) deles soldados no pino 12 e no (-) do capacitor eu ligo o rca L e no outro o R ? E mais uma duvida vc acha melhor soldar os fios dos RCA direto na placa ou usar um terminal femea com 3 rca sendo video, audio L e R prender com parafusos na carcaça como se fosse um aparelho de dvd e uso aqueles cabos com 3 +3 rca? Imagino que os fios vindo direto da placa a perda de sinal e interferencias seria menor por nao ter emenda é isso ou nao é encanação?
Em 14/3/2011 12:08:00 por Victor Trucco
Marcio, ao contrario de hoje, antigamente os videogames eram montados à mão, por isso tem marcas de dedo ou resoldagem, já que era normal as placas irem de um setor para outro durante os testes. Capacitores de ceramica são eternos, não precisa trocá-los ou qualquer outro componente fora os eletrolíticos. Para usar dois conectores de som, vc não deve soldá-los junto, porque na prática vc está colocando a entrada da TV em curto. O correto é puxar um capacitor de 1uF (que pode ser de 50V) para cada saida RCA. Os dois podem pegar o sinal de audio do mesmo ponto, mas cada um vai num RCA de audio, entendeu? Sobre o fio vir direto da placa ou numa saida RCA, realmente a diferença não é significativa. Se vc não quiser nem furar a caixa do Atari, o que vc poderia fazer seria retirar o cabo do RF e nessa passagem colocar cabos com RCA femea(http://www.netserv19.com/ecommerce_site/arquivos162/arquivos/1222103692.jpg). Dai nesse espaço vc passaria os tres fios com as saidas. Um abraço.
Em 14/3/2011 13:12:00 por Marcio
Victor lendo os posts ai de cima vi uma pergunta interessante porem nao entendi bem onde fala Para deixá-lo estereo vc deve separar os dois pinos e colocar um resistor de 4k7 em cada um ligando-o ao 5V. A partir dai já nos pinos separados vc usa dois capacitores eletroliticos (um em cada pino) para fazer a saida de som veja se é isso desligo do soquete o pino 12 e 13 -> nesses pinos soldo 2 resistores na outra ponta do resistor eu emendo os dois em paralelo e soldo um fio ligando ao 5v o mesmo fio que vou alimentar a saida de video composto, volto no CI e soldo os capacitores nos pinos 12 e 13 antes dos resistores e dai vai pro rca??? ou os capacitores vai soldados depois dos resistores onde entra os 5v??? Oque acontece nesse circuito é que os 5v do 7805 que vem da placa vai passar pelos resistores amplificando o sinal dos pinos 12 e 13 é isso?? isso seria o pullup? mto legal esse negocio de eletronica criar circuitos deve ser uma quebra cabeca muito interessante se eu soubesse que eu ia gostar tanto teria feito faculdade de eletronica ou inves de administracao, muito mais adrenalina da um medo de queimar tudo rsrsrs
Em 14/3/2011 13:20:00 por Victor Trucco
Marcio, é exatamente como vc descreveu. Levantar os pinos 12 e 13, resistore de 4k7 no 5V para fazer o pull-up e nesses mesmos 12 e 13, em cada um, vai o capacitor para a saida do audio. Um abraço.
Em 14/3/2011 14:22:00 por marcio
victor, sucesso na conversão, video e audio estéreo no meu Atari. Muitissimo obrigado estou muito satisfeito imagem perfeita sem chuviscos, realmente valeu a pena. Espero em breve conseguir te mandar ele pra vc montar o jukebox nesse aqui tbm. Muito obrigado!!!
Em 14/3/2011 14:35:00 por Victor Trucco
Marcio, fico satisfeito em saber que vc tenha conseguido e obrigado por reportar o sucesso. Agora é só curitr o video game com uma imagem boa. Grande abraço.
Em 14/3/2011 14:38:00 por Guiile3dfX®
Oi Victor...como faço para te mandar umas fotos do meu atari para saber se tem como eu fazer a moificaçao..sei q o meu tem aquela placa transcodificadora e no tuto do lucas fala pra tirar e tirei...ai so fica preta e branca se puder ajudar...
Em 17/3/2011 11:04:00 por Francisco Sales
Victor, parabéns pelo site. Não manjo muito de eletrônica. Você poderia postar a foto da sua placa do Atari da polivox como ficou depois das modificações? O meu é exatamente assim. Obrigado. Abs
Em 17/3/2011 11:34:00 por Victor Trucco
Desculpe Francisco, não tenho mais. Um abraço.
Em 17/3/2011 12:44:00 por Marcio
olá victor tudo bem? Fiz a modificacao em mais um Atari de um amigo, só que no dele a imagem ficou com fantasma, igual nas fotos que esta aqui no seu site ex.o pacman ele tem uma sombra pro lado direito, e os tracinhos que ele come ficou com sombra entre os traços ou seja nas lacunas de um tracinho para o outro aparece a sombra do traço, o river raid o avião, a casinha branca da margem esquerda do rio e as bombas de combustível no leito do rio também tem a sombra projetada enfim sempre fica uma sobra para o lado direito, o lado esquerdo fica normal, da a impressão que a imagem esta fora de foco. Se tivesse uma cruz no meio da tela o traço que esta na vertical ficaria com uma sombra pra direita e o que estaria na horizontal ficaria uma sombra de uns 3mm pra direita....oque pode ser qual parte da placa que faz a centralização.
Em 17/3/2011 12:57:00 por Marcio
Consegui um outro ponto de 5V na placa eliminando em efetivo o fio que vem do transistor 7805, segui a trilha ate o lado oposto da placa em cima com o multímetro e achei o jump o W8 ele fica abaixo da chave de canais 2-3 esse jump fica ligado no terminal do canal 3 então rompi a trilha do meio dessa chave de canais com um estilete e fiz um jump ligando a trilha do canal 3 com a trilha do meio que foi cortada deixando como se o canal 3 ficasse efetivo, fazendo isso a trilha do meio vai levar os 5 volts para o pino 5 da caixinha de RF, o sinal de vídeo peguei no terminal direito do capacitor C45 que foi removido para a conversão AV olhando a placa de cima é o furo que fica abaixo do pino 4 da caixa de RF assim eliminando o fio que vinha passando por cima da placa com o 5V e evitando soldar sobre os resistores R45,46,47,48 e a agora vou utilizar as chaves de canais pra fazer a pausa que vc postou.... Mesmo com essas modificações eliminando todos os fios sendo que agora o maior de todos não chega a 1 centimetro de comprimento, a imagem do vídeo game do meu amigo continua com os fantasmas todo esse circuito ficou no local onde estava a caixa de RF e que tem a blindagem na parte debaixo da placa o PULLUP do som estéreo esta junto com o 5V do vídeo estando ligado ou não os dois juntos sempre os fantasmas aparecem então cheguei a conclusão que não era interferência dos 5v sobre a placa.
Em 17/3/2011 15:54:00 por Victor Trucco
Marcio, não se trata de interferencia e sim de um problema que se chama color bleeding. Ela está presente em todos os Ataris, até mesmo no RF, mas fica bem mais perceptivel quando amplificado pelo transistor. Vc pode conseguir diminuir o efeito com algumas experimentações de resistores nas saidas de luminancia do TIA, mas não dá pra te dizer um valor exato, já que varia de aparelho pra aparelho até mesmo pela própria tolerancia de cada componente. Um outro teste é mudar o transistor pra um 2n4401.
Em 18/3/2011 13:29:00 por Alexandre
Opa. tudo beleza fiz o esquema no meu Dactari mais não funcionava e notei que o transistor não tava sendo alimentado, liguei o pino restante do trimpot no terra (-) e funcionou beleza, valeu pelo projeto bem legal
Em 22/3/2011 03:16:00 por SANDRO SOUZA
Boa noite vitor. em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pela divulgação de suas descobertas, mesmo vendendo seus serviços voce em nenhum momento deixa de ajudar aos que solicitam sua ajuda. Gostaria de saber se voce tem algum atari com o kit av,pause e led pra vender ? caso nao venha com so leds nao há problema. em segundo lugar uma duvida, tenho ca um Atari VCS-CX2600A Promotional Console, na verdade ele é uma c01559 rev 13. a diferença pelo que vi é que nao tem os capacitores de disco ceramico. Como ele foi construido en sunyvalle na epoca que os gringos ja fabricavam em hong kong, ou seja naoquetia alterar o bicho :( o problema e que ele funciona em todas as lcds que testei (sony, sansumg e lg, mas justo na que ele tem que funcionar, uma toshiba crt. ele fica so no pb. ja botei ntsc, auto, palm, pal n e nada. ate tirei a plaquinha de trasncodificação (que tava com uma fita crepe amareladinha) e odito funciona na sony mas nao funciona na crt :(((((((((((( alguma dica??? desculpa o testemunho e obrigado pela dica de trocar os capacitores do telejogo que vi voce dando pra uma leitora em outro post. mais uma vez parabens e felicidades, pois o verdadeiro sabio é aquele que como voce divide o conhecimento. sandro souza
Em 22/3/2011 07:40:00 por Victor Trucco
Sandro, agradeço a visita e os elogios. Bem, não tenho nenhum Atari pronto no momento, mas posso montar um pra vc. Com os itens pedidos R$180. Bem, sobre seu Atari promocional, pelo que entendi ele foi transcodificado por aqui. Ele deve ter aquela plaquinha quadradinha, coladada sobre os 3 chips originais, é isso? Bem, aquela placa, mesmo se vc retirá-la ainda teria que trocar o cristal para um NTSC e, se lembro, desfazer algumas alterações como resistores e capacitores reposicionados. O melhor a se fazer nesse caso é seguir o esquema original e refazer as ligações e alterações que foram feitas durante a transcodificação. Grande abraço.
Em 22/3/2011 09:38:00 por SANDRO SOUZA
otimo vitor. como faço para entrar em contato com voce e acertar tudo ? voce é do rio tb certo ? ele vem com fonte e joystick ou so o console ? quanto ao OUTRO o que acho estranho é que tirei a plaquinha (que era ligada com 4 fios) e continuou colorida nas lcs e pb na crt. abraços e aguardo contato sandro souza
Em 23/3/2011 08:42:00 por Hudson
Olá amigo. Primeiramente parabéns pelo trabalho. Eu tenho um MEMORY GAME com 128 jogos da Milmar e gostaria de saber se é possível colocar uma saída AV nele. Valeu e parabéns.
Em 24/3/2011 07:23:00 por Victor Trucco
Sandro, acompanha fonte e 1 controle. Entre em contato no meu email (olhe na home, no rodapé). Sobre a plaquinha, é até normal funcionar nas tvs mais novas mesmo só com meia-transcodificação. Digo, algumas tvs tem chips multiregião que decodificam o sinal de cor seja ele como vir. Mas repetindo, o melhor a se fazer no seu caso é acompanhar o esquema e voltar com os componentes antigos. Abraço.
Em 24/3/2011 07:26:00 por Victor Trucco
Hudson, possível é, só não sei te dizer onde porque não tenho o console. Perceba que todos os esquema são iguais, então com um pouco de experimentação vc poderá descobrir rapidamente o ponto que sai o video no Milmar. Basta comparar com os outros consoles. Um abraço.
Em 15/4/2011 17:46:00 por adilson lima coelho
Bom Dia , parabens pelo belo site , preciso saber onde ligo o 5 volts dos resistores de 4k7 que vão junto com o capacitor
Em 15/4/2011 17:54:00 por Victor Trucco
Adilson, vc pode ligar em qualquer lugar da placa onde tenha o 5V. Vc pode ver um exemplo abrindo o artigo especifico do mod audio estéreo. Um abraço
Em 15/4/2011 18:08:00 por Adilson Lima Coelho
eu posso ligar o 5 volts no c33 que tem na placa sem nenhum componente, o meu chip e cce UM 6526n - PL2000 É equivalente ao da foto ???? na foto do marcio não da para ver onde ele soldou o 5 volts dos resistores.. me ajuda
Em 23/5/2011 15:32:00 por Frank
Caro Victor o VG-3000 da CCE já vem com o difficult ligado, por isso os jogos são difíceis, tem como controlar isso(colocando-se uma chave lig/desl)como no console ATARI? Obrigado pela atenção.
Em 24/5/2011 15:34:00 por Frank
Caro Victor, tem como fazer uma ligação de som stereo no VG-3000 da CCE? Obrigado pela atenção!
Em 24/5/2011 15:36:00 por Frank
Caro Victor, tem como fazer uma ligação de som stereo no VG-3000 da CCE? Obrigado pela atenção!
Em 24/5/2011 16:26:00 por junior carlos de lima
Boa tarde Victor, tem possibilidade de instalar em um TV Game que trabalha com apenas um chip?
Em 25/5/2011 08:03:00 por Victor Trucco
Frank, o CCE é apenas um Atari comum, então você poderá fazer qualquer tipo de mod, como no Atari original, inclusive as chaves de difficult e som estereo. Basta seguir um esquematico da Atari para ver os pontos de ligação.

Junior, alguns leitores já reportaram sucesso instalando o mod de video nos clones de um unico chip, mas como eu não tenho, não posso te dizer a ligação correta. De todo jeito, vc pode notar que todos os esquemas são iguais, basta você estudar o seu video game e em poucos minutos vc descobre o ponto certo de ligação. Um abraço
Em 23/6/2011 17:42:00 por Alejandro
Alo Victor, estou fazendo uma saida A/V para un Artkaris, un clon argentino do Atari 2600. Poderia tomar diretamente as saidas do TIA, pins 2 (syn), 5 (lum-0), 7 (lum-1), 8 (lum-2) e 9 (color) e combinarla diretamente en o base do transistor BC548? Obrigado
Em 23/6/2011 18:33:00 por Victor Trucco
Alejandro, possível até é, mas as cores sairiam completamente diferentes do que chamariamos de ideal. Veja que os resistores servem justamente para balancear a quantidade de cadacor e o brilho para formar a imagem ideal. Um abraço
Em 5/7/2011 19:12:00 por CARLOS
OI ,TERIA O ESQUEMA DO ATARI AMERICANO REVISAO 14 ?
Em 6/7/2011 17:35:00 por Carlos Andrade
Fiz a modificação no supergame VG-2800 (1a. versão com a fonte externa), ficou ótima mas com 2 ressalvas : o trimpot tem que ficar no máximo senão a imagem torna-se escura demais (testei numa mini tv lcd e numa plasma, falta testar na de tubo) e o color bleeding está presente, exatamente como na 3a. foto desta página (foto esquerda inferior).
Em 7/7/2011 22:21:00 por luciano garcia
gostaria de saber se vc tem o esquema do dactar video game , e qual é a voltagem de alimentação do aparelho ? obrigado e parabéns pelo site.
Em 21/7/2011 22:08:00 por paulo
oi segui o esquema e consegui ligar um 2600 para meu sobrinho , show ,aproveitei e mudei pino da fonte papra um mais popular , coloquei led de on-off , mas ficou uma pequena interferencia, será o cabo que é fino demais de baixa qualidade ( apreoveitei um cabo de audio p2 que tinha aqui ? pois pelo pot consegui deixar mais claro mas mesmo assim ficou uma pequena intereferencia.
Em 22/7/2011 06:55:00 por Victor Trucco
Paulo, pode realmente ser o cabo, mas esse tipo de interferência tambem pode ser causado pela fonte. Se vc tiver oportunidade, experimente uma outra antes de refazer o trabalho. Grande abraço
Em 22/7/2011 09:32:00 por paulo
oi victor , então a fonte por sinal estava um lixo , peguei ela estava com um capacitor solto uma das pernas , ai estava medindo 7.5v +ou- , ai soldei a perna do capacitor a ponta e foi para 11.5V a fonte original é 9V né ? alguma ideia ou modificação a fazer ?
Em 22/7/2011 09:50:00 por Victor Trucco
Paulo, fontes não reguladas dão mais voltagem mesmo quando medidas sem conexão. Uma fonte de 9V geralmente mede entre 12V a 14V por exemplo. De todo jeito, não importa muito, porque o Atari logo na entrada da fonte tem um regulador de 5V para alimentar todo o circuito. Qualquer voltagem entre 7,5V a 18V serviria para o Atari, só aumentando o calor no dissipador. No caso eu sugeri de trocar a fonte por causa de filtragem. Quando mais lisa a voltagem, melhor. Um abraço
Em 23/7/2011 17:58:00 por Sérgio
Os capacitores eletrolíticos de 1 micro são ligados com negativo ou o positivo no pino do CI ?A outra perna dos resistores onde é ligada? cristal oscilador,não precisa ser substituido no clone dactar?
Em 26/7/2011 17:52:00 por Dennis 242
Parabéns. Sem dúvida essa é a melhor maneira de colocar saídas A/V no Atari que já vi, pois pode-se ser executado de forma fácil e simples. Sem dúvida é customização mais inteligente que já vi. Abs!
Em 9/8/2011 21:47:00 por sergio
oi amigo tenho um dactar e a imagem chuvisca, não sei nada de eletronica levei o seu projeto de av a um tecnico e nada, me da uma dica como faço para av. mande aresposta
Em 12/8/2011 16:57:00 por sergio
ola amigo estou tentado implantar o av no dactar, e não estou consiguindo tirar a tençao de 5 v
Em 26/8/2011 01:06:00 por Fabiano Barcelos
Eu queria saber se vc tem o esquema do Atari 2600 JR
Em 26/8/2011 01:13:00 por Maria
Quando ligo o meu Atari a cor fica normal, mas com alguns minutos, as cores vão escurecendo e mudando gradativamente. Ex.o Azul escuro fica Roxo, o verde claro, fica verde cana, depois passa p/ marrom, o verde escuro fica quase preto. O que está acontecendo? é grave, póde piorar? o que posso fazer? Agradeço desde já.
Em 29/8/2011 11:39:00 por Márcio B.B
Olá Victor, tudo bem com você? Primeiramente sou um analfabeto no assunto de eletrônica rsss.... Mas gostaria, por gentileza, que me tirasse umas duvidas: Tenho dois Ataris da Polyvox um já convertido em A/V e outro no sistema antigo RF. Acontece que alguns cartucho mais novos, do modelo red label ano 1988, ficam preto e branco, já os mais antigos ficam coloridos. Isso ocorre nos dois modelos de Ataris(A/V e RF). Testei em algumas televisões que tenham entrada A/V e em sua maioria apresenta esse problema, mas só em uma televisão ficou colorido. Foi em uma Philips ano 1998. Existe alguma maneira de solucionar isso? Um grande abraço.
Em 29/8/2011 13:28:00 por Victor Trucco
Marcio, o problema que vc relata me parece ser por causa de cartuchos europeus (PAL, não confundir com o PAL-M). Confirme por ai se não seria esse o problema. Já a Philips é conhecida por ser multisistema e exibir também PAL europeu. Pode vir dai o problema de mostrar P&B nas TVs comuns e colorido na Philips. Sem ter os Ataris e os cartuchos na mão eu diria que poderia ser por ai o problema. Grande abraço
Em 29/8/2011 14:18:00 por Márcio B.B
Victor, Os cartuchos são norte-americanos originais da própria Atari. São aqueles últimos títulos do 2600. Eles ficam colorido no outro aparelho da Atari. O Atari 7800, mas no meu 2600 ficam preto e branco.
Em 7/9/2011 09:58:00 por Carlos Santos
Olá, vc foi recomendado a mim pelo P. Maluf. Gostaria de saber se vc ainda está fabricando cartuchos atari mult. Se estiver gostaria de saber quantos jogos cabem e quanto custaria um desses. Por favor mande em meu email. Obrigado
Em 7/9/2011 11:15:00 por Victor Trucco
Carlos, eu não faço, porem já vi vários anuncios desse no Mercado Livre por exemplo. Acredito que vc consiga facilmente. Grande abraço
Em 9/9/2011 13:20:00 por ALexandre
Ola, belo tutorial. Tenho um atari frente de madeira original americano com aquela caixinha para trocar de tv para game. Vc poderia me mandar o esquema detalhado para instalacao da saida AV pois sou leigo em eletronica e nao entendi direito os esquemas pois sao do plyvox, dactar etc.... Li o tutorial do Lucas tb e esta otimo de entender porem tb e da polyvox grato Alexandre
Em 11/9/2011 21:23:00 por Alexandre
Ola novamente, abri o atari e ele é revisao 14 tem a plaquinha solta de transcodificação presa apenas com uma fita crepe. Como devo agir para realizar o mod. Me tire uma duvida (leigo) sua modificação inicial era criar a saida A/V (audio video) sendo o som em mono certo. Dai vc unificou com a do Luccas para ficar estereo certo? (o ultimo esquema).
Em 18/9/2011 16:19:00 por ricardo
é possivel usar o av reload sem passar para ntsc? se sim, como é ? deixo tudo do jeito que esta e apenas tiro a caixa de rf e coloco o transistor e o trimpot? ou tem alguma alteracao em especifico...atari polyvox,.obrigado
Em 18/9/2011 18:41:00 por Victor Trucco
Ricardo, sim vc pode não alterar para NTSC, basta seguir o esquema proposto no artigo. Se vc quiser fazer o NTSC posteriormente, existe um outro artigo aqui mesmo no site ensinando a fazer. Um abraço
Em 19/9/2011 18:11:00 por ricardo
Caro Victor, sò pra relatar uma incompatibilidade do mod com uma tv em especifico, marca: LG de 42 LED funciona, dá imagem e som mas a imagem balança de um lado para o outro, tentei em NTSC e PAL-M ambos tem o mesmo efeito, nos demais televisores funciona normal, já no RF funciona sem problemas tanto NTSC como PAL-M.
Em 20/9/2011 10:25:00 por João Paulo
Só me tira umas duvidas antes de eu tentar, o seu esquema do Supergame CCE é para o VG-2800 ? é preciso remover a caixa blindada de RF e seus componentes ?
Em 22/9/2011 17:37:00 por Nádia
Victor, o Atari opera originalmente em pal-m? E se eu posso operar o Atari em Pal-m numa tv atual, por que seria interessante passar para ntsc? Obrigada!
Em 22/9/2011 18:12:00 por Victor Trucco
Nadia, o Atari nacional era PAL-M enquanto o americano NTSC. Hoje na prática não existe diferença entre usar PAL-M ou NTSC, já que todas as tvs suportam os dois sistemas. O artigo do NTSC existe aqui no site porque comentei que alguns anos atras eu conheci uma transformação A/V diferente da minha que necessitava de NTSC, porém não consegui fazer porque era necessário um passo extra que descrevo no artigo. Um abraço
Em 26/9/2011 12:35:00 por Carlos
como identificar qual a perna do BC548 e a emissora (E) e a (C) coletora? tambem na relação de peças a remover tem a caixa do RF onde fica(soldada na placa)? ou é aquela caixa externa para mudar de TV para GAME? ou seja caso eu coloque a saida AV posso usar tanto av como rf se necessario? grato Carlos
Em 27/9/2011 21:08:00 por Athos
Victor boa noite, estou pra comprar um Atari novo pois já fucei tanto no meu que as trilhas se soltaram em varios pontos acho que foi por causa do ferro muito quente...Enfim o vendedor me mandou duas fotos das placas pra eu escolher, a primeira placa a parte dos componentes é branca igual ao do seu JUKEBOX e a segunda é marrom igual essas do Marcio Micai, ambas tem o modelo PCI333X REV: C . Me pareceu que a branca é fibra e a marrom parece ser de fenolite, papelão, sei lá, mas ambas tem a mesma revisão e modelo mas cores e materiais diferentes, qual é a melhor (tecnologia mais atual ou avançada) a branca ou a marrom ou são tudo a mesma coisa só muda o fabricante da placa... Achei a branca mais bonita, mais a minha antiga era a marrom... tem alguma diferença qual é a melhor?
Em 27/9/2011 21:45:00 por Victor Trucco
Athos, as duas placas são iguais, porem de preferencia a pegar a branco que é feita de fibra e tem uma melhor resistencia para os mods. A outra é de fenolite. Um abraço
Em 28/9/2011 17:27:00 por athos
Victor, a placa chegou cara é muito bonita mesmo e é translucida da pra ver contra a lampada as trilhas mto legal, branquinha zerada, pura e virgem nem um ferro encostou nela rsrsrs só que nessa placa que chegou fiz MOD do NTSC mas nessa em especifico teve que ficar com o capacitor C14 pq com o jump a tela da tv fica piscando, com uma barra no meio da tela na horizontal, a imagem fica colorida tudo normal o unico problema que pisca e tem essa tarja, mesmo forcando a tv em NTSC, diferente da outra placa que eu torrei as trilhas aquela aceitou o MOD como no seu site excluindo a C14 e usando o JUMP rsrsrs pq será que a antiga no jump funcionava sem problema será que tem componentes com valores diferentes entre uma placa e outra sendo as duas com a mesma revisao e modelo ou será a qualidade dos cristais que cada um tem uma marca o da placa antiga é TRW e da nova coloquei um que ta escrito COE ambos com a mesma freguencia. Você tem ideia o pq uma placa roda com o jump e a outra não?
Em 28/9/2011 17:34:00 por ATHOS
Outra coisa que reparei que quando no fiz a conversão dos meus Ataris pra AV em PAL-M o meu cartucho americano do jogo COMMAND RAID fica em preto e branco eu ligo a imagem fica 2 segundos colorida depois fica permanente em P&B, mas quando coloco o MOD em NTSC fica todos os cartuchos com a imagem perfeita. Isso foi testado em 3 tv`s sendo 1 de tubo, 1 de LCD e 1 de LED... Isso aconteceu nas minhas duas placas a antiga (marron) e a nova (branca), então como o pessoal esta questionando entre deixar em PAL-M e NTSC achei melhor nos meus AV`s deixar em NTSC que funcionou todos os meus cartuchos, inclusive esse COMMAND RAID que é enjoado...Abração!
Em 3/10/2011 12:05:00 por ALEXANDRE
Ola Vitor, bom dia, tenho um atari americano rev14(placa de transcodificação solta dentro do game)que apresenta os seguintes problemas: quando ligo na tv com o RF na entrada da antena fica P&B ja o meu da polivox com fonte interna quando ligo fica colorido normal! o que pode ser? outro problema que esta apresentando é que não consigo iniciar os jogos, a alavanca do reset parece não estar funcionando depois de 26 anos guardado...seria só a alvanca ou existe algum circuito mais complicado?? grato desde já Alexandre
Em 3/10/2011 20:53:00 por Yazigi
Tenho um ATARI Black dos EUA. Que esquema sigo para conectar A/V ?
Em 4/10/2011 14:38:00 por ATHOS
Victor boa tarde, só pra informar que em relação ao meu ultimo post aconteceu o seguinte, com o cristal da marca CQE é necessario deixar o capacitor C14 quando assim some a barra no meio da tela e ela para de piscar, mas quando substitui pelo cristal da marca TRW funcionou sem o C14 usando o jump então acredito que tenha alguma coisa relacionada com a qualidade do componente em questão. o TRW custou 4,00 o CQE 1,00 e em ambos os casos funciona no sistema de cor AUTOMATICO mas se deixar o CQE sem o capacitor ele só abre video quando força em NTSC Abraços
Em 5/10/2011 16:01:00 por Victor Trucco
Athos, o cristal, assim como a maioria dos componentes, tem uma porcentagem de tolerancia sobre o valor informado no corpo da peça. Então, no seu caso o cristal TRW estava com uma frequencia mais proxima da idial para a combinaçao do seu videogame e TV do que o CQE. Podia ser o caso por exemplo de um segundo cristal CQE funcionar exatamente do mesmo jeito que esse TRW. É bem comum ter um trimmer em série com o cristal para essas correções, e inclusive vc poderia experimentar isso, colocando-o justamente no lugar o C14 e fazendo o ajuste de acordo com a sua TV. (Se bem que pelo que parece o seu problema já foi resolvido). Agradeço o retorno. Grande abraço
Em 5/10/2011 16:34:00 por Douglas
Oi Victtor...to apanhando aqui kara ...como faço para, mandar um foto da minha placa e etc...tenho 2 atari e um dismac...abraço ...mal vejo a hora de usar isso!!!!!!!
Em 8/10/2011 11:09:00 por ulisses
ola vitor , tenho 2 atari polivox ,fiz como no seu esquema nos dois funcionaram perfeitos por um tempo e agora os dois estao apagados ,so escuto o som do jogo bem baixo de fundo ,apresentaram problema quando tentei ligar o audio stereo.. alguma ideia ?
Em 25/10/2011 13:35:00 por Edson
Tenho um dismac e não sei qual o ci para tirar o som...pode me ajudar?
Em 27/10/2011 15:50:00 por Ricardo Lybio Silva
Alguém conhece alguma assistência técnica aqui em São Paulo que faça o serviço indicado?
Em 9/11/2011 14:01:00 por junior duque
victor comprei meu atari pela internet e ele veio com umas modificaçoes diferentes da que eta aqu no site , a placa dele eh rev 16 soh que eh verde , porem aparece a imagem e o som, soh que a imagagem aparece colorida, nao sei se eh a cor original,soh que porem listrada, tem alguma soluçao se quiser envio fotos obrigado junior duque
Em 9/11/2011 14:26:00 por Wilson Roberto
Pessoal boa tarde, vi um cara de São Paulo no Mercadolivre que faz instalação de saida AV, inclusive tem uma foto do circuito no anuncio aparentemente a saida é confeccionada em uma placa do tipo padrão e feito com resistores agora não sei se a foto é ilustrativa mas achei interessante já é uma alternativa inclusive fala em restauração completa do console e acessorios, será que vale a pena? Abraços Wilson
Em 10/11/2011 16:36:00 por marilyn
Cara Tô querendo comprar um atari Cce 2800, mas pra jogar na minha tv que eh uma lcd 42 samsung, SERÁ Q VAI RODAR LEGAL???? ajudinha aí galera.... hehe
Em 21/11/2011 08:03:00 por Barney
Victor,bom dia.Tenho tentado fazer a conversão em um Suopergame CCE modelo VG3000 seguindo o tutorial, porem a imagem fica com interferencias (ruidos)... já desliguei as pernas 12 e 13 do TIA pra ver se era o audio mas nada adiantou vc consegue ver a imagem do jogo mas em algumas vezes qdo liga o console a imagem corre na horizontal subindo para o topo a tela ou fica embaralhada, alguns detalhes somem por exemplo no pitfall esta escrito o nome do fabricante do cartucho ACTIVISION só que com o mod não aparece a escrita e fica um retangulo preto em cima de onde estaria o ACTIVISION na frente do boneco que da impressao de ser um buraco na grama rsrsrs e a tela fica como se estivessse fora de sintonia
Em 14/12/2011 13:32:00 por leandro
Olá gostaria de saber quantos volts é do video game memory game da milmar tenho um mas não tenho a fonte. grato.
Em 2/1/2012 18:39:00 por Marcio Gleick
Ola Victor, fiz o AV mod seguindo seu tutorial. O vídeo ficou muito bom, só o áudio dos jogos que tem partes faltando. Por exemplo o som do carrinho no jogo enduro, som de tiros em asteroides. O que pode ser?
Em 2/1/2012 20:11:00 por Victor Trucco
Marcio, o TIA saem 2 canais de som e se vc optou por utilizar som em estereo, pode ser o caso de um dos pinos estar com mau contato ou sem o resistor no 5V. Confira por ai as ligaçoes nos pinos 12 e 13, ok? Grande abraço
Em 3/1/2012 16:45:00 por Marcio Glleick
Ola o audio esta ligado exatamente como nas fotos do tutorial. Porem somente tem audio em algumas partes do jogo. Tenho que trocar algo mais na placa dele? A placa do meu atari tem alguns sinais de solda. O ponto 13 nao esta ligado em nenhuma parte de trilha da mobo. Parece que foi raspado e retirado a ligação.
Em 3/1/2012 16:53:00 por Victor Trucco
Basta soldar então o pino 12 no 13. )
Em 3/1/2012 22:20:00 por Marcio Gleick
Victor muito obrigado pela dica de juntar 12 e 13! Agora o áudio está perfeito.Só me explica uma coisa, por que o lado esquerdo da TV fica com a tela do jogo mais afastado do que o direito?
Em 4/1/2012 03:10:00 por Leonardo de Souza Afonso
Ola Victor, comprei a pouco tempo um Atari Polyvox, com fonte interna, estou jogando via RF, mas a qualidade da imagem é horrivel. Gostaria de fazer esse mod mas minha habilidade em eletronica é nula e tenho medo de estragar o console. Queria ver contigo se vc pode fazer o serviço ou se vc tem algum indicação de quem possa faze-lo. Abs.
Em 25/1/2012 12:15:00 por Douglas Campos
Ola Victor, Cara o meu atari polivox tá escrito Rev17, não achei os componentes para retirar, retirei so o modulo RF por enquanto. a minha placa esta bem oxidada, não da pra ler direito, voce tem alguma foto onde mostra os componentes que precisam ser retirados? Muito legal sua iniciativa de divulgar este esquema. Agradeço desde ja sua atenção. Abs!
Em 25/1/2012 12:47:00 por Victor Trucco
Douglas, já não tenho mais o Atari original que fiz a modificação, por isso nao teria como postar fotos novas. Se vc não está conseguindo ler os nomes dos componentes, faça uma limpeza na placa antes com uma escova de dentes velha e alcool isopropilico antes de começar. Um abraço
Em 25/1/2012 14:58:00 por Marcio Gleick
Victor fiz a conversao em um CCE VG2800 seguinto o esquema dele. Retirei o cabo RF e a caixa RF desoldando todos os componetes dela da placa. A duvida e a seguinte: Posso deixar a caixa RF? Pois esse video game agora só fica com imagem em preto e branco! O que fiz de errado?
Em 25/1/2012 15:06:00 por Douglas Campos
Ola Victor, obrigado pela rápida resposta. Então como eu citei o meu atari é o Rev17, a placa é parecida com essa, e tem os fios citados pelo Luccas placa PAL-M, então, deve ser descolada e removida, cortando-se todos os fios que a conectam na placa principal do Atari. Você pode dessoldar os fios também, caso queira. PORÉM, IMPORTANTE: corte todos os fios MENOS os fios amarelo e branco. Estes dois devem ser unidos, soldados um ao outro, e isolados. Você poderia me dizer qual esquema ali das imagens eu uso pra fazer a sua modificação na minha placa?
Em 25/1/2012 15:15:00 por Victor Trucco
Não estendi muito bem o que vc pretende. Vc não precisa mexer em absolutamente NADA da conversão do PAL-M em nenhum dos esquemas aqui propostos. Use o esquma do rev.16 que já me disseram que é exatamente a mesma placa.
Em 25/1/2012 15:25:00 por Douglas Campos
Citei os detalhes da placa PLM-M só para lhe explicar qual é o modelo exato da placa que tenho em mãos... É ta complicado aqui, não sei onde é o R209 e C215 desta placa, as legendas estão todas embaixo dos componentes, é impossivel ler alguns rs. Vou tentar achar algum layout ou esquema na internet desta placa. Voce sabe me dizer onde estes R209 e C215 estão conectados? em que pino de que CI? Pois aí posso ir seguindo com o multimetro, fazendo teste de continuidade Desde ja agradeço! Abs!
Em 25/1/2012 15:33:00 por Victor Trucco
Marcio, já fiz o CCE a bastante tempo, mas lembro que não precisa retirar a caixa do RF, porque dava justamente esse problema. Reveja os esquemas e instruçoes especificas sobre o CCE.

Douglas, esse Atari segue exatamente o esquema original, entao basta pegar lá no Atari Age. Um abraço
Em 2/2/2012 11:10:00 por cARLOS
Bom dia , gostaria de saber se os Jogos Europeus funcionam corretamnete aqui no Brasil visto serem em PAL. Li ao decorrer da explicação do MOD que hoje as tvs tem tunning automatico para selecão da frequencia concluo então que funcionariam perfeitamente em cores certo??????. desde já agradeço e peço uma orientação....
Em 3/2/2012 09:16:00 por renato
ola victor, parabens pelo site graças a ele vou ressussitar meu atari ja que nao tenho mais caixinha rf dele, uma duvida que tenho é que nao consigo encontrar capacitor de 1uf x 16v em lugar nenhum aqui na minha cidade, só achei de 1uf x 100V, tem algum problema usar esse ou tem algum outra configuração que eu possa usar
Em 4/2/2012 17:53:00 por joao paulo
ola victor, parabnes por compartilhar seus conhecimentos.. tenho duvida,fiz igualzinho como esta nos esquemas mas meu atari fica em preto e branco.. eu nao retirei a placa pal-m, mas consegui fazer ficar colorido ligando um fio no capacitor c44 até perna E do BC548, só nao sei se posso fazer isso direto ou tenho que por um capacitor entre eles.
Em 16/2/2012 09:18:00 por Junior
Bom dia Victor, peguei um CCE VG2800 e queria modificar, algum dos seus esquemas da CCE(3000 e Supergame)serve para este modelo ou seria outro? Grande abraço, Junior.
Em 28/4/2012 21:13:00 por Ricardo Ornellas
Olá victor, por acaso tem um esquema para o ATARI importado frente de madeira 6 chaves? quero desenterrar o meu... alguma dica para a opção de controles para atari? não tenho mais nenhum controle... :( obrigado!
Em 1/5/2012 12:36:00 por Adriano Pereira
Olá Victor, á pouco tempo comprei um atari no brechó só que está sem a fonte e eu não sei se esta funcionado e não consigo encontra nenhum lugar que tenha a fonte sei que é 9v 500, voce tem alguma solução sabe onde posso comprar uma fonte ou se da pra ligar o mesmo sem a fonte, outra pergunta não entendo nada de eletronica mas li suas informações como faço pra fazer essas auterações pra eu usar na minha TV LCD? obrigado .
Em 6/5/2012 23:37:00 por Emerson
Oi amigo, parabens pelo artigo, fiz o do Eduardo lucas, no meu polivox, deu certinho, vou usar sua dica pra fazer no meu Rev 16, quero saber qual a polaridade do transistor, se eh NPN ou PNP, pois nao sou bom de eletronica, apenas pego projetos prontos. ATT
Em 7/5/2012 07:08:00 por Victor Trucco
Emerson, é um transisotr NPN, conforme esquema publicado acima. Um abraço
Em 7/5/2012 12:17:00 por Eduardo Vendrame
Victor, notei que vc não tirou a placa de transcodificação dessa placa. Não é preciso tirar? Se sim quais alterações devo fazer? Aliás, estou com uma placa dessas e tb to precisando de uma chave de reset, vc não teria uma ou pode me indicar onde conseguir? Um abraço e parabéns pelos tutoriais. Realmente estão ótimos, bem explicados!
Em 12/5/2012 11:22:00 por Allan
Olá Victor! Muito bom o seu site!! Só por curiosidade, eu tenho um Atari da Polyvox PCI 333X (REV. D.). Você saberia me informar se ele é um clone ou se existe um esquema específico para ele? Pq eu andei pesquisando no Google e não achei absolutamente nada sobre ele. Abraço!
Em 16/5/2012 13:15:00 por Danilo Santos
Olá camarada, vou me iniciar estes dias na tentativa de fazer mod em meus ataris. Quero colocar cabos AV em todos se for possivel. Sou bem NOOB em eletronica mas acho que seguindio os esquemas pode dar certo. 2 destes consoles parecem já ter passado por alguma tentativa de mudança. Os ATARI JR também consigo fazer isso de colocar AV??? Poderia te mandar algumas fotos deles pra ter alguma dica extra. Quero muito colocar pra funcionar todos. Aproveito pra perguntar: usando um dos ATARI JR com o cabo RF em minha TV Samsung dá imagem ótima mas fica um ruído esgramento de fundo, incessante. O que pode ser, ele está todo original por dentro. Obrigado.
Em 21/5/2012 10:39:00 por Danilo Santos
OLÁ VITOR, CONSEGUI FAZER A CONVERSAO DO MEU ATARI QUE É IGUAL O DAS FOTOS DO MICAI. O UNICO PROBLEMA QUE PERSISTIU FOI A IMAGEM P/B. VI EM UMA PERGUNTA DE OUTRO USUARIO QUE FEZ UMA PONTE ENTRE O C44 E A PERNA E DO BC. POSSO FAZER ISSO SEM PROBLEMAS. O ESQUEM É MUITO FACIL ED FAZER, MAS ESBARREI NESTE EMPECILHO. MEUSA CARTUCHOS SAO AQUELES NACIONAIS COM 4 JOGOS E 2 JOGOS. VALEU.
Em 31/5/2012 12:13:00 por milton
e ai Victor , baita trabalho hein cara! Parabéns , cara esse Dynavision q comentou chegou a fazer a adaptação nele? tem o esquema ? abração cara!
Em 10/6/2012 21:12:00 por Gabriel Freitas dos Santos
olá Vitor, você poderia me mandar um chip que manda o sinal A/V e o Áudio acho que é o Stella que fica embaixo do Game selector e Reset game
Em 17/6/2012 01:08:00 por Alexandre
E ae cara, legal suas adaptações, fiz as do atari (Dactar)e todas funcinaram perfeitamente, gostaria de saber se tem algum esquema pra mim adaptar o atari na RGB de um monitor Arcade, tem como fazer uma saída RGB ?
Em 24/6/2012 18:23:00 por Jurandy Nogueira
Caro Vitor, acabo de adiquirir um Atari 2.600 na Feira do Bixiga e não foi testado, pois o vendedor acabara de comprar e me repassar. Seria possível você fazer estas adaptações no meu Atari e testá-lo para ver se funciona? Você fica em São Paulo? Grato
Em 25/6/2012 16:36:00 por marcos roberto
vitor só me explica uma coisa se eu quiser ligar em mono tb preciso erguer a peninhas da tia tn ou pode deixar como é original e soldar ali...obrigado pela atenção...........
Em 12/7/2012 13:01:00 por Cesar Camargo
Parabens pelo seu site, tenho alguns videogames antigos que gostaria de colocar para funcionar. O primeiro seria o Atari, no seu artigo da saída composto (atari A/V Reloaded) não precisa trocar o cristal e nem retetirar o placa conversora de Pal-m conforme site do Eduardo Luccas ? O segundo, meu telejogo 2 serviu de criadouro de algum bicho e algumas pecas acabaram oxidando e se soltaram da placa, você saberia me dizer os valores de alguns componentes : C3, CT1, D6, D8, D12, D13 e TR2 ? Agradeco desde já com a sua colaboracao
Em 22/7/2012 17:20:00 por roberio
achei esse seu esquem legal vitor , quando adolescente fiz alguns controles de madeira para meu atari , com interrupitores feitos com latinha de coca cola. fiz um controle arcade oara um super nes . comprei os botoes e manche na st efigenia . parei de estudar eletronica a uns 4 anos mais pretendo volta . continue fazendo projetos . valeu
Em 12/8/2012 20:53:00 por osmar serra
parabéns pelos resultados. gostaria se assim voce souber,tem esquema para o odissey.e outra situação eu vi alguns esquemas que precisavam trocar o cristal do atari,na verdade é necessário ou não. sucesso e que Deus te abençoe
Em 16/8/2012 08:32:00 por Victor Trucco
Milton, o esquema do Dynavisio está publicado no artigo

Alexandre, os sinais de RGB são processados internamente dentro do TIA e quando saem já estao em Video Composto, logo nao é possivel extrair os sinais para um monitor.

Marcos, se vc for manter o som original, não precisa levantar os pinos, apenas soldar o fio diretamente.

Cesar, não é necessário absolutamente nenhuma modificação (inclusive cristal) a não ser as indicadas em cada esquema. Nos possuo Telejogo.

Osmar, como eu disse ao Cesar, nao é necessario nenhuma modificação a nao ser as indicadas. O esquema do Odyssey é muito facil de ser encontrado. Lembre-se que lá fora ele é chamado de Odyssey 2, basta uma rápida pesquisa no Google. ABraço a todos
Em 19/9/2012 20:30:00 por Fábio
eu fiz esse esquema no atari polyvox nao da certo o video nao ele da um cortinho na tela mais nao entra no jogo oq pode ser ? eu retirei os componentes da placa descrito no diagrama , coloquei o transitor coletor base e emissor nos devidos lugares mais acontece isso , alguem me da uma luz , grato pela atenção
Em 17/10/2012 21:34:00 por Carlos André Souza de Oliveira
Te agradeço muito por essa super dica! Pois aqui no Amazonas edificio de encontra locais para fazer essas modificações sem estraga os consoles, muito obrigado.....
Em 18/10/2012 13:47:00 por Carlos André Souza de Oliveira
Boa tarde colega Victor Trucco, sou leigo no assunto , tentei seguir passo a passo o esquema o senhor mostrou mas o atari não deu nenho sinal de video e audio. O que poderia ter a acontecido ?
Em 18/10/2012 19:03:00 por Carlos André Souza de Oliveira
Todo ok ! Foi um sucesso a implementação do seu esquema no atari com placa rev 16.Muito obrigado............
Em 20/10/2012 18:18:00 por marckos
truco minha placa do atari é r.17 da para fazer tb .........
Em 9/1/2013 18:24:00 por reinaldo
boa tarde estou com com um dactar e gotaria de passar para audio e video dei uma olhada no esquema mais fequei com algumas duvidas poderia me ajudar ou algum tutorial desde ja muito obrigado
Em 10/1/2013 12:01:00 por luiz henrique
Oi. fiz a saída av em um Atari do meu cunhado, porem as vezes ele não funciona na tela aparece listras coloridas verticais, mas nada de jogo, isso ja ocorria com saída rf como é intermitente acredito ser mal contato, mas onde seria ? em algum dos CI ou seria capacitor que ja secou... Outra duvida é quanto as fitas, elas queimam de uma hora pra outra ? porque tenho um River Raid que funcionava certinho, derrepentemente parou...
Em 14/1/2013 11:20:00 por Victor Trucco
Marcos, o R17 é o mesmo esquema do R16.

Luiz, provavelmente seu problema é cartucho sujo. Tente passar uma borracha na placa dele dos dois lados e depois um cotonete com alcool isopropilico.
Em 15/1/2013 18:29:00 por rds zinho
victor primeiro parabens ,pela iniciativa tomei coragem e desmontei meu dactar primeira duvida nao achei o Q400 na placa segunda duvida tem duas plaquinhas uma embaixo onde vai o cartucho, e a outra onde sai o rf tiro as duas
Em 19/1/2013 18:32:00 por leonardo
caro victor, tenho um atari polivox rev 12 e possui umas ligacoes diferentes, se puder me ajudar eu tirei umas fotos pra voce analizar.o fio marrom que vai da placa pal-m para o C215 por exemplo no meu nao existe.
Em 21/1/2013 19:30:00 por Fabio M.
Victor vc conhece a placa MILMAR REV A? Se sim qual esquema posso usar?
Em 25/1/2013 14:50:00 por Gi
Oi eu entendi o a vc fez, mas tenho medo de tentar executar, vc faz essa modificação no meu ATARI, para q ele volte a funcionar nas TVI modernas, me diga se vc faz qto cobra e onde? Obrigada Gisela
Em 28/1/2013 20:20:00 por Douglas
Caro Victor. Meus Parabéns pelas dicas e pela cordialidade com seus leitores. Como a maioria que visita seu site, tenho uma dúvida. Na verdade duas... Tenho um Atari 2600 e um 2600S, ambos com fonte interna, os quais resolvi testá-los essa semana. O 2600S funcionou por volta de 30 min, e matei minha vontade de jogar Enduro, mas depois desse tempo ele apagou. Abri o console e percebi que o fusível do transformador tinha queimado. Troquei por outro que também queimou... depois tirei a alimentação da placa, coloquei outro e também queimou. Não há nenhum ponto visivel em curto e para tirar a dúvida, coloquei um fusivel que suporta uma corrente maior. O transformador esquentou muito até fumacear, mas tinha 12 e 6 Volts na saida. Concluo que o transformador abriu o bico. Mas não ha especificação no aparelho. Sabe me dizer qual a potencia da Fonte, para que eu possa comprar outra? Já o Atari 2600, quando ligo nao aparece a imagem do jogo. Percebo que a placa é alimentada, a TV faz o barulho da comutação, mas a tela fica hora com listas coloridas, hora com a tela preta e branca nas mais diversas formas. As vezes até escuto o barulho que parece ser do jogo, mas nada da imagem aparecer. Tem alguma dica para esse defeito? será que é facil de resolver? Agradeço se puder ajudar!
Em 28/2/2013 11:32:00 por F.S.Rodrigues
Olá Victor, em quantos ohms mais ou menos o trimpot deve ficar para ter uma boa imagem em uma tv de lcd da lg?
Em 6/3/2013 10:55:00 por F.S.Rodrigues
Olá Victor, eu fiz a adaptaçao das saidas av do esquema do site do Lucas e funcionou perfeito em minha tv que é das tradicionais crt, ficou colorido e tudo, mas eu resolvi fazer o teste retirando o capacitor do seu esquema de conversao em ntsc, pois vc disse que em algumas tvs nao ficam colorido com o capacitor no lugar, e fiz o jumper, porém ficou preto e branco ao fazer o jumper, entao eu coloquei o capacitor novamente e deixei e ficou colorido também na tv de lcd do dono do atari, só que a imagem do esquema do Lucas nao ficou bom na lcd do dono do atari. Nesse seu esquema av reload, em quantos ohm eu poderei deixar o trimpot para a imagem ficar boa na lcd? Obrigado!
Em 6/3/2013 11:05:00 por Victor Trucco
F.S., o trimpot é apenas para regulagem de brilho, então pode ser colocado ao gosto do usuário em qualquer valor na prática. Comece com o trimpot zerado (brilho máximo) e vá aumentando. Grande abraço
Em 7/3/2013 11:40:00 por F.S.Rodrigues
Olá novamente Victor, eu fiz a adaptaçao das saidas do esquema novo da polivox, e a imagem ficou em preto e branco com o atari convertido para ntsc e com o capacitor c14 no lugar, entao eu retirei o c14 e fiz o jumper, mas a imagem continuou em preto e branco, e antes com o esquema do lucas a imagem ficou colorida com o c14 no lugar, só ficou preto e branco com o jumper, e agora nao quer ficar colorido de jeito nenhum, com ou sem o c14. O que será que está acontecendo? o que eu deveria fazer para ficar colorido? será que é por causa da retirada dos componentes?
Em 7/3/2013 12:25:00 por Victor Trucco
F.S. pode até ser por causa da retirada dos componentes, reconfira pra ver se vc cortou os componentes certos. Ha muito tempo atras eu tive um problema semelhante, e coloquei um trimmer à terra, no cristal, dai com um ajuste fino a cor voltou. Mas isso já tem tanto tempo que não lembro exatamente onde fiz a ligaçao. Grande abraço
Em 7/3/2013 15:06:00 por F.S.Rodrigues
Victor, eu retirei os componentes certos, a minha placa é a Polyvox Rev C, que é a mesma do esquema, porém a placa transcodificadora era diferente, ela estava soldada com fios e nao diretamente na placa-mae do atari como a foto do seu equema, mas isso nao interferiu em nada no outro esquema, foi só destranscodificar que ficou colorido. será que é por causa dos resistores R17 e R49 que foi retirado? ou poderia ser por causa do C45? quanto aos resistores, vc poderia me dizer qual é o valor de cada, do R49 e do R17? eu retirei eles, mas nem me atentei em qual era de qual valor. Obrigado!
Em 7/3/2013 16:25:00 por Victor Trucco
Ah, esse com placa extra vc nao pode simplesmente desligar a placa, porque tem outras alterações (tipo resistores removidos e trilhas cortadas ou emendadas). O melhor a fazer nesse caso é seguir o esquema original do Atari e ver e acertar as mudanças. Não tenho como te informar valores porque nenhum desses equipamentos ficou comigo.
Em 9/3/2013 19:34:00 por F.S.Rodrigues
Olá Victor, mas a placa destranscodifcadora da polivox é diferente somente pois está ligado com fios na placa do Atari, entao ao retirar e fazer o mesmo esquema do site do lucas a imagem ficou colorida, mas nesse av reloaded nao ficou. Eu deveria usar outro esquema seu para fazer a instalaçao av? e o esquema original do atari, onde eu posso encontrar para ver os valores dos resistores?
Em 13/3/2013 00:50:00 por Tirlei Soares de Souza
Alguém tem fotos ou um esquema passo a passo para um supergame cce vg 2800
Em 15/3/2013 00:12:00 por Danilo Batalha
Olá Victor, primeiramente parabéns pelo site! Tudo muito bem detalhado, imagens com ótima qualidade, está de parabéns! Quero colocar saída A/V no meu clone do Atari da Milmar, o Memory Game com 128 jogos na memória. Gostaria de saber se você possui o esquema para fazer isto. Obrigado desde já!
Em 16/3/2013 21:52:00 por Iury
Por favor não consigo instalar meu atari... Tenho um e queria muito ver se ainda esta funcionando direitinho. Se puder me dar algumas dicas ficarei muito grata. Desde já agradeço a atenção. Boa Noite!
Em 21/3/2013 18:02:00 por F.S.Rodrigues
E ai Victor, tudo bom? Eu consegui fazer a imagem do atari ficar colorida, eu vi que a trilha de um dos lados do R43 que vai para o ponto 4 da placa trancodificadora da polyvox estava rompido, entao foi só refazer essa trilha que a imagem ficou colorida novamente, provavelmente essa trilha foi cortada pela propria polyvox na epoca para trancodificar para PAL-M, correto? Na minha tv que é convencional a imagem ficou muito boa, parece que até melhor que o esquema que eu havia feito antes do site do Lucas, eu só ainda nao testei em uma tv lcd que é a prioridade, pois a tv do cliente é de lcd da lg. Nos ataris que vc tem feito essa adaptaçao, a imagem ficou boa nas tvs de lcd? A imagem ficou colorida com o capacitor no lugar, mas antes na tv do cliente também tinha ficado colorida com o capacitor no lugar, vc acha que agora ela também irá continuar colorida com o capacitor no lugar, ou vc acha que seria melhor retirar o capacitor e fazer o jumper? pois antes no outro esquema, na minha tv sem o capacitor, a imagem ficou em preto e branco. Obrigado!
Em 23/3/2013 16:19:00 por ralph
boa tarde fiz a adaptação no cce vg 2800 mas esta com listras, como interferencia, o que fazer?
Em 8/4/2013 10:42:00 por Conrado
Vitor, esse esquema funciona no Atari americano, aquele com frente imitação de madeira ? O meu é como o nacional, de 4 chaves (Power,Color e Black&White, Select e Reset. Não é aquele com 6 chaves. Obrigado.
Em 9/4/2013 07:23:00 por Silvio
Oi Victor. Saberia me dizer se este esquema do rev.16 serve para usar numa placa rev.14 americana ??
Em 9/4/2013 13:47:00 por Douglas
Olá Victor...será que tem como dar uma olhada na minha dúvida um pouco acima...e me ajudar....?
Em 9/4/2013 13:55:00 por Victor Trucco
Conrado e Silvio, o Atari americano frente de madeira tem grande chance de ser a placa Rev. 14 que é praticamente igual a 16 e pode ser usada o mesmo esquema para o A/V.

Douglas, a fonte original do Atari é 9V, 500mA, logo basta utilizar um trafo equivalente. Antes de ligar, verifique os diodos dessa fonte porque eles pode estar em curto. Um abraço
Em 18/4/2013 12:05:00 por Marcelo Eiras
Olá tenho um atari Polivox Reg G, fiz o esquema das ultimas fotos do Andre Tidus e não aparece video. Onde sera que errei ? As fotos: https://plus.google.com/photos/112931111059955782970/albums/5852036194483039105
Em 18/4/2013 12:16:00 por Guiile3dfX
Fala pessoal consegui aqui td certo...so um coisa me intriga ainda...aparecem algumas intreferencias na imagem (parecido c Rf) , e o mesmo foi retirado... alguem sabe o qpode ser
Em 18/4/2013 15:49:00 por Danilo Batalha
Aproveitando a última pergunta feita pelo Guile, a minha e mais ou menos parecida mas acho que você pode me ajudar. Peguei um Turbo Game da CCE, funcionando belezinha. Não tentei usa-lo em saída RF, apenas a saída AV. Porém, eu percebo alguns ruídos na tela, será que se deve a alguma interferência do RF? Supondo que eu dê um jeito e desative o RF, será que melhoraria a imagem?
Em 18/4/2013 16:09:00 por Victor Trucco
Danilo e Guiile, a interferencia provavelmente é do sinal de audio que está sendo misturado ao sinal de video. Em todos os esquemas, as peças retiradas são principalmente de ligaçoes entre o audio e o video, logo não basta só retirar o RF. De uma repassada no esquema e veja se vcs removeram todos os componentes indicados. Se o problema persiste pode ser que a versão do video game seja ligeiramente diferente e pode ter mais peças levando o sinal para o video. Um abraço
Em 18/4/2013 16:14:00 por Victor Trucco
Marcelo, tem som mas nao video? Zere o trimpot para o teste (brilho maximo), porque dependendo do valor usado a faixa de ajuste fica bem pequena. Um abraço
Em 21/4/2013 09:03:00 por Cesar
Tenho um dactar video game marca milmar, sem fonte de alimentação. Poderia orientar-me que tipo de fonte eu poderia adquirir para ver se o equipamento funciona. Obrigado Cesar.
Em 21/4/2013 18:32:00 por LUCIANO FLORENCIO
Olá amigo, muito interessante os seus posts, eu tenho um memorygame da milmar, aquele que tem 128 games na memória. Por acaso vc teria algum esquema para esse console? Desde já agradeço a sua atnção.
Em 22/4/2013 12:18:00 por Silvio Finotti
Valeu Victor. Depois de apanhar um monte, deu certo a montagem na pllaca americana rev.14. É que, durante os teste eu estava puxando o terra de um daqueles 4 furos da caixinha de RF. O problema, que só fui ver ontem a tarde é que na rev.14, somente um daqueles furos esta de fato ligado no terra (diferente das placas nacionais, onde os furos fazem uma malha e estao todos ligados ao terra). Ai já viu.... Nao tinha terra, nao tinha nenhum sinal..... Depois que puxei o terra do local certo, tudo se resolveu...... Agora meu home tem um novo brinquedinho: um atari 2600 frente de madeira com direito a um par de controle remoto.... Abraco
Em 22/4/2013 18:49:00 por Luiz Antonio
Primeiramente gostaria de parabenizar o site e todo o seu conteudo. Bom,tenho um Atari 2600 JR e gostaria de saber se é possivel fazer esse mod nele. Eis o link com o modelo: http://www.atarimuseum.com/videogames/consoles/2600/atari2600jr.html
Em 26/4/2013 16:54:00 por fabricio
tenho um atari 2600 na minha tv de 21pl fica preto e branco na lcd ficas colorido mais uma coisa na lcd também só ficou colorido depois que eu coloquei o cristal do atari de volta pois o outro cristal não aparecia nada de video que pode está acontecendo
Em 27/4/2013 22:41:00 por Carlos Monteiro
Olá Victor, tenho um Dynavision (sistema ATARI), você tem já tem as orientações para faze-lo funcionar em TV de LED? Grato!
Em 16/5/2013 20:15:00 por Cris
Não tem o Q400 no Dactar! Se tem onde fica? No esquema diz que preciso retirá-lo! obrigado!
Em 27/5/2013 21:47:00 por andre
colega fiz esse processo na placa rev 16,só que não sei se precisa de um aterramento...precisa,de onde tiro o aterramento????
Em 27/5/2013 23:51:00 por andre
o valor do transistor pode influenciar no resultado do serviço ou não,pq coloquei o transistor de valores diferentes...no seu esquema o valor do transistor é bc 548 e o que eu coloquei é o Transistor MPSA-93 e não funcionou,tem influência???
Em 20/6/2013 11:15:00 por F.S.Rodrigues
Eai Victor, passei para dizer que a adaptaçao que fiz e havia lhe comentado antes, a imagem ficou perfeita em uma tv de LED de 32.
Em 10/7/2013 13:05:00 por João Augusto
Qual esquema eu uso no atari 2600 Jr ???
Em 23/7/2013 19:00:00 por Cláudia
Eu tenho um Atari Polyvox VCS2600 e um Dactar. Ambos pifaram há pouco tempo e não entendo nada de eletrônica ou informática. Como posso fazer para consertá-los? Alguém conhece alguma loja que faça isso? Estou em São Paulo - capital.
Em 7/8/2013 23:55:00 por bruno furiattti
Opa, Primeiramente, parabéns pelo trabalho! Tenho uma dúvida, tenho um atari aqui em casa e abrindo o bicho, vi que foi feita uma adatação (muito gambiarrada,rs) de energia, alguém deixou a fonte dentro do atari, e creio que isso esteja causando interferência. Procede isso? Desde já agradeço.
Em 8/8/2013 17:02:00 por xblade
Antes de mais nada, parabéns pelo excelente trabalho, muito bom! Por favor, me tire uma dúvida. Possuo um Atari Polivox rev. C, o mesmo das fotos, e fiz todo o processo exatamente como detalhado nas fotos, porém estou com o seguinte problema. Possuo cerca de 20 cartuchos e 2 deles, não ficam coloridos no meu console, porém testei em outro e funciona normalmente. Os 2 jogos com este problema, ficam com a tela quase em preto e branco, e com algumas faixas coloridas piscando. Refiz todo o processo e troquei o cristal 3 vezes, mas não resolveu. Por favor, o que pode estar acontecendo??? Muito obrigado!
Em 8/8/2013 18:52:00 por Marcelo Eiras
Tenho um Polyvox REV C e fiz todo o processo e nada. Tela preta e sem som. O que pode ter dado errado. Qual o checklist básico de troubleshooting.
Em 28/8/2013 12:10:00 por adriano
achei muito interessante o artigo, legal, mas porque voces não usam na entrada de antena da tv , assim não precisa fazer nenhuma modificaçao, quanto as tv é só trocar o sistema para o do console, não é mais facil e o aparelho fica original?
Em 20/9/2013 18:27:00 por Ivo ADR
Sei que não tem nada a ver com a alteração para RCA, mas estou com um Atari da Polovox Nacional que está funcionando normalmente mas da tilt em todos os jogos, alguns até funcionam mas algumas partes da tela fica quadriculada, outros trava tudo e fica um barulho. Alguém sabe o que pode ser?
Em 5/10/2013 14:22:00 por Marcio Micai
Olá pessoal só pra constar as placas revisão 16 (verdes) comercializadas nos consoles da POLYVOX no ano de 1983 vem faltando o resistor R234, isso devido a transcodificação para PAL-M. Então quando vc faz a reversão de PAL-M para NTSC que é o sistema original dessa placa vc vai precisar coloca-lo novamente indiferente se rodar em RF ou AV, então o valor correto segundo o diagrama do fabricante é um resistor de 820R ou cores cinza vermelho marrom e dourado, dessa forma tenho obtido resultados muito bons.
Em 7/10/2013 21:23:00 por Claudio
Estou tentando fazer a adaptação no meu Dactar mas não está funcionando, tem 3 CIs no meu aparelho, será que o TIA é o 9038T KSC131? fica a direita do slot onde encaixa o cartucho. A placa do Dactar é Rev B 01/90. Obrigado
Em 8/10/2013 13:20:00 por richard melchior facholli manzano
gostaria de saber se alguem tem o esquema de transcodificar e passar para audio e video o video game atari ( tv game placa 2600a-4828 ) obrigado, Richard.
Em 30/10/2013 21:00:00 por Jean R Vicente
Muito bom!! Fiz a alteração aqui e funcionou direitinho. O unico problema é que o meu atari já estava funcionando somente em PB já fazia um tempo. Voce sabe me dizer qual é o ci que trata as cores no atari para eu poder consertar o danado? Abraço e parabéns!
Em 31/10/2013 13:06:00 por Guiile3dfX
Victor...nas fotos la em cima v fala q usa uma sony crt...pode passsra o modelo dela?
Em 31/10/2013 13:33:00 por Claudio
Refiz todo o processo e consegui fazer a adaptação em meu Dactar e Atari 2600, obrigado Victor pelo excelente tutorial.
Em 5/11/2013 23:20:00 por Waldemir Matoso
Olá, eu tenho um clone Dismac VJ 9100. Dá para adaptá-lo também??
Em 6/11/2013 09:56:00 por Ivo Borges
Como vocês fazem para furar a carcaça para colocar o RCA fêmea?
Em 3/12/2013 15:56:00 por renan costa
olá, hoje peguei um atari com a placa rev.16...esse aí com a placa verde e os cIs do aparelho debaixo de uma caixa branca...e queria por um AV nele...ja achei o esquema aqui. acontece q eu peguei o console sem a fonte e notei q o capacitor de filtro fica dentro do console e vi q tem um 7805 também... dá pra eu alimentar essa placa com uma fonte q forneça 9VCC ja com a tensão filtrada direto nos terminais do capacitorzão deitado de 2200uF?? se q o 7805 estaria protegendo ele...mas notei a presença de um resistor de 4K7 q alimenta alguma coisa, talvez a caixa de RF a outra dúvida é q eu não tenho cartuchos e nem sei onde adiquiri-los... mas tenho um gravador de eprom e umas flashs q tirei de umas placas mãe de PC. posso gravar um jogo numa flash rom de 128KB mas só endereçar 4KB nela?
Em 11/12/2013 13:40:00 por Vinicius
Olá Victor! Como todos, o parabenizo pelo trabalho! Tentei fazer o mod em um Atari 2600 com placa Americana Rev 16 - obtive alguns problemas: O testei em 3 Tvs, uma Sony Bravia LCD, uma Panasonic LCD e uma cce pequena, antiga. Ele só funcionou corretamente na Sony Bravia - na cce antiga a imagem ficou girando e na Panasonic ela nem apareceu, somente a tela piscava algumas vezes. Onde poderia procurar uma solução? Mesmo que funcione na Sony, a imagem ainda fica um pouco estranha: as cores não ficão tão legais, e a imagem não tão nitida quando vejo por ai nos convertidos.
Em 11/12/2013 14:01:00 por Claudio Rafael
Olá Vinicius, tive este problema também, mas resolvi facilmente alterando a regulagem no trimpot. Se você ainda não tentou isso, com certeza vai funcionar. Abraços.
Em 29/12/2013 14:17:00 por arnaldo
muito bom amigo eu gostaria de saber se este método funciona no atari de 6 botões frente de madeira se voce já fez neste modelo também
Em 14/1/2014 11:12:00 por Rodrigo Cotts
Victor, o esquema para o supergame da cce Vg-2800 vc tem? Ah e parabéns pelo trabalho.
Em 14/1/2014 13:51:00 por Rodrigo Cotts
Vitor, no esquema que vc fez para o supergame cce, não sei em que capacitor eu devo ligar o coletor do transistor BC548. Vc saberia dizer? Se eu mandar uma foto vc consegue dizer? MUITO OBRIGADO
Em 14/1/2014 22:36:00 por Augusto
Olá Victor, parabéns pelo seu site, fiz o mod de av no Odyssey e ficou maravilhoso. Preciso de uma ajuda para fazer o do Atari. Não encontro nenhum dos dois triponts informados no seu esquema aqui na minha cidade e nem no mercado livre, tem como você min informar outra referência para essa pessa
Em 15/1/2014 10:12:00 por Emerson
Pro Augusto vai a dica, usei um trimpot (potenciometro) de receptor de antena parabolica antigo, deu certinho.
Em 17/1/2014 15:12:00 por Daniel
Antes de mais nada queria aqui parabenizar os autores por este trabalho de upgrade do nosso bom e velho Atari!Eu tenho um Memory Game da Milmar, algum dos esquemas acima serve para ele?
Em 28/1/2014 00:31:00 por Kmilloz
Victor, preciso muito da sua ajuda, fiz o mod no meu atari, mas aconteceu alguns problemas: 1º todos os jogos ficaram doidos... os itens ficaram invertidos e não mudam para os lados, ex. no seaquest o submarino só fica virado para direita, quando atira para esquerda, é como se estivesse atirando de costas... 2º o audio do lado esquerdo está faltando som, ex: no river raid, não sai o som do avião e quando acerta o inimigo, faz apenas um ruído tipo um estouro, mas não é o som do inimigo explodindo, 3º as cores nunca ficam normais, mesmo ajustando o trimpot que comanda as cores e o que instala que comanda o brilho, o avião no river raid não fica branco, fica um amarelo muito escuro. Por favor preciso muito que me ajude, não quero ficar sem meu atari...
Em 28/1/2014 09:14:00 por Kmilloz
Victor, para minha tristeza, tentei voltar com as peças que foram retiradas, ou seja voltei o atari para RF, mas ele continuou com os problemas descritos... a placa dele é um Polivox REV.C, mais uma vez peço se possível que me ajude... Obrigado.
Em 28/1/2014 16:43:00 por Roberto Actis
Victor, parabéns pelo maravilhoso post, não estou encontrando na minha cidade os modelos de trimpot solicitado, seve trimpot 5k? Desde já agradeço.
Em 4/2/2014 17:21:00 por Igor
Prezado, parabéns pelo post, só tenho uma dúvida, minha placa é a polyvox rev.g onde posso colocar o fio negativo (terra). Minha placa não tem blindagem e com a retirada do RF fico sem saber de onde tirar o aterramento. agradeço a atenção.
Em 6/2/2014 17:26:00 por joao
Boa tarde amigo, parabens pelo site gostaria de uma informação o meu atari polivox esta com a imagem ruim como se fosse um fantasma a direita tudo parece que tem sombra tem como melhorar esse efeito na imagem?
Em 8/3/2014 12:56:00 por Marcio Micai
João essa sombra é uma característica do console e ela aumenta quando o aparelho esta equipado com saída AV. Em alguns raros casos consegue atenuar esse sombra(luminância)trocando alguns componentes da placa ou reposicionando outros. Mas é normal não é defeito do seu console não. Abraços Marcio Micai
Em 8/3/2014 12:59:00 por Marcio Micai
Igor, você pode pegar o negativo em qualquer um dos 4 furos que fixava o modulador de RF na placa. Olhando a placa pelo lado das soldas repare que nas bordas dela tem uma moldura de cobre estanhado toda essa moldura fornece o negativo e aterramento da placa. Abraços Marcio Micai
Em 8/3/2014 13:03:00 por Marcio Micai
Kmilloz, verifique se vc não danificou nenhum terminal do chip TIA ou 6526 / CO104444, esses sintomas esta característico de problema nesse CI, caso ele esteja em um soquete verifique se não danificou nenhum terminal femea do soquete caso tenha estragado será necessário a troca do mesmo. Isso exige experiência e ferramentas adequadas as trilhas do Atari não suporta calor do ferro por muito tempo assim como o manuseio dela deve ser com cuidado e com a mão leve devido a idade o simples manuseio pode estourar ou trincar trilhas e pontos de solda.
Em 8/3/2014 13:22:00 por Marcio Micai
Augusto, vc poderá tentar com resistores ao invés de trimpot e deixar sem regulagem, como um console é diferente do outro não tem como estabelecer um valor padrão para ele. Então caso não encontre esse componente a alternativa se ligar direto no transistor e ficar um brilho muito forte é o uso do resistor mesmo.
Em 8/3/2014 13:36:00 por Marcio Micai
Daniel, é possível fazer a modificação em seu console MEMORY GAME da MILMAR seguindo o mesmo principio do Atari, basta achar os sinais Audio e Video que estão próximos ao modulador de RF e separa-los a partir daí vc coloca o cabo AV.
Em 8/3/2014 14:04:00 por kmilloz
Obrigado, Márcio Micai
Em 15/3/2014 15:00:00 por Daniel Mariano Da Silva
Olá Victor! Mais uma vez parabenizo você pelas contribuições que vem nos dando no IMORTAL mundo do ATARI 2600 e consoles semelhantes! Gostaria de aproveitar e tirar uma dúvida que eu tenho sobre o A/V do ATARI 2600 que você publicou. Tenho um SUPERGAME CCE o qual eu modifiquei para A/V baseado no esquema que você publicou. O MOD funciona, inclusive com sons em estéreo e etc, porém uma perturbação nas cores sempre acontece. As cores ficam pulando em faixas coloridas, como se fosse uma interferência. O detalhe curioso é que isso só acontece em TV LCD ou LED, nas de tubo funciona perfeitamente. Tem idéia do que pode estar acontecendo? Grande abraço.
Em 22/3/2014 21:17:00 por Daniel Mariano Da Silva
Olá novamente Victor! Mais uma vez volto a este post para divulgar que descobri, finalmente, o que havia de errado em minha dúvida postada anteriormente... Não posso dizer que é a solução definitiva para os que tiverem o mesmo problema com as cores no MOD para o SUPERGAME CCE, mas para o meu caso, resolveu. Simples e inesperado (pra mim que sou um leigo em eletrônica), é só trocar o cristal PAL-M por um NTSC. Forte abraço, e que a força esteja com você Victor!
Em 26/3/2014 18:32:00 por Kmilloz
Boa noite, um amigo trouxe 3 ataris da Inglaterra, e por algum motivo eles não funcionam aqui no Brasil, lá todos estavam funcionando, a fonte é 220, já colocamos um adaptador para 110, mesmo assim não aparece a imagem, o aparelho liga... Alguém tem alguma sugestão? Obrigado.
Em 28/3/2014 21:49:00 por emerson de jesus gomes
amigo como faço para pedir uma placa dessa para intalar no meu atari sou de belo horizonte desde ja agradeço a atençao
Em 30/3/2014 16:34:00 por kmilloz
Por favor, alguém sabe me dizer se o esquema do microdigital onyx junior serve para fazer o mod no atari 2600 jr? Estou com um aqui europeu, mas ainda não vi um esquema que fosse direto para ele, tem alguns na net, mas tem um contato TP5 que não consigo visualizar de forma alguma na placa do aparelho que é Rev. D. Obrigado.
Em 4/4/2014 22:48:00 por roberto
esse esquema funciona no vg2800 da cce se nao tem algum tutorial
Em 30/5/2014 20:01:00 por arley gomes da silva
Olá colega acho seus post uma maravilha ,a montei pause e av de acordo como vc ensinou e ficou muito legal. queira somente uma dica motei o av em um dynavision ficou bom mais a imagem fica sempre tremendo. O que poderia ser ? Fico grato se poder me ajudar.
Em 31/5/2014 02:10:00 por Antonio França
Boa noite! Victor tudo bom? A adaptação em um cce supergame vg5600 é a mesma do vg2800? Vi que os dois tem placas diferentes e o vg5600 tem fonte interna. Abs,
Em 20/8/2014 09:13:00 por JERLEY MAGNO
Tenho interesse em um desses para o DYNAVISION,tenho um e gostaria de religar ele,vc não teria um p/esse video game??