Atari A/V Reloaded



Atualizado em 25 de março de 2014

Fiz uma solução quase plug and play para colocar saídas de video composto, svideo e audio em estéreo opcional (fechando o jumper fica mono, como no original) no Atari 2600. Saca-se o TIA, pluga a minha plaquinha, volta com o TIA por cima dela e está pronto. Logicamente quem tem o TIA soldado vai precisar soquetá-lo e a única outra alteração é trocar o cristal por um NTSC (que já vou incluir no pacote), se for o caso.

A placa mede apenas 6,5 cm por 3,5cm e acredito que deva ser possivel encaixar em todos os clones, mas eu mesmo só tinha a mão por aqui o Polyvox nacional (placa face simples) e um outro com placa americana e ambos encaixaram perfeitamente sem problemas.

Quem ainda nao viu, veja neste link as imagens e uma sugestão para a instalação dos conectores.

Nas fotos eu utilizei um cabo comprado no ML (não vai ser incluso no pacote) e ao contrário do que possa parecer, ele é de placas de video novas, as que tem TV OUT pelo conector HD15. Na verdade cada um poderá instalar a saída conforme desejar, até mesmo soldando cabos direto na plaquinha.

Cada placa vai sair a R$50 + envio, montada e testada e acompanhada do cristal NTSC, porém cabos não inclusos, conforme dito.

A placa das fotos é protótipo caseiro, obviamente a versão a ser entregue é industrial, azul, como todas as minhas placas.

Quem tiver interesse, me envie um e-mail no victor.trucco no gmail que incluo na lista de espera (entrega prevista em 20 dias por causa da fabricação industrial).

Encomendas SOMENTE esse semana e sem repescagem. Vou pedir só a quantidade encomendada sem placas extras, logo quem acha que tem a mínima chance de precisar, faça a encomenda para não ficar de fora.






Em setembro ou outubro de 2008 eu ouvi falar de uma modificação no Atari para colocar uma saída de video composto. Achei sem muita dificuldade algumas versões diferentes, mas dei preferência para a modificação sugerida pelo Eduardo Luccas, que era fácil de fazer e um dos meus Ataris era exatamente o Polyvox das fotos. Depois de alguns minutos com o ferro de solda, hora dos testes. Não funcionou. :(

Apesar de boa, a imagem ficava preto e branco. Testei nas minhas duas TVs da época e nada. Depois de conferir e reconferir as ligações, até cheguei a enviar um e-mail para o Eduardo, que respondeu falando que muitas pessoas já tinham usado, porque a modificação foi feita em 2002. Bom, minhas TVs eram mais novas que isso, então imaginei ser alguma incompatibilidade que depois descobri. (Vide artigo Atari NTSC, porém não é necessário converter para NTSC para você montar a saída de Vídeo Composto. Funcionará normalmente em PAL-M que é o padrão dos nacionais.)

Como eu tenho muitos Ataris e clones nacionais, tentei a mesma modificação em alguns, mas sem sucesso também. Então eu tinha uma nova missão. Fazer uma saida de Video Composto que fosse compatível com TVs novas e que funcionasse inclusive nos nacionais, mantendo o sistema de cores em PAL-M. Depois de algum estudo, cheguei a um ótimo resultado que chamei de "Atari A/V reloaded".




Nas fotos, temos na ordem, uma Sony 29 CRT, Monitor LCD LG 19, Samsung LCD 50 e Mitsubishi 14 CRT. Clique para ampliá-las.

Basicamente, parti do princípio que em algum momento em todos os Ataris e clones, os sinais de croma, luminancia, sincronismo e audio são combinados para gerar o RF. Então com alguma observação, fui achando os pontos que isso acontecia, mas porém era necessário desligar o sinal da entrada do RF e também tirar o audio do sinal de video para não gerar interferências. Então um pequeno transistor foi usado para amplificar o resultado e um trimpot para permitir um ajuste no brilho para ficar ao gosto de cada um.

Abaixo passo os esquemas de todos os clones que fiz a adaptação.







Clique nos esquemas para ampliá-los e note que cada um deles tem instruções específicas de componentes a serem retirados ou adicionados.

Já respondendo a pergunta que mais me foi feita: "Onde eu pego o 5V?". Ligue no CI 7805. É bem fácil reconhecê-lo, porque é parecido com um transistor e montado num dissipador de calor. A saida de 5v dele é o terceiro pino, o mais o esquerda do CI.

Atualizado em 29 de março de 2011

O Marcio fez algumas fotos durante a montagem do A/V Reloaded do Atari Polyvox dele e me enviou para publicação aqui no site. Vale destacar que ele também colocou uma saída de áudio em estéreo. Veja o artigo Atari com Som Estéreo.


Veja que o ponto que ele pegou o sinal de video foi no terminal direito do C45 que está ligado justamente a mesma junção no esquema do Polyvox. Já o 5V está presente no terminal esquerdo de C45, bastando soldar então o coletor e a base do transistor nos terminais esquerdo e direto de C45 e o emissor ficando de fora, ligando normalmente no trimpot. Seguindo então essas ligações, podemos considerar o novo esquema para o Polyvox.


Agradeço ao Marcio pelas fotos e pela autorização para a reprodução delas aqui no site.
Atualizado em 23 de abril de 2012

O Theo Silva me enviou um Atari com placa Rev.16 e aproveitei para fazer uma sessão de fotos com o mod nessa placa.


Conforme dito no esquema, retiramos o capacitor C215, o resistor R209 e a caixa do RF.


Nesta placa temos um ponto de 5V no terceiro pino onde estava a caixa do RF e o ponto da saída de vídeo é logo ao lado, no pino 4. Então basta pegar o transtor e soldar o coletor e base nesses furos, enquanto o emisor pode ser dobrado e soldado no trimpot. Tenha o cuidade de não deixar o terminar tocar a placa.


Para fixar o trimpot eu usei um pouco de cola quente. Cuidado para não deixar cair cola no eixo giratório dele. Dei um pequeno nó no fio e passei por um dos furos onde estava a caixa de RF. O fio NÃO vai soldado ali, apenas usei como suporte para evitar um puxão acidental.


Furei e montei os conectores na traseira e liguei o audio. Notem que o capacitor coloquei direto na saída, porque nessa placa o TIA fica na base da placa e poderia atrapalhar no fechamento do Atari.


Agradeço ao Theo pela oportunidade.

Atualizado em 04 de março de 2013

O leitor André Tidus fez o A/V Reloaded no Atari dele e me enviou algumas fotos com indicações detalhadas de todo o processo.





Notem que ele também aproveitou para fazer a conversão para o NTSC.


Obrigado André pelas fotos e autorização para a publicação!

Dúvidas ou sugestões, utilize a espaço abaixo para comentários.


Voltar - Home


Comente





NO MOMENTO OS COMENTÁRIOS ESTÃO DESABILITADOS!!!

Estou migrando de servidor, voltamos em breve!